O impacto das redes sociais nas novas formas de consumo digital
25 fevereiro, 2022O ano de 2022 está apenas começando e muitas novidades ainda nos aguardam. Mas algumas já podemos prever, de acordo com as mudanças que aconteceram em 2021 e que, provavelmente, nos impactarão agora. Várias tendências permanecerão, com as devidas atualizações nas estratégias de marketing digital e no relacionamento com o público-alvo.
Continuamos vivendo uma pandemia – já há quase dois anos entre nós – e, claro, vivenciamos muitas mudanças ocasionadas por conta disso nesse período. Uma das mais significativas foi a “migração forçada” das marcas para o ambiente on-line para atender à demanda de seus consumidores, que também migraram para o digital, hoje uma preferência.
Com o isolamento social durante a pandemia, o grande chamariz para conectar as pessoas pelo mundo foram as redes sociais, que deixaram de ser apenas canais de entretenimento para se tornarem canais de comunicação, de vendas e de aprendizados, tanto para os usuários quanto para as marcas.
Assim, oportunidades surgiram a partir das novas possibilidades que as redes sociais proporcionaram com o aprimoramento de conteúdos e com a nova forma de relação das marcas com seus públicos. Quer saber como as redes sociais impactaram as novas formas de consumo digital e compras on-line? Acompanhe este texto até o final e descubra!
Enxergando novas oportunidades
Atualmente, toda marca possui perfis em redes sociais, mas é importante salientar que cada empresa deve avaliar cuidadosamente quais são as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, a melhor comunicação a ser feita nas publicações e interações, o público a ser atingido, as estratégias mais eficazes a serem implementadas e por aí vai…
Como falamos, hoje as redes sociais disponibilizam uma grande variedade de novos recursos, como vitrines on-line (‘shoppings virtuais’), comparação e visualização de diferentes avaliações sobre produtos e serviços (conhecidos ou não) e compra direta da plataforma social, além da crescente humanização do relacionamento entre marcas e usuários.
Todas essas funcionalidades geram oportunidades para que as marcas alcancem seus principais objetivos, seja no reconhecimento da marca ou nas vendas diretas. Saber aproveitá-las é fundamental para se destacar entre milhares de usuários on-line e perante a concorrência.
A era do Social Commerce
Você já ouviu falar sobre o conceito de Social Commerce? Relativamente novo, este termo diz respeito a exatamente o que citamos anteriormente: o comércio realizado nas redes sociais. Mas como assim? Com certeza, você já foi impactado por alguma marca nas redes sociais – seja vendo um anúncio ou através da indicação de amigos – e quis saber mais sobre ela. Provavelmente você buscou primeiro no Google ou foi direto para as redes sociais para pesquisar e tirar dúvidas, visualizando diferentes opiniões, até que se sentiu confiante e convicto sobre a marca e seus produtos ou serviços a ponto de realizar uma compra. Além de buscar referências, possivelmente você também avaliou o que comprou, informando como foi sua experiência.
Todos esses pontos que mencionamos fazem parte da estratégia de Social Commerce, que, atualmente, é bastante presente nos canais digitais, auxiliando as marcas a serem localizadas mais facilmente por seus consumidores. Esta estratégia vem ganhando força, principalmente com a pandemia, e hoje é um canal de vendas significativo, pois as pessoas estão comprando on-line cada vez mais.
A experiência on-line que os usuários buscam
Os recursos atuais disponíveis facilitam e acomodam o usuário digital do século XXI, que procura praticidade, agilidade, eficiência e comodidade na hora de realizar uma compra online. Afinal, além da qualidade do produto ou serviço, o consumidor também almeja ter uma experiência satisfatória com a empresa que o atende.
As redes sociais facilitaram – e muito – esta nova tendência de consumo on-line. A rápida transformação digital fez com que as marcas aprendessem que as experiências on-line precisam ser conectadas. A jornada de compra do cliente não é mais linear, como apresentado no famoso “funil de vendas”. No ambiente on-line, o trajeto que o cliente percorre até conhecer uma marca, se informar sobre ela e realizar uma compra pode acontecer de várias maneiras.
Um consumidor passa por diferentes caminhos até virar cliente de fato e a decisão de compra depende da experiência que ele tem com a marca. E grande parte dessa experiência se passa nas redes sociais. Diante disso, para se manter relevante e construir relacionamentos duradouros com seus clientes, a marca precisa saber aproveitar as possibilidades do Social Commerce para sair na frente da concorrência.
Live Commerce
Outro benefício que as redes sociais proporcionam para as marcas é o Live Commerce, que está se tornando cada vez mais popular. A estratégia, originada da China, nada mais é que a venda através de lives nas redes sociais. Os consumidores compram em tempo real, tiram dúvidas e mostram a utilização do produto em tempo real também, entre outras coisas.
O Live Commerce chega para desconstruir barreiras e mudar a forma como fazemos compras on-line, principalmente na era “pós-Covid”, trazendo a experiência da loja física para a loja digital. As transmissões ao vivo permitem que as marcas se conectem de maneira mais humanizada e autêntica com os seus públicos e adquiram taxas de conversão mais altas que com o e-commerce tradicional, além de proporcionarem um processo mais interativo com os consumidores.
Os influenciadores digitais auxiliam bastante
Os influenciadores digitais – mais uma tendência que cresceu durante a pandemia – estão espalhados pelas redes sociais e possuem milhares de seguidores, que os acompanham e confiam nas mensagens que transmitem. Os públicos que os seguem adoram seus conteúdos, que geram identificação e interação. Através da criação de conteúdos originais sobre suas rotinas e preferências, eles se tornaram pessoas influentes por transmitirem um pouco da realidade de suas vidas.
A relação entre os influenciadores e as marcas funciona muito bem na conquista e atenção dos públicos. Mostrar acontecimentos normais do dia a dia relacionados a produtos e serviços gera interações, como elogios, dúvidas que são sanadas e demonstração em tempo real de algum produto ou serviço, entre outros.
As novidades não param por aí!
As redes sociais não param de apresentar novidades! Algumas estão investindo no lançamento de novos recursos, que virão ao longo de 2022, como ferramentas diretas de vendas.
O Instagram já conta com suas vitrines virtuais, onde podemos visualizar produtos e preços e ir direto para a página de vendas.
O Facebook também possui uma espécie de catálogos on-line, que funcionam de forma semelhante ao Instagram, com publicações que aparecem nas descrições dos produtos e preços e links que levam diretamente para as páginas de vendas desses produtos.
O TikTok lançou recentemente um pacote de novas ferramentas de compras na rede, justamente para competir com o Facebook e o Instagram.
Agora que você já sabe como as redes sociais impactam diretamente nas formas de consumo digital e compras on-line, atraindo consumidores na descoberta das marcas e na compra de produtos, aproveite as dicas que demos aqui para alavancar suas vendas. Precisa de ajuda com isso? Entre em contato conosco agora mesmo!