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Interações nas redes sociais: por que é tão importante

26 agosto, 2021

Que manter presença ativa nas redes sociais é um fator determinante para o reconhecimento de uma marca, influenciador digital ou pessoa famosa você já sabe, né? E quanto às interações? Elas são tão importantes quanto produzir conteúdo regularmente. Você já deve ter ouvido falar na importância de interagir, mas você sabe o que significa interagir nas redes sociais e como interagir?

Bem, não adianta postar um conteúdo em uma rede social e deixá-lo ali parado, sem acompanhá-lo ou observá-lo e muito menos sem tentar criar alguma interação com quem viu a publicação. O post sem interação é apenas mais um post perdido no meio de tantos outros nas redes sociais. Agora, um post com interação vale ouro; isso porque ele pode render uma aproximação com o seu público e alcançar ainda mais pessoas.

O processo de interação nas redes sociais é considerado parte de uma das estratégias de Marketing de Conteúdo, pois é uma das que mais trazem resultados a curto e a médio prazo. E aliando o conteúdo certo ao público certo e sabendo interagir da forma correta, é possível reter e encantar usuários, gerando um ótimo engajamento.

Atualmente, existem diversas maneiras para criar interação nas redes sociais. Há vários formatos diferentes de conteúdos e muitas opções para a implementar uma estratégia. Quer entender um pouco mais sobre o conceito de interação nas redes sociais e saber como aplicá-lo no planejamento de conteúdo do seu negócio? Então continue acompanhando este texto!

O que é a interação nas redes sociais?

Um exemplo claro de interação nas redes sociais é quando alguém publica um conteúdo e um usuário curte a postagem, comenta algo ou compartilha esse conteúdo em suas próprias redes sociais. E o que fará com que o usuário tome uma dessas (ou até todas as) atitudes é o conteúdo publicado, que precisa ser interessante a ponto de impulsioná-lo a fazer isso.

São os conteúdos interativos – aqueles que, de alguma forma, convidam o leitor a participar com opiniões, ideias ou ações – que contribuem para a interação e que se destacam em meio a milhares de outros conteúdos publicados nas redes sociais. E, dessa forma, acabam aparecendo para mais usuários, diferentemente dos conteúdos estáticos, que não levam à interação e geram pouco alcance.

Além de receber alguma ação do usuário com relação ao conteúdo, é fundamental que a marca ou o influenciador interaja de volta, ou seja, é importante responder ao usuário, para que ele possa perceber a sua presença e disposição em se relacionar com ele também. Esse é o conceito por trás da interação nas redes sociais, pois cada usuário tem uma experiência diferente a partir da resposta dada a ele.

Para criar conteúdos interativos, é preciso personalizá-los de acordo com o perfil do público-alvo e experimentar diferentes formatos e ideias que induzam à interação. Eles devem ser atrativos, a ponto de despertar o interesse de interação, seja curtindo, comentando, compartilhando ou respondendo a uma enquete, por exemplo. É a resposta do usuário que ditará o rumo que um conteúdo irá tomar, de forma individual, para uma marca ou influenciador.

Os benefícios da interação online

Um dos principais benefícios da interação nas redes sociais é a grande melhora no alcance da marca no ambiente online, pois, dessa forma, quanto mais conteúdo é publicado nas redes e mais interações são feitas, mais a marca fica conhecida e ganha visibilidade diante de seu público, aumentando-o por consequência. Marcas que assim agem diferenciam-se em relação a marcas que apresentam apenas conteúdos institucionais ou pouco atrativos, que têm como únicos objetivos autopromoção ou vendas.

Com mais de 3,5 milhões de usuários ao redor do mundo, um dos grandes desafios atuais das redes sociais é captar a atenção do usuário, que, por sua vez, engaja com conteúdos que despertam um senso de identificação e interesse para ele, em função da personalização sobre a qual já falamos. Além de disputar a atenção do usuário, as marcas enfrentam processos de queda no engajamento de redes sociais como o Facebook e o Instagram, com a questão dos algoritmos, por exemplo, que fazem com que as publicações não sejam vistas.

Diante disso, as marcas precisam investir cada vez mais em conteúdos que sejam interativos, além de, claro, usar a criatividade e boas estratégias de marketing nas redes sociais, criando um relacionamento saudável com o leitor. Alguns dos benefícios da interação nas redes sociais são:

– Conhecimento amplo sobre a audiência;

– Maior taxa de engajamento;

– Maior alcance nas publicações orgânicas;

– Aumento no tempo de permanência dos usuários em cada conteúdo;

– Possibilidade de um conteúdo viralizar, ou seja, quando os usuários marcam um grande volume de perfis de amigos ou família; e

– Visibilidade conquistada para a marca.De maneira geral, o principal objetivo de se criar interação nas redes sociais é a necessidade cada vez maior de entregar valor por meio dos conteúdos, sejam eles publicitários ou não, conquistando um espaço valioso no dia a dia do usuário que dedica um pouco do seu tempo para interagir com o conteúdo de uma marca ou influenciador.

E como induzir a interação?

Agora que você já sabe a importância da interação nas redes sociais e seus benefícios, deve estar se perguntando como conseguir fazer com que o seu público interaja, de fato, com os seus conteúdos. Conheça algumas ações que podem ajudar:

1.       Observe os assuntos sobre os quais o seu público mais se interessa

Como falamos, os conteúdos que você publica precisam gerar uma identificação com o seu público e devem ser personalizados para ele. É preciso, então, prestar atenção às coisas que mais lhe interessam. Assim, a interação acontecerá de forma natural, pois a sua audiência apreciará o conteúdo que tem a ver com ela e se sentirá confortável para interagir.

2.       Utilize as funcionalidades de cada rede social

Você já sabe que cada rede social tem as suas peculiaridades, né? Então, siga os padrões de conteúdo de cada uma e aproveite suas funcionalidades para interagir com o seu público. São várias as possibilidades, como por exemplo: o Instagram disponibiliza recursos em seus stories e reels; no Facebook, é possível compartilhar conteúdos e interagir nas páginas e publicações dos usuários; e, no Twitter, você pode “retweetar” conteúdos e comentar acontecimentos. Pesquise, pois há, ainda, outras possibilidades disponíveis nas diferentes redes sociais.

3.       Lance mão da criatividade nos seus conteúdos

Foi-se o tempo em que uma imagem bonita bastava para atrair a atenção nas redes sociais. Os usuários estão cada vez mais exigentes e querem conteúdos que realmente lhe interessem e que agreguem valor para eles. Vários formatos de conteúdo com ações interativas podem ser trabalhados nas redes sociais, como vídeos, gifs, enquetes, testes, brincadeiras, memes, imagens em carrossel, receitas e passo a passo, entre outros. As possibilidades são diversas e muito interessantes; basta “pôr a mão na massa”.

4.       Sempre interaja de volta

Nunca deixe o seu público sem resposta em uma interação, seja ela qual for. É como se um consumidor entrasse em contato com uma loja para obter alguma informação e ela não retornasse com a resposta. Toda interação é bem-vinda e deve ser respondida o mais breve possível e da maneira mais adequada. Afinal, se uma pessoa dedica seu tempo para comentar em uma publicação, ela espera ser respondida, não é mesmo?

É muito importante interagir de volta com o usuário, sempre. Isso demonstrará que você se importa com ele e que está disponível para uma relação. Além do mais, quanto mais interações acontecerem em seus conteúdos, mais engajamento e mais alcance para a sua marca, pois os conteúdos aparecerão naturalmente para mais pessoas.

5.       Saiba analisar todas as interações

Interagir nas redes sociais não é apenas responder aos comentários do público nas publicações. Várias ações dos usuários são consideradas interações, como curtidas (aquelas com ícone de coração, com “carinhas” – alegre, triste ou com raiva – etc.), compartilhamentos ou “repostagens”, menções a outros usuários ou marcas, mensagens nas caixas de mensagens, cliques em links (tanto no perfil como em CTAs) e visitas ao perfil, entre outros.

Analise todo tipo de interação que as pessoas realizam nas redes sociais de sua marca, pois, além de interagir de volta, você poderá conhecer os interesses do seu público, a fim de definir estratégias para criar conteúdos futuros. Com uma comunicação horizontal e mais humanizada, sua audiência sentirá que faz parte do universo da marca e muitas interações acontecerão!

Você já viu que o conteúdo certo direcionado ao público certo, aliado a ações que induzem à interação, é a chave para a construção doreconhecimento e autoridade de uma marca, além de garantir o engajamento e a fidelização da audiência; e então? Já está fazendo o planejamento de conteúdo e de interação nas redes sociais do seu negócio? Ainda não? Se você tem dúvidas de como fazer, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente!

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