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Marketing

Planejamento de conteúdo: saiba por onde começar

16 maio, 2019

O mercado está cada vez mais competitivo, não é mesmo? Se você já sentiu isso, sabe que precisa estar sempre se atualizando para não ficar para trás. E uma estratégia muito interessante que pode te ajudar é o marketing de conteúdo.

Você sabe falar com o seu consumidor? Sabe o que ele gosta? O que ele procura? Quais são duas dores? E o tipo de conteúdo o atrai?

Se você está querendo começar uma estratégia de marketing de conteúdo, então esse post é para você!

Para ficar por dentro de como fazer um bom planejamento de conteúdo que faça diferença para a suas buyer personas, para a autoridade da sua empresa e para a imagem da sua marca, anote todas as dicas!

Planejamento de conteúdo

Tenha metas definidas

É aquela velha história, né? Você tem metas? Se você tem um objetivo, então sabe onde vai querer chegar.

Por isso, uma parte muito importante do seu planejamento é a definição de metas. Estabeleça objetivos de forma que você possa analisá-los e medi-los, fazendo-o de tempos em tempos para que seja possível entender se o seu planejamento está no caminho certo ou não.

Conheça seu público

Para você conseguir se identificar com alguém, você precisa falar a mesma linguagem dessa pessoa, não é mesmo?

Por isso, conhecer seu público se torna tão importante para a o seu negócio. Só assim você vai conseguir estabelecer um diálogo com ele.

Sabendo disso, é hora de realizar uma pesquisa profunda sobre o seu público-alvo e conhecê-lo profundamente. Com isso, monte uma buyer persona ou quantas você achar que são necessárias para cobrir os perfis de clientes para o seu negócio.

Mas atenção! Não saia montando milhares de buyers personas, até porque, uma vez que elas existam, você precisará providenciar conteúdos específicos para cada uma delas, então mantenha o foco.

Monte a jornada de compra da sua persona

Se você achou que era só criar a persona estava tudo certo, está enganado! A sua persona tem uma jornada de compra e você precisa entendê-la e construí-la para te auxiliar na hora de pesquisar sobre qual tipo de conteúdo faz sentido para ela.

A jornada é o caminho que o cliente percorre, desde as suas primeiras pesquisas relacionadas às suas dores até a hora em que realiza a compra. E essa trajetória é cheia de detalhes e questionamentos. Quando você os conhece, fica muito mais fácil produzir conteúdo para ela.

Como escolher os formatos a serem produzidos?

Conhecendo seu público e a sua jornada de compra, você sabe, além do conteúdo que ele gosta, o formato que ele prefere, então, abuse da imaginação e utilize vários formatos para atrair sua persona. Vamos aproveitar para fazer uma listinha para você se inspirar:

  • Artigo
  • Blog
  • Cases
  • Ebook
  • Entrevista
  • Guia
  • Infográfico
  • Podcast
  • Planilha
  • Vídeo
  • Webinars

Crie um calendário

É claro que todo planejamento precisa ser organizado, não é mesmo? Por isso, organize seu conteúdo, entendendo como é a melhor forma de dividi-lo, quando e onde ele será postado e de que forma.

Se você tem tudo esquematizado, o trabalho flui mais fácil, é mais prático divulgar e monitorar.

Otimize seu conteúdo

Se você está começando a trabalhar com marketing de conteúdo, uma sigla que irá nortear boa parte do seu caminho é SEO, ou do inglês Search Engine Optimization, ou em português otimização de sites.

O SEO é o que te ajuda a aparecer nas páginas dos motores de busca. Ele utiliza várias técnicas para mostrar para os buscadores que o seu conteúdo é relevante e faz sentido ser mostrado. É com a ajuda dessas estratégias que é possível que você comece a aparecer na primeira página de busca. Um sonho de consumo, não é mesmo?

Por isso, se for trabalhar com marketing de conteúdo, um pré-requisito essencial é empregar SEO.

Conteúdo pronto? Promova!

Para que as pessoas possam chegar até seu conteúdo, elas precisam saber que ele existe. Então, investir em um orçamento para a promoção desse conteúdo pode fazer toda a diferença na sua estratégia!

Utilize as mídias sociais (especialmente os canais em que a sua persona adora estar), use Ads, tanto nas redes de pesquisa quanto nas de Display do Google Ads, e-mail marketing. E, se para a sua marca fizer sentido, procure outros meios de divulgação também.

