Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Você já ouviu falar em Digital PR? Descubra o que é e comece a usar essa estratégia agora mesmo!

9 março, 2023

Vivemos, atualmente, uma era digital: inovações e tecnologias surgem o tempo todo. Nos adaptamos a novos hábitos, empregos e profissões – tudo devido a esses avanços. Hoje resolvemos quase tudo on-line: compras, pagamentos, estudo e uma infinidade de outras coisas. 

O relacionamento entre as pessoas também mudou, e parentes, amigos, namorados e colegas de trabalho podem se comunicar de forma on-line de qualquer lugar do planeta. E é claro que as empresas e seus consumidores também passaram a fazer uso dos canais digitais.

Marcas que sabem utilizar os meios digitais para se relacionar com seus clientes são as que mais prosperam, principalmente as que adotam o Digital PR para impulsionar seus negócios. Quer saber mais sobre o que é o Digital PR no mundo on-line e como essa estratégia pode ser útil para a sua empresa? Continue lendo este texto para descobrir!

O que é Digital PR?

Digital PR ou PR Digital (em tradução livre, Digital Public Relations) é uma expressão usada para simbolizar as relações públicas na era digital. Explicando melhor: o Digital PR faz uso de canais digitais para construir uma relação de fidelidade e identificação entre as empresas e seus clientes (ou possíveis clientes). Dessa forma, uma marca pode ser facilmente encontrada na internet através de mecanismos de busca, redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros meios.

A estratégia de Digital PR utiliza as mídias sociais, sites, blogs e marketing de conteúdo para um público que está procurando informações sobre determinado produto ou serviço. Assim, o Digital PR pode melhorar a presença on-line e oferecer maior visibilidade de uma marca na internet.

Por que o Digital PR é importante?

O PR é importante porque traz uma série de benefícios para empresas que investem nessa ferramenta, principalmente por seu alcance estratégico, que ajuda a melhorar a conscientização da marca. Basicamente, o PR funciona auxiliando a alcançar o principal objetivo do marketing, que é converter e gerar vendas.

Aliadas à divulgação on-line, a técnicas de SEO e ao networking digital, as empresas aproveitam as oportunidades que o PR proporciona para se destacar diante de seus públicos e serem reconhecidos por eles.

Benefícios do Digital PR

O Digital PR é parte fundamental de qualquer mix de marketing digital e inclui várias práticas que impulsionam o conhecimento e o envolvimento do público-alvo com uma marca. Conheça alguns dos benefícios que o Digital PR traz:

Gera tráfego on-line;

– Proporciona crescimento da base de leads e aumento das vendas;

– Aumenta o número de seguidores nas redes sociais;

– Melhora a classificação nas páginas dos mecanismos de busca;

– Aumenta a visibilidade da marca;

– Ajuda a destacar a marca em relação à concorrência; e

– Auxilia na construção de relacionamentos com clientes, influenciadores, jornalistas etc.

Além disso, o PR ajuda a marca a ser bem-vista no mercado, a ser possivelmente recomendada por clientes e a fazer parcerias com outras empresas – e até mesmo com clientes –, aprimorando cada vez mais a divulgação do negócio nos canais digitais.

Como implementar uma estratégia de Digital PR?

O PR é uma tática que ajuda a divulgar conteúdos ricos em diversos canais digitais para aumentar o alcance e o reconhecimento de uma marca. Então, lembramos que é preciso estar sempre atualizado com as notícias relacionadas ao seu negócio e entregar o conteúdo que o usuário on-line está buscando na internet; e também que o foco deve estar, especificamente, no seu nicho de mercado.

Mas, para isso, é necessário saber como a estratégia de Digital PR funciona, de fato, e como implementá-la na prática. Veja algumas dicas:

1.       Acima de tudo, faça um bom planejamento

Independente da estratégia, é essencial fazer um bom planejamento sempre, não é mesmo? Então, organize como você irá implementar o Digital PR em seu negócio, sabendo das premissas para isso, como possuir um site responsivo, alimentar seu blog com conteúdos semanais e ter presença ativa nas redes sociais, entre outras. Alinhe a ordem dos passos que você precisa seguir e tenha em mente que essa é uma estratégia que traz resultados a longo prazo.

2.       Crie conteúdos originais e divulgue-os

Para que o Digital PR funcione mesmo, uma das principais ações necessárias é criar conteúdo original e divulgá-lo bastante. Trabalhe na jornada de compras de seus leads e faça conteúdos direcionados para eles nos principais canais digitais da sua empresa, como redes sociais, blog, e-mail marketing e notificações push, entre outros.

Estabelecer uma rotina de criação de conteúdo e de divulgação ajudará a construir autoridade em seu segmento: a audiência passa a confiar na sua marca e, assim, você conquista novos clientes.

3.       Construa uma boa reputação para a sua marca

Com o Digital PR, você pode construir, aos poucos, a reputação da sua marca, criando uma presença on-line que permitirá que conheçam a sua empresa, o que ela faz e seus valores. Dessa forma, sua audiência perceberá sua marca no mercado e o passo seguinte pode ser o desejo de criar um relacionamento com ela.

E, mesmo que seu empreendimento já tenha uma reputação estabelecida no mercado, é preciso aprimorá-la sempre. Afinal, a concorrência anda acirrada e só aumenta a cada dia, não é mesmo?

4.       Adquira uma maior abrangência on-line

Fazendo uso da estratégia de PR adequadamente, sua marca pode ganhar uma maior abrangência on-line. Saiba que uma boa avaliação da sua marca vale mais que um anúncio em Ads. Por isso, o PR pode tornar sua empresa referência no seu mercado de atuação, agregando mais confiança e credibilidade junto ao seu público e a potenciais clientes.

5.       Estabeleça parcerias

Esse é um quesito importantíssimo no Digital PR, pois sabemos que, hoje em dia, a internet está cheia de influenciadores digitais, defensores de marca, jornalistas e especialistas em determinados segmentos que estabelecem parcerias e mencionam empresas em seus conteúdos nas redes sociais, sites e blogs.

Além disso, empresas que investem em Inbound Marketing e que possuem blog podem fazer guest posts, link building, entrevistas com personalidades e e-mails marketing promocionais, entre outras ações. Com isso, podem melhorar a autoridade diante de seus públicos e serem reconhecidas no mercado.

6.       Melhore o engajamento com o público-alvo

A peça-chave para que a sua empresa se conecte com a sua audiência e colha os frutos de relacionamentos duradouros e lucrativos é, sem dúvida, aumentar o engajamento com o seu público-alvo através do Digital PR.

Com um público mais engajado, o conteúdo da marca passa a ser nutrido mais facilmente e isso, claro, gera mais conversão.

Agora que você já sabe o que é o Digital PR, sua importância, seus benefícios e como implementá-lo, que tal investir nessa estratégia? Construindo uma forte presença digital, sua marca poderá alcançar novos públicos e você impulsionará o seu negócio. Quer ajuda para começar? Conte conosco! Entre em contato agora mesmo.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora