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Marketing de conteúdo vs branded content: saiba diferenciar essas duas técnicas

8 março, 2019

Se você chegou até aqui, certamente, já encara a produção de conteúdo e as estratégias de brand content importantes para a sua empresa, certo?

De acordo com a Content Trends 2018, mais de 73% das empresas brasileiras já utilizam algum tipo de estratégia de conteúdo! E com toda a certeza, a sua empresa não pode ficar de fora dessa, não acha?

Mas antes de traçar qual é a estratégia que faz mais sentido para o seu negócio, é importante analisar algumas variáveis. Você sabia que há mais de uma forma de produzir conteúdo para a internet e que dependendo do seu objetivo as estratégias são bem diferentes?

Muitas pessoas chegam a acreditar que Marketing de Conteúdo e Branded Content são a mesma coisa ou então um é uma espécie de subdivisão do outro. Porém, não é bem isso. Cada uma dessas estratégias contam com características e objetivos que podem ser muito distintos entre si.

Por isso, para te ajudar a entender o que é melhor para o seu negócio, preparamos esse post super completo. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e começar a definir a sua estratégia. Vamos lá?

O que é Marketing de Conteúdo?

Primeiro, vamos entender e conhecer o que é o Marketing de Conteúdo.

O foco principal do Marketing de Conteúdo é a produção de material para que o possível cliente possa se informar e ser nutrido por ele, logo, ele está diretamente ligado à jornada do consumidor. Assim, é possível trabalhar todo o processo de compra do seu lead, contando com a identificação do problema, passando pelos estágios de análise, decisão e, finalmente, de compra.

Por isso, a ideia da produção de material dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo gira em torno da criação de conteúdos relevantes para a sua persona. Assim, eles podem acessá-los nos momentos em que estão buscando soluções para as suas dores, ou até mesmo, para ajudá-los a identificar que dores tem, já que às vezes eles mesmos não sabem. Assim, com o auxílio da jornada de compra, você pode trazer esse possível cliente para mais perto da sua empresa até o momento do fechamento.  

Assim, esse tipo de conteúdo não está diretamente ligado a imagem da empresa, uma vez que o foco recai sobre o engajamento e o relacionamento com o público, enquanto a divulgação da marca é feita de forma subjetiva.

O grande diferencial desse trabalho é se mostrar útil ao potencial cliente, deixando claro que a sua marca conta com um produto que o ajudará a resolver seus problemas de alguma forma. Por isso, um dos principais meios de divulgação desse conteúdo é através de blogs, landing pages e até mesmo de newsletters e redes sociais. Outro ponto importante de captação de pessoas são os sites de buscas, como o Google, por exemplo. Por isso, os fatores de ranqueamento e aplicação de SEO se tornaram tão importantes.

Vamos conhecer os principais objetivos desse tipo de estratégia?

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Utilizar o Marketing de Conteúdo na sua estratégia pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa.

Por isso, antes de começar a empregar esse planejamento, é preciso que você consiga definir quais são seus objetivos. Vamos acompanhar os principais objetivos que essa estratégia oferece para que você possa elencar quais fazem mais sentido para o seu negócio.

Alcance orgânico

Quando você está divulgando um produto ou serviço, é comum fazer o uso de mídia paga, certo? Mas no momento em que você começa a produzir conteúdo relevante para a sua persona, o alcance passa a ser orgânico e a necessidade de impulsionamentos passa a ser secundária. Até porque, seus conteúdos passarão a ser encontrados nas páginas de pesquisa de maneira orgânica com muito mais facilidade.

Por isso mesmo que as estratégias de Inbound Marketing sempre estão alinhadas a bons planejamentos de Marketing de Conteúdo, o que facilita bastante a propagação da sua mensagem.

Autoridade

Contar com a percepção da marca como autoridade é um ativo incontável para sua empresa. E o Marketing de Conteúdo pode te ajudar a atingir esse patamar! Afinal de contas, quando uma marca consegue tirar as dúvidas de seus prospects, apresentando o problema, o caminho e as soluções que ele pode escolher, ela consegue ir ganhando a confiança do consumidor enquanto ele toma a decisão. Ao mesmo tempo, também consegue se firmar no mercado como autoridade naquele assunto.

Conversão

Quando você deixa tudo bem explicado na mente do consumidor, ele sabe que a sua marca é exatamente a solução que ele precisa. Se você tem um blog que fornece essas informações, além de gerar autoridade e engajamento, você também aumenta muito as suas chances de converter esse lead em cliente.

Engajamento

Se você acredita que engajar o seu público é uma forma de trazê-lo para mais perto de você, então está certo! Quanto mais acesso e conhecimento você puder disponibilizar para ele, mais certeza ele terá de que o seu produto ou serviço é a solução que ele precisa e está procurando. Esse trabalho vai além da propaganda tradicional. Ele tem um link muito específico com relacionamento.

Suporte

Quando você consegue produzir conteúdos que sanem todas as dúvidas dos seus prospects e também dos seus clientes, você consegue evitar que o seu suporte seja acionado a todo momento para responder esse tipo de questão. Assim, você consegue focar sua equipe em outras áreas, até mesmo numa área de sucesso do cliente. Já pensou que legal?

Marketing de Conteúdo: como fazer?

Agora que você já entendeu o que é o Marketing de Conteúdo e quais são seus principais objetivos, com certeza quer saber como é feito esse trabalho.

Antes de mais nada, para fazer um bom trabalho, é preciso colocar as dores do consumidor em primeiro lugar, entendendo quais os motivos reais pelas quais as pessoas adquirem o que você oferece. Você sabe? Senão, para tudo e vamos entender esse consumidor antes, ok?

Por isso, se liga nas dicas abaixo e monte um planejamento de sucesso:

  • Conheça muito bem a sua persona;
  • Trabalhe bem a jornada de compra da sua persona;
  • Utilize uma abordagem de consultoria;
  • Não seja um vendedor intrusivo;
  • Esteja sempre disposto a resolver um problema ou uma dor da sua persona;
  • Apresente valores agregados dos seus produtos;
  • Atraia seus leads sempre dentro do contexto do que precisam.

O que é Branded Content?

Já conhecemos muito bem o Marketing de Conteúdo. Agora, vamos conhecer e entender o que é o Branded Content!

Numa tradução livre, Branded Content pode ser compreendido como Conteúdo de Marca. Bem ao pé da letra do que é o seu intuito: criar conteúdo diretamente relacionado ao universo da marca. Mas não é tão simples e fácil assim. O conteúdo precisa ser relevante para o público-alvo, especialmente para a persona.

O Branded Content trabalha profundamente a dinâmica de divulgação da marca, ou seja, no lugar dos anúncios, conteúdos que estão ligados a informação e até mesmo diversão, uma vez que o intuito desses conteúdos é agregar valor para o público.

Por esse motivo, muitos consideram o Branded Content como uma solução adaptável. Já que ele pode ser desenvolvido com uma gama de canais e formatos. Ou seja, você pode pensar em tudo o que a criatividade te permitir.

Objetivos do Branded Content

O grande objetivo do Branded Content é exatamente melhorar o posicionamento da marca no mercado, enquanto transforma a visão do público sobre a empresa e também dos produtos ou serviços que ela oferece. Assim, você consegue garantir que o público se lembrará dela quando precisar de uma solução que ela oferece. Por isso, é tão importante chamar atenção do consumidor.

Para entender melhor que objetivos essa estratégia traz consigo, vamos acompanhar a lista abaixo.

Posicionamento da marca

Sabe quando você precisa fazer com que o diferencial da marca sobressaia para o público? Esse é um dos objetivos do posicionamento da marca no mercado. Pois dessa forma, você consegue criar a sensação de valor agregado e de confiança.

Aumentar o valor percebido

O sonho de toda marca é ser reconhecida como uma especialista de mercado. Não é mesmo? Ao conquistar essa liderança de mercado e espaço na cabeça dos consumidores, é possível também aumentar as vendas.

Divulgação “boca a boca”

Se você recebe um conteúdo que você acha muito interessante, você tem a intenção de compartilhar com outras pessoas, sejam amigos, colegas de trabalho ou familiares, dependendo do que ele diz, certo? É exatamente essa dinâmica que o marketing “boca a boca” utiliza. Assim, ao oferecer um conteúdo relevante para a persona e para o público, a empresa consegue com que essas pessoas divulgue seu conteúdo e chegue a muito mais pessoas, podendo, inclusive virar tema de conversa em roda de amigos ou até grupos em aplicativos de trocas de mensagens.