Mas onde eu vou encontrar essas pautas?

A melhor estratégia, com certeza, é você conhecer muito bem o seu cliente e saber o que ele está buscando, o que ele está fazendo e o que ele quer saber! Mas, é claro, que você não vai somente levantar as mãos para o céu e descobrir tudo isso.

Algumas ferramentas muito úteis podem te ajudar nessa jornada. Anota essas dicas super importantes e leve todas para a sua estratégia!

Alltop: monitore o que está sendo falado e tenha vários insights.

Answer the public: precisa de uma gama de inspiração de assuntos que possa existir para a sua palavra-chave? Você pode achar aqui.

Buzzsumo: aproveite para se inspirar e descobrir influenciadores de mercado do seu negócio.

Google Analytics: entenda o que está bombando no seu blog, especialmente os assuntos orgânicos.

Google Trends: saiba tudo o que está em alta.

Pocket: descubra quais posts as pessoas estão salvando sobre o tema que você está pesquisando.

Search Console: entenda como está o comportamento dos usuário e do seu conteúdo em relação às pesquisas.

E escolher esse conteúdo?

Com certeza, essa é uma das perguntas que todo mundo faz: como eu vou saber que conteúdo escolher? Sobre o que vou falar?

Aproveite as dicas acima sobre pautas e escolha o seu assunto. Com isso definido, é hora de fazer a sua pesquisa e montar o roteiro do que e de como você vai falar.

Que tal um banco de temas?

Criar temas o tempo todo pode ser um pouco cansativo. Para não se perder no meio do caminho, não comece outras pesquisas sem anotar as anteriores.

Por isso, uma dica muito importante é a criação de um banco de temas. Assim, você nunca perde uma ideia!

Como escolher os temas que sairão primeiro?

Um questionamento comum para quem está entrando no marketing de conteúdo é que textos ou temas devem entrar primeiro.

Uma boa tática para descobrir isso é se colocando no lugar da sua persona e entendendo qual seria o encadeamento lógico dos assuntos que existem no seu banco de temas.

Cuidado: não crie conteúdos sem objetivo

Nada pior do que uma coisa que você não sabe para que serve. Agora imagina uma coisa dessas na qual você investiu tempo e dinheiro. Uma grande furada, né?

Por isso, na hora de criar um conteúdo ou um tema, defina um objetivo para ele. Assim, você saberá o que esperar e o que metrificar quando for analisar o seu trabalho.

Não esqueça do CTA

Você sabe o que é CTA? CTA ou call to action, em português, é uma chamada para ação, ou seja, pode ser uma frase ou indicativo que convida o lead para a ação.

Não faz nenhum sentido você escrever um conteúdo que não tenha um CTA, portanto, não deixe de usar, mesmo que seja para captura do lead para assinatura de newsletter.

Uma dica importante é: não deixe seu CTA apagado. Mostre para o que você veio e realmente convide seu lead a tomar uma ação.

E onde fica o monitoramento?

Certamente toda ação de marketing precisa ser monitorada e analisada. Por isso, não esqueça de monitorar e fazer relatórios para entender como está indo sua estratégia, o que ela está trazendo, onde ela precisa melhorar e quais serão os próximos passos que mais fazem sentido para a sua empresa.

Vamos falar de frequência?

Esse é um assunto que divide muitas opiniões. Muita gente acredita que a frequência deve ser intensa, todo dia por exemplo. Já outros defendem que menos é melhor,  talvez uma vez por semana. Mas sabe qual é a verdade? Não existe uma receita mágica!

Você precisa entender vários fatores, como:

Quais são as práticas do seu mercado?

Com que frequência seu lead se atualiza?

Qual é a quantidade de tempo que o seu lead tem?

Qual é a disponibilidade de recursos que você tem?

Tendo isso, em mãos, aí sim, é hora de fechar esse quesito.

É checklist que você quer?

Todo mundo adora um checklist e com certeza eles facilitam bastante a nossa vida. Por isso, vamos separar algumas dicas abaixo para te ajudar nessa organização:

  • Tema geral
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Demanda
  • CTA
  • Diferencial

Vamos publicar?

Agora que você já está por dentro das principais dicas de marketing de conteúdo, você pode começar a colocar a mão na massa. Mas não esqueça de conseguir consultoria especializada para garantir que o seu investimento seja um sucesso.

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