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Influenciadores digitais: como escolher o melhor para a sua marca

12 abril, 2018

O marketing de influenciadores vem sendo cada vez mais usado por marcas na divulgação de seus produtos e ou serviços. A expressão Digital Influencer nunca foi tão empregada como nos dias de hoje e faz referência aos influenciadores das redes sociais.

Os influenciadores são em geral youtubers, que a partir dos seus canais ganham visibilidade nacional e milhares de seguidores a cada vídeo. Assim, escolher alguém do time dos maiores youtubers do Brasil não é uma tarefa fácil. Além de questões óbvias como cachês altos, a sua marca precisa selecionar aquele que mais se adequa ao seu público-alvo e gere o apelo de compra necessário para gerar conversões.

Para entender como alavancar seus negócios usando influenciadores digitais, fica ligado nas dicas desse artigo.

Identificar a sua buyer persona

Uma das principais perguntas quando o assunto é vendas é: para quem eu vou vender?

Conhecer o seu cliente ideal é a chave do sucesso de qualquer negócio. Definindo a sua persona, você vai desenvolver uma estratégia voltada para ela.

  • “Quais os seus hábitos de compra?”
  • “O que gosta de fazer nas horas vagas?”
  • “Qual o meio de transporte utiliza…?”

Quanto mais informações você tiver, mais completa sua persona ficará, e mais certeira será a sua abordagem.

Como definir as redes sociais usadas?

Qual o seu produto? Onde o seu público está? Quais redes sociais a sua marca utiliza? Qual o retorno disso? O seu produto é mais focado em imagem ou vídeo?

Essas e outras perguntas são essenciais na hora de você definir qual o melhor canal para a sua ação de marketing de conteúdo.  E a partir daí, escolher um influenciador digital ou influenciadores digitais para esse meio.

Os dados dos canais são consistentes?

Definido o canal ou canais a serem usados na ação, é hora de partir para o segundo passo: qual o número de seguidores da página no Facebook, Youtube e Instagram? “Qual a média de visualizações por vídeo e a média de engajamento nas postagens?” A partir dessas métricas você poderá montar uma estratégia certeira e trabalhar melhor o seu marketing de influência.

Quais desses influenciadores digitais falam a língua da marca?

Se a sua marca é descontraída, você não pode ter uma comunicação séria e quadradona, e vice-versa. Você precisa encontrar alguém que gere uma identificação com o seu público e com a marca.

Afinal de contas, o digital influencer será uma espécie de porta-voz da sua marca e sendo assim, ele deve falar a língua do seu público-alvo.

Entre em contato com o agenciador ou agência do influenciador

Saber onde e como encontrar o influenciador digital é o passo seguinte. Nem todos eles disponibilizam em blog, perfil ou canal, o contato para o comercial. Quanto mais conhecido é, mais provável que tenha uma agência ou agenciador que cuide dessa parte. A pesquisa é o fundamental nessa hora. Ao fazer o contato, fale sobre a intenção da parceria e peça o mídia kit – material de divulgação do influenciador de marketing.

Pense sempre num plus para a ação

Enviar um gifting

Regra zero sobre comércio: conheça bem o produto sobre o qual você está falando. Por isso, é imprescindível que o influenciador saiba tudo sobre seu produto ou serviço. Assim, enviar um gifting para ele experimentar e vivenciar é a melhor forma de estreitar esse relacionamento e fazê-lo conhecer do que está falando.

Ofereça algo aos seguidores

O influenciador digital só é influente por causa dos seus seguidores. Por isso, estender os benefícios do seu produto ao público dele é uma boa forma de agregar valor à ação e ampliar o número de pessoas que conhecerão a sua marca.

Material entregue: e agora?

Após o digital influencer entregar o material, verifique se o conteúdo está de acordo com o esperado. Se não estiver, verifique a possibilidade de adequação – edição ou regravação – mas tudo isso deve estar explícito no contrato assinado.

Acompanhe os resultados!

Com o material na rua, é hora de mensurar os resultados da campanha. E lá vai a dica mais importante: não se esqueça de acompanhar os seus canais de comunicação, especialmente, as redes sociais. É nelas que vai reverberar a repercussão da ação de marketing – seja para o bem ou para mal.

Em caso negativo, é importante a sua marca estar preparada para contornar a situação. Em caso positivo, novos seguidores vão querer conhecer mais de perto o seu produto ou serviço e esperam manter um relacionamento com a sua marca.

Fique atento aos números de acessos ao canal do influenciador e das suas mídias sociais. Curtidas são importantes, mas o crescimento de comentários, compartilhamentos e cliques também.

Feito todo esse apanhado, aí sim você saberá se a parceria valeu a pena e se outras parcerias futuras com o mesmo ou outros influenciadores digitais serão uma boa ideia e trarão o retorno de marketing esperado.

Agora que você sabe tudo sobre Marketing com Influenciadores, partiu fazer a lição de casa e divulgar a sua marca!

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