Lembrança automática

Uma das coisas mais legais que o Branded Content tem o poder de fazer é estabelecer uma conexão emocional e tão legal com as pessoas que elas acabam lembrando da sua marca, produto ou serviço de forma espontânea em diversas situações. E, assim, você se torna referência.

Branded Content: como fazer?

Com toda a certeza, você deve estar bem curioso e querendo saber como é a melhor forma de produzir o Branded Content. Não é mesmo? Então continue acompanhando nosso texto!

Antes de mais nada, vamos concordar que não existe fórmula mágica para nada que você vá fazer na vida! Mas algumas dicas podem te ajudar muito montar o seu planejamento. Por isso, fique de olho nas dicas abaixo e conte com um Branded Content de sucesso:

  • Conte com um planejamento ativo: o planejamento precisa ser ágil e saber calcular ações instantâneas, ou você corre o risco de perder uma ótima oportunidade, que no geral podem ser passageiras, de acordo com o assunto do momento;
  • Monitore tudo: um dos mais importantes fatores para que você consiga desempenhar um bom Branded Content é exatamente estar monitorando o tempo todo o que dizem sobre você, os assuntos sobre seu mercado, os seus concorrentes e o que está acontecendo no mundo;
  • Aprenda com cada conteúdo: não basta apenas soltar um conteúdo, é preciso entender o que ele gerará, por isso acompanhe os resultados;
  • Ofereça conteúdos que despertem a curiosidade: uma ótima dica é trabalhar a curiosidade do consumidor. O ser humano é curioso por natureza e sempre quer se manter informado. Utiliza isso a seu favor;
  • Seja relevante: se você não tiver algo diferente para falar, simplesmente não fale. Não seja mais um falando de um assunto saturado e sem novidades. Busque outros caminhos para desbravar um assunto;
  • Aproveite-se do boca a boca: um bom conteúdo de Branded Content é capaz de ganhar o gosto dos consumidores e ser compartilhado para amigos e familiares. Por isso, estude muito bem e conheça a sua persona;

E agora: Marketing de Conteúdo ou Branded Content?

Agora que você já conhece as duas estratégias, deve estar tentando escolher qual é a melhor para o seu negócio. Não é mesmo?

Antes de escolher, vamos concordar que ambas as estratégias contam com vantagens e ao mesmo tempo trazem algumas desvantagens, se comparadas uma com a outra. Isso é fato.

Mas qual delas faz, de fato, sentido para o seu negócio? Vamos tentar entender qual aplicar? Antes de mais nada, tente pegar um papel e responder as perguntas abaixo:

  1. Quero criar um relacionamento mais próximo com a minha persona e com o meu consumidor?
  2. Quero aumentar a autoridade da minha empresa ou da minha marca dentro do meu nicho de atuação?
  3. Quero atrair tanto o público quanto a minha persona através de temas que dialoguem com eles, de forma natural?
  4. Quero reduzir o meu custo de aquisição de clientes?
  5. Meu produto não é muito conhecido ou é preciso educar o mercado como um todo sobre o meu produto ou meu serviço?
  6. Eu quero ou preciso criar um reconhecimento da minha marca junto a minha persona e ao público?
  7. Quero demonstrar os valores da minha marca?
  8. Quero lançar um produto novo?
  9. Quero anunciar de uma forma diferente dos meus concorrentes?
  10. Quero fazer publicidade tradicional, mas ao mesmo tempo já acho que é hora de fugir um pouco disso e chegar ao consumidor de uma forma diferente?
  11. Quero transformar a imagem da minha empresa no mercado?

Se você respondeu sim para as perguntas de 1 a 5, então a estratégia que você está precisando é a de Marketing de Conteúdo. Já se você respondeu sim para perguntas de 6 a 11, então, é preferível que você adote uma estratégia de Branded Content, afinal ela é altamente específica para te ajudar a aprimorar os pontos citados em cada pergunta. Mas se você respondeu sim para ambas as numerações citadas acima, a ideia é conseguir equilibrar e combinar as duas estratégias. Até porque o ideal para uma empresa é conseguir contar com uma estratégia que contemple tanto Marketing de Conteúdo como Branded Content.

Agora é colocar as mãos na massa e contar com uma equipe experiente que ajude a sua empresa a crescer, de acordo com os seus objetivos!



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