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Marketing

Dicas para criar conteúdo relevante para o seu negócio

8 abril, 2021

Não é novidade que, atualmente, as empresas investem bastante em estratégias e ações no meio digital para alcançar seus clientes e que a grande maioria deles está nas redes sociais, no Google, em sites e blogs buscando informações sobre produtos e/ou serviços que sejam de seu interesse.

E uma das estratégias mais valiosas e que cada vez mais vem sendo aderida pelas organizações que querem atrair seu público-alvo e ganhar destaque diante dele é a produção de conteúdo online – o famoso marketing de conteúdo. Essa tendência consiste na rotina de criação de conteúdo de qualidade na internet, voltado para uma determinada audiência que, se atraída, pode tornar-se defensora fiel de uma marca.

Diante disso, podemos perceber a importância de criar conteúdo relevante para que um negócio ganhe visibilidade e alcance os resultados esperados com o seu público. Que tal olhar com mais atenção para isso e saber como a sua empresa pode investir na produção de conteúdo online? Confira as nossas dicas para fazer um marketing de conteúdo incrível e relevante para o seu negócio!

Mas, afinal, como funciona o marketing de conteúdo?

Não basta criar conteúdo, deixá-lo lá e ver o que acontece. Nem manter perfis em redes sociais, ter um site com visual bonito, postar de vez em quando e achar que isso é suficiente. Desenvolver uma estratégia de conteúdo online para um público específico é muito mais: envolve tempo e dedicação, além de criatividade, monitoramento, análise e correção de erros para melhorar as ações.

O maior conceito do marketing de conteúdo é conhecer e entender bem o público-alvo de um negócio e saber como o conteúdo produzido pode contribuir para as necessidades e interesses desse público. Basicamente, é estabelecer uma rotina de publicações de conteúdo nos diferentes canais onde a audiência se encontra, para atrair, reter e convertê-la, gerando resultados de reconhecimento de marca e em vendas e ganhando visibilidade na internet.

A criação de conteúdo online envolve uma série de técnicas e habilidades e, aplicando-as da maneira correta, pode-se obter um ótimo retorno. Não é algo simples, que pode ser feito da noite para o dia, mas, com dedicação e paciência, os resultados valem a pena, mesmo que a longo prazo. Veja algumas das ações de um bom marketing de conteúdo:

– Acompanhar dados e informações sobre o seu negócio;

– Fazer pesquisas minuciosas sobre o seu público suas preferências;

– Gerar conteúdo autêntico e original, estabelecendo uma rotina de publicