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Conheça o TikTok: a rede social mais popular do momento

15 julho, 2021

Já imaginou o potencial de alcance de um aplicativo que tivesse quantitativo de downloads maior que o do Instagram, número de interações equivalentes às apresentadas pelo Twitter e quase o mesmo acúmulo de usuários ativos que possui o Facebook? Este aplicativo existe e se chama TikTok, um verdadeiro sucesso entre o público jovem, em plena expansão, e objeto de estudo de profissionais de marketing em todo o mundo, que correm para entender a nova rede social e estabelecer meios de explorar este fenômeno digital.

Com mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo, o TikTok registra 800 milhões de usuários mensais ativos, que acessam o aplicativo cerca de 20 vezes ao dia e permanecem logados, em média, por 1h30min no total. Os números estão em plena expansão, o que indica que a rede social, mania entre os jovens, veio para ficar.

O mercado não deixa dúvidas: o crescimento de novas redes sociais são oportunidades reais para a expansão do alcance de marcas e o desenvolvimento de novos negócios. Envolver o TikTok em uma estratégia de marketing pode ser um importante elemento para impactar mais pessoas, criando interações que viabilizem alcançar e fidelizar novos clientes, criando defensores da marca de forma orgânica.

Entretanto, por ser novidade, muitos profissionais ainda não encontraram o melhor formato para explorar as oportunidades garantidas pelo aplicativo. Antes de incluir o TikTok em sua estratégia de marketing, é preciso um bom planejamento e conhecimento acerca da ferramenta, do seu público e da forma como explorar suas interações.

Se, após esta introdução, você percebeu o grande potencial dessa rede social e deseja entender como o aplicativo funciona e de que forma ele pode ser inserido em um planejamento de marca, continue a leitura para entender como explorar o novo recurso para uma aproximação com o seu público.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, que tem como principal ferramenta a gravação e publicação de vídeos – de 15 a 60 segundos. Com o formato de uma rede social, os usuários podem seguir uns aos outros, curtir, compartilhar e comentar as publicações. 

O aplicativo está fundamentado na ideia de criar uma dinâmica mais rápida, o que exige um trabalho bem-feito para prender a atenção da audiência, que, em pouco tempo, busca o próximo conteúdo. As ferramentas existentes incentivam conteúdos descontraídos e bem-humorados. É possível gravar imitações, fazer dublagens ou coreografias, apresentar memes, desafiar seus seguidores ou estabelecer “pegadinhas”. O foco é a diversão e a descontração.

A rede social foi criada na China, em 2016, mas o sucesso mundial veio após sua criadora – a empresa Byte Dance, que já explorava o mercado de compartilhamento de vídeos de baixa duração – investir 1 bilhão de dólares na compra da Musical.ly, especializada em áudio, adicionando novos recursos à plataforma, com a ampliação das opções de edição, o que tornou o aplicativo mais atrativo ao público jovem.

A operação ocorreu em agosto de 2018. O crescimento da rede social em 2019 foi tão impressionante que obrigou seus principais concorrentes a lançarem no mercado recursos parecidos nas suas plataformas já consolidadas. A Google, dona do YouTube, investiu pesado na criação do YouTube Shorts, enquanto o Facebook desenvolveu o Instagram Reels; ambos, entretanto, sem repetir o sucesso do TikTok.

Por que usar o TikTok?

A maioria dos aplicativos tem vida curta. É comum ver redes sociais ganhando popularidade quando são lançadas, mas incapazes de manter os usuários engajados. Como resultado, acabam sendo acessados apenas uma ou duas vezes, até serem esquecidos.

Não é o caso do TikTok. Com mais de 2 bilhões de downloads e mantendo mais de 800 milhões de usuários ativos, a rede social não apenas se consolidou como uma das mais relevantes do mercado, como mantém ritmo de expansão. Os relatórios de dados analíticos sugerem que a rede social atingirá a marca de 1 bilhão de usuários ativos ainda este ano.

E o Brasil tem papel relevante. A China e a Índia são os maiores mercados do TikTok, mas o Brasil é o que mais cresce em termos de downloads ano após ano. Apenas em 2020, o aplicativo foi baixado 9,7 milhões de vezes no país, marcando um aumento de 992,6% em relação ao ano de 2019. Atualmente, o Brasil corresponde a 8,6% dos downloads no mundo – o que o coloca no 3º lugar de uma lista com nada menos que 155 países (e 75 idiomas diferentes).

O TikTok, portanto, já possui alcance global e crescimento surpreendente em um curto período de tempo. Os 50 principais influenciadores do TikTok são seguidos por 16% da população mundial, o que dá a dimensão do poder de disseminação do aplicativo.

Os números são impressionantes, mas nada que se compare aos dados financeiros: eles demonstram que os usuários do TikTok gastaram US $456,7 milhões comprando moedas no aplicativo – um crescimento de absurdos 784,2% em um ano. Dentre seus usuários, 70% afirmam já terem sido motivados a comprar algo que viram no aplicativo, ainda que não estivessem buscando por aquilo.

A novidade é que, no final de junho de 2020, o TikTok anunciou o lançamento da modalidade TikTok For Business, que permitirá que empresas e lojas online anunciem dentro da plataforma. Este é o passo definitivo para que lojas e marcas olhem para a rede social como um mecanismo de monetização de conteúdos, ampliando as estratégias de vendas, tendo o aplicativo como ponto central.

Mercado segmentado: o TikTok é para jovens?

O TikTok tem a fama de ser uma rede social frequentada apenas pelo público jovem, em constante busca de entretenimento. A imagem é justificada, uma vez que 70% de seu público possui menos de 24 anos e isso motiva um número crescente de empresas que acompanham as movimentações do setor digital a desenvolver estratégias focadas na atração de um público mais novo para a sua marca, além de conquistar mais notoriedade e transmitir melhor a sua essência.

Entretanto, vale destacar que a análise segmentada de crescimento de público demonstra que, aos poucos, o público mais velho também vai se voltando a esse aplicativo que traz, em seus vídeos curtos, uma forma rápida e contínua de consumo.

Como utilizar a rede social a favor do seu negócio?

Qualquer rede de comunicação que apresente os números impressionantes alcançados pelo TikTok deve receber a atenção das empresas e do mercado publicitário. Entretanto, a utilização do canal em uma estratégia de marketing exige uma análise prévia de compatibilidade entre o perfil da empresa e as características da ferramenta.

Como você viu nos parágrafos anteriores, uma das marcas do TikTok é o humor. Se sua empresa é formal ou pretende levar ao mercado uma imagem mais séria, talvez o TikTok não seja a plataforma ideal para o desenvolvimento de estratégias de marketing.

Entretanto, se o objetivo é criar novas oportunidades de negócio para a sua empresa, investir no TikTok pode ser uma excelente forma de alcançar novos públicos e ampliar o posicionamento da sua marca no mercado online. Um estudo do Influencer Marketing Hub comprovou o poder do TikTok: a rede social teve o maior engajamento quando comparado ao Instagram, Facebook e Twitter.

Para obter sucesso, contudo, é necessário criar conteúdo relevante e útil, investir em vídeos criativos e criar estratégias direcionadas ao público específico que deseja atingir.

E quanto ao TikTok Ads e o TikTok Business?

Em funcionamento desde novembro do ano passado, a plataforma TikTok For Business visa consolidar a aproximação do TikTok com o mercado publicitário brasileiro e deve estreitar as relações das marcas com os usuários do aplicativo. Além de ações de marketing direto, é possível explorar o TikTok Ads (plataforma exclusiva para realizar anúncios na rede social) através de uma segmentação definida por algoritmos, permitindo que seus esforços gerem resultados positivos dentro das suas campanhas.

Para anunciantes, uma vantagem oferecida pelo TikTok é que os vídeos publicitários não podem ser saltados dentro da plataforma. Ou seja, quando bem construído, as chances do seu vídeo ser visto pelo seu público e conseguir atrair mais seguidores aumentam consideravelmente.

Atualmente, a plataforma do TikTok oferece 5 modalidades de exploração publicitária da rede social, que podem variar de anúncios curtos (inseridos de forma estática em vídeos) até vídeos de 1 minuto de duração (que podem aparecer na abertura do aplicativo). É possível inserir anúncios no feed, com aplicações para interação com a marca e desenvolvimento de campanhas, onde o TikTok convida usuários a participarem de desafios. 

Estratégias específicas para o TikTok

Se você está pensando em replicar uma estratégia já desenvolvida no Instagram e Facebook no TikTok, é provável que não alcance o efeito esperado. A rede possui identidade própria. As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade.

Criar conteúdo próprio, original e autêntico é imprescindível. O público do TikTok não espera um vídeo perfeito, mas que o faça rir ou mexa com suas emoções. Estratégias como apresentar os bastidores do seu negócio e ativações indiretas geram bom resultado.

Em um determinado vídeo, por exemplo, você pode apresentar uma pessoa correndo e se esforçando na malhação, enquanto outra assiste à TV (e você apresenta a marca) ou bebe um refrigerante bem gelado. O contraste das ações gera um teor cômico, enquanto a exposição do produto é feita de forma natural.

Outra estratégia relevante é utilizar influenciadores digitais. Muito mais baratos que no Instagram, conseguem o mesmo alcance e engajamento ainda maior. Ou realizar desafios envolvendo sua marca com a distribuição de cupons de desconto, através de QR codes, jogando o usuário para uma plataforma própria de compras ou para o site da empresa.

As possibilidades são infinitas! Se você deseja saber um pouco mais sobre as estratégias de utilização do TikTok e como fazer a sua marca bombar, não deixe de consultar a VX Comunicação.


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