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Marketing de Defensores: o que é e como adotá-lo em sua estratégia

11 fevereiro, 2021

O crescimento das empresas no mercado depende, cada vez mais, da relação que elas estabelecem com seus consumidores. Em um mundo em que temos milhares de opções de marcas para escolher, inúmeros canais de comunicação para divulgação e busca de informações, acaba se tornando muito desafiador para uma empresa conseguir se destacar em seu meio.

Diante disso, os consumidores desempenham um papel ainda mais importante na decisão de compra, que muitas vezes vira um processo bem complexo devido a grande variedade de opções encontradas. Como fazer o seu público-alvo confiar na sua marca? Como fazer para que comprem de você e ainda indiquem seu produto ou serviço para seus amigos e conhecidos? É aí que o Marketing de Defensores entra em cena.

Ficou curioso para saber como usar o Marketing de Defensores a favor da sua marca e como adotá-lo em sua estratégia? Continue lendo este post até o final e saiba tudo!

Afinal, o que significa Marketing de Defensores?

O Marketing de Defensores, também conhecido como Advocate Marketing, é uma estratégia baseada em um antigo conceito muito conhecido do marketing tradicional, o marketing boca a boca. 

Assim como o marketing boca a boca, o Marketing de Defensores consiste na recomendação de um produto ou serviço. A diferença está na grande possibilidade que a internet oferece, através das interações que milhares de pessoas fazem, seja nas redes sociais, sites, blogs, fóruns etc.

Vamos exemplificar! Imagine que você queira comprar um celular e está em dúvida de qual modelo comprar. Sabendo que existem milhares de opções no mercado, não consegue escolher qual o melhor para você. Então você decide pesquisar na internet sobre marcas de celulares e acaba parando nas redes sociais, onde muitas pessoas estão comentando. Depois de muita procura e de ler muitas recomendações, você consegue decidir sobre qual marca de celular comprar.

A recomendação de um produto ou serviço é feita por clientes que tiveram uma boa experiência com a compra, e é isto que as empresas devem se esforçar para que aconteça. Um cliente satisfeito e feliz com sua marca, com certeza a indicará para seus conhecidos e, assim, você poderá ganhar novos clientes. Já pensou nisso? Seus clientes não apenas compram seus produtos ou serviços, mas também divulgam favoravelmente seu negócio, promovendo-o gratuitamente. A ideia é sempre despertar bons sentimentos para que essas pessoas se tornem advogados da sua marca.

Quem são os defensores de uma marca?

Os defensores de uma marca são aqueles consumidores que promovem, participam e interagem ativamente nos canais de comunicação, advogando a favor de uma marca. São aqueles clientes que confiam e se identificam a ponto de recomendarem de forma espontânea.

Quando pensamos em pessoas que recomendam uma marca, pensamos logo nos clientes que utilizaram algum produto ou serviço, mas nem sempre são apenas eles. Os colaboradores de uma empresa, por exemplo, também podem ser defensores da marca. São aqueles funcionários que amam fazer parte da empresa, que falam bem dela em seus círculos sociais, que a indicam para parceiros e em negócios pessoais.

Por que o Marketing de Defensores é importante?

Hoje em dia, a percepção de valor na aquisição de um produto ou serviço é outra. É preciso oferecer algo a mais para ganhar a atenção e a preferência dos consumidores. Para isso, é necessário criar estratégias para atrair os verdadeiros “fãs” da sua marca, ou seja, aqueles que possuem potencial para promovê-la. Nada como contar com uma base sólida de clientes que conhecem, usam e defendem a sua marca, não é mesmo?

Como, atualmente, a opinião do consumidor sobre uma marca é cada vez mais relevante no mercado, é fundamental mobilizar e incentivar os seus clientes a defenderem sua marca. Seja através de comentários e feedbacks no site ou redes sociais, ou através de indicações para conhecidos. O importante é poder contar com eles para ganhar autoridade no seu meio e conseguir novos consumidores para seu negócio.

Quais os benefícios do Marketing de Defensores

Segundo estudo feito pela Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em produtos e serviços que foram indicados por amigos e conhecidos e 70% dizem que a indicação de desconhecidos influencia na decisão de compra também. Com isso, percebemos como o Marketing de Defensores pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Veja alguns deles a seguir:

1.       Construção de relacionamentos duradouros

Com o Marketing de Defensores você poderá construir relacionamentos duradouros com os defensores da sua marca, identificando-os e promovendo um maior engajamento com eles.

2.       Aumento nas taxas de conversão e nas vendas

Os clientes que estão satisfeitos com sua marca e a defendem, podem consumir muito mais seus produtos e serviços do que um cliente comum. Por isso, manter uma relação próxima com esses defensores garantirá com que eles consumam mais seus produtos e serviços, além, é claro, de atrair novos consumidores, aumentando as taxas de conversão e vendas.

3.       Geração de conteúdo orgânico

Os defensores de marca também são ótimas oportunidades de gerar conteúdo orgânico para uma empresa. Geralmente, eles são ativos nas redes sociais, gostam de interagir com o conteúdo que a marca publica, mas também tem o costume de produzir conteúdo sobre essa marca! Esse tipo de material é muito interessante para um negócio e auxilia na decisão de compra dos consumidores.

4.       Fortalecimento da presença digital

O conteúdo gerado por clientes sobre uma marca gera um fortalecimento na presença digital dela, pois geralmente o público presta atenção no que os consumidores publicam e falam sobre uma empresa, afinal a opinião deles é um dos fatores que mais importa na hora de decidir uma compra.

Com o engajamento dos defensores nas redes sociais e em outros canais, instantaneamente “reviews positivos” sobre uma marca começam a acontecer, ou seja, a marca passa a receber avaliações positivas em sites de avaliações em que o público costuma pesquisar como Google Meu Negócio, Reclame Aqui, TripAdvisor e outros. Tudo isso também auxilia nas técnicas de SEO para que a empresa ranqueie bem nas buscas do Google.

Como conquistar defensores para sua marca

Com tantas opções no mercado, basta um simples erro para fazer seus clientes mudarem para o concorrente, mas você não quer isso, né? Por isso, se dedicar sempre a conquistar os defensores da sua marca é algo crucial para seu negócio. Para isso, você pode criar um Programa de Defensores para sua Marca, criando uma estratégia baseada em algumas premissas:

– Identificar quem são os defensores da sua marca;

– Descobrir o tipo de conteúdo que os atrai;

– Gerar engajamento com conteúdo atrativo para eles;

– Mensurar seus resultados e otimizar o programa.

Agora que você já sabe como funciona o Marketing de Defensores, está na hora de aproveitar essa grande oportunidade e adotar essa estratégia em seu negócio para sair na frente de seus concorrentes! Não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós da VX podemos te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo.




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