Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing Negócios

Saiba quais são as principais tendências de marketing digital para 2022

13 janeiro, 2022

Mais um ano que começa e sempre acreditamos que podemos fazer melhor do que o que passou, não é? E podemos mesmo! Como todo início de ano, nós, profissionais de marketing, precisamos analisar as novidades que aconteceram no ano anterior e as que serão tendência no ano que chega, para, assim, aproveitarmos as oportunidades que podem surgir.

Para o ano de 2022, algumas das tendências de marketing digital já foram bem definidas com a pandemia de Covid-19, como as mudanças no comportamento do consumidor e nos formatos e processos de trabalho (o home office e o modelo híbrido, por exemplo). Mesmo diante desses acontecimentos, o marketing digital está passando por constantes mudanças ao longo dos anos e temos que estar atentos a elas.

Para qualquer profissional de marketing, conhecer as tendências que ditarão o novo ano significa estar um passo à frente da concorrência e organizar/sistematizar direitinho as estratégias e táticas a serem utilizadas no decorrer de 2022 pode ser um grande diferencial. Por isso, pesquisar bem e se planejar com antecedência é o melhor caminho para fazer seu negócio crescer e prosperar nesse novo ano.

Para te ajudar – e a nós também –, listamos as principais tendências de marketing digital para 2022, as quais acreditamos serem as mais relevantes para você estar preparado para o que vem por aí e fazer os ajustes necessários em seu negócio.

Mais um ano de muitos desafios e mudanças

O ano de 2021, como o de 2020, foi de muitos desafios e mudanças por conta da pandemia, mas, com a vacina, estamos avançando e a retomada de algumas atividades presenciais (como eventos sociais, trabalho em escritório e aulas presenciais, entre outros) já está acontecendo.

A redução do isolamento social é uma esperança para a volta à vida normal, mas, obviamente, teremos adaptações. Várias mudanças foram previstas – algumas já estão até sendo implementadas – em termos de estratégias de marketing digital: teremos novas ferramentas, recursos e formas de trabalhar em 2022.

As tendências de marketing digital para 2022

Listamos a seguir algumas das principais tendências de marketing digital para o ano que se inicia e que promete muito! Aproveite para utilizá-las em seu negócio!

1.       Eventos presenciais e híbridos

Com a possibilidade das pessoas voltarem a se encontrar pessoalmente, a expectativa para que os eventos sociais voltem a acontecer é grande, ainda que com os cuidados necessários e protocolos de saúde, como o uso de máscara obrigatório e comprovante de vacina. Mas isso já é um grande avanço.

Com a realização de eventos, palestras, webinars, cursos e feiras de diversos setores, além de aulas presenciais em escolas e faculdades, a economia começará a melhorar e, aos poucos, as oportunidades de emprego também. Mas há um fator relevante nessa história: as pessoas ficaram acostumadas a eventos virtuais. O conforto, a praticidade, a economia e a agilidade da “vida online” ganharam a preferência de grande parte da população.

Por isso, muitas empresas já estão organizando suas atividades de forma híbrida: o trabalho sendo realizado alguns dias em casa e outros no escritório. E os eventos, em geral, também estão acontecendo dessa forma – presencialmente, com transmissão ao vivo pela internet. Isso já é tendência desde o final de 2021. Assim, as pessoas têm a opção de assistirem através dos dois formatos, vivendo duas experiências totalmente diferentes, mas que conversam entre si.

2.       Novos hábitos de vida

Mesmo que a vida presencial volte aos poucos, alguns hábitos adquiridos na pandemia permanecerão. Tivemos que nos adaptar a realizar várias atividades de forma virtual, não é mesmo? Agora, vamos voltar a fazê-las de forma física e continuar no mundo virtual também.

Do mesmo modo que os eventos agora serão híbridos, atividades como compras, estudos e trabalho poderão ser feitas on-line ou presencial (como antes). Um novo estilo de vida será adotado no pós-pandemia e as empresas precisam estar atentas para aproveitar as oportunidades de marketing digital que surgirão.

3.       Proporcionar experiências mais aprimoradas

A pandemia também trouxe experiências diferenciadas de aprendizado e superação. E, claro, houve uma mudança drástica no comportamento do consumidor neste período, que já passou por vários processos e continua sofrendo mudanças na hora de comprar. 

As empresas precisarão pensar em novas estratégias para atrair sua audiência e chamar a atenção. O público está cada vez mais disperso e seletivo e precisa ser persuadido com experiências mais aprimoradas de conteúdo, produtos, serviços e relacionamento humanizado.

4.       Marketing de conteúdo como foco

Antes da pandemia, já vivíamos uma era de “criadores de conteúdo” na internet e, agora, praticamente no pós-pandemia, já conhecemos isso muito bem. Marcas e influenciadores estão nos canais digitais criando conteúdo para atrair seus públicos e engajá-los. Por isso, continue com o marketing de conteúdo como foco nas estratégias de marketing digital da sua empresa e estabeleça um relacionamento de fidelização com a sua audiência.

É cada vez mais comum empresas de diversos setores terem em seus sites uma seção de blog com publicações frequentes de artigos tirando dúvidas e proporcionando soluções dos mais variados assuntos para os seus leitores. O uso de e-mails marketing na comunicação com leads também é algo bastante usado pelas empresas e deve continuar sendo trabalhado em 2022, além das publicações em redes sociais.

5.       O entretenimento e o humor em alta

Depois de passarmos por um período turbulento de notícias e acontecimentos tristes, o que as pessoas mais desejam são momentos de descontração e lazer. Atualmente, o tipo de conteúdo que reina nas redes sociais é aquele relacionado ao entretenimento e ao humor. Então, é preciso investir neste tipo de conteúdo.

Mesmo que a sua empresa seja mais formal, encontre um equilíbrio entre os posts que apresentam informação séria e os que apenas divertem. Planeje bem este tipo de conteúdo, inserindo-os na sua comunicação de forma inteligente, neste momento de “relaxamento”, reforçando a presença digital da sua marca.

6.       Priorizar os conteúdos em vídeo

Você já sabe que, atualmente, os conteúdos em vídeo são o “chamariz” das redes sociais, não é? Principalmente no Instagram e no TikTok, as duas redes sociais mais “badaladas” do momento, que sempre apostam em formatos diferentes de conteúdos. Cada vez mais, essa tendência mostra-se ser a preferência dos usuários e tende a ser mais explorada pelos canais digitais.

No Instagram, há diversas modalidades de vídeos: stories, reels, vídeos ao vivo e vídeos no feed de até 1 minuto. Também é possível inserir figurinhas, áudios modificados e filtros, (disponíveis também no TikTok). Os vídeos nas redes sociais são um formato de conteúdo que veio para ficar e que traz bastante visibilidade para quem os utiliza.

Agora que você já conhece algumas das principais tendências de marketing digital para 2022, é hora de se preparar para aderi-las! Comece seu planejamento para saber aproveitar bem as tendências desse novo ano e comece com o pé direito! Precisa de uma mãozinha? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora