Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Conteúdo educacional: como atrair clientes?

9 julho, 2020

Já ouviu falar em conteúdo educacional para atração de clientes?

Atrair e reter clientes é muito importante para a receita de qualquer empresa. Para ajudar nessa tarefa, o Marketing de Conteúdo propõe materiais educacionais que ajudam a levar conhecimento para as buyer personas, assim como também as aproxima da marca. 

Cada vez mais, esse tipo de abordagem ganha destaque e importância, especialmente em tempos de crise global, como esta que estamos vivendo, já que as pessoas estão buscando conteúdos que façam sentido para as suas questões. E se você souber como entrar na conversa neste momento, através de videoaulas, webinars e e-books, por exemplo, esse será um grande ponto a seu favor.

Quer saber como utilizar essa estratégia no seu dia a dia? Então acompanhe este post até o final!

O que são conteúdo educacionais?

Antes de falarmos o que são os conteúdos educacionais propriamente ditos, é imprescindível destacar que esta estratégia busca principalmente oferecer uma relação de troca com o público, proporcionando aprendizado de forma gratuita. Dessa forma, a empresa ganha empatia e reconhecimento. 

Vamos entender então quais são esses conteúdos? Eles podem ser blog posts, e-books, webinars ou até mesmo videoaulas. O que todos eles têm em comum é que oferecem conhecimento de forma gratuita. 

Por que oferecer conteúdo educacionais?

Como você já sabe, oferecer um conteúdo educacional é uma forma de transmitir conhecimento de maneira gratuita. Mas o que isso traz de bom para a sua empresa? Graças a esta atitude, você consegue atrair um público qualificado para perto de você! E se você tiver materiais suficientes e com temas que o encantem, você ainda consegue engajá-lo!

Assim, você começa a criar um relacionamento de confiança com essas pessoas, elas passam a conhecer melhor o seu negócio e ele vai se tornando referência para ela. Claro que no primeiro momento não estamos trabalhando a venda, mas realmente a entrega de conhecimento. E quando você o faz e ganha autoridade, na hora de comprar, quem você acha que o consumidor irá escolher?

Conteúdo educacional e a crise

Nem precisamos mencionar o período de crise que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, não é mesmo? O impacto acontece em todos os setores. E muita coisa muda nesse novo cenário: a forma como compramos, o que compramos e como lidamos com o nosso dia a dia, certo?

Nesse momento, é muito importante também para as marcas se aproximarem de forma sensata e positiva dos seus consumidores. O intuito não é gerar vendas, mas relacionamento. Assim, oferecer conteúdo educacional que faça sentido para a sua persona é uma ótima forma. 

4 vantagens de oferecer conteúdo educacional

Acompanhe abaixo algumas vantagens que a sua empresa pode perceber quando começa a oferecer conteúdo educacional grátis:

Educar o público

Para que o seu público-alvo se converta em consumidor, ele precisa conhecer o seu produto e saber que ele é o certo para sanar suas dores. Quando você oferece conteúdo educacional, você além de levar informações importantes, consegue educar o público que também passará a conhecer seus produtos ou serviços e especialmente a sua marca. 

Criar relacionamento

Sabe aquele velho ditado que diz “quem tem amigo, tem tudo”? Se você realmente consegue criar um relacionamento com seus consumidores, então é uma boa oportunidade para estreitar esses laços, trazê-lo para perto. E mostrar que o seu negócio se importa com seus consumidores como pessoa!

Gerar leads

É claro que também dá pra gerar leads nesse processo. Oferecendo posts, infográficos e e-books, por exemplo, você consegue conquistar novos leads que futuramente podem se tornar vendas!

Fortalecer sua marca

Tornar a sua marca forte no mercado também é uma grande vantagem competitiva, certo? Então, quando você demonstra autoridade no assunto do seu campo de atuação, você consegue ganhar espaço e fortalecer sua marca na mente do público em geral, especialmente do seu público-alvo.

Utilizando conteúdo educacional no dia a dia

Se você quer aprender como empregar essa estratégia no seu dia a dia, então acompanhe a listinha que separamos a seguir:

Ofereça demonstrações gratuitas

Claro que o pilar desta estratégia são os conteúdos, certo? Por isso, ele é um grande pilar. Para começar faça um cronograma de conteúdos que podem ser disponibilizados e comece a produzir. 

Utilize grupos

Você já deve ter visto que muitas pessoas utilizando grupos em aplicativos de trocas de mensagens para manter o contato, certo? Essa é uma ótima ferramenta para adotar e para mantê-los informados.

Aposte em conteúdos interativos

Sabia que os conteúdos interativos são uma ótima maneira de criar proximidade com o público-alvo? Além disso, esses conteúdos também são capazes de aumentar o engajamento. 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades por aqui no nosso blog. 

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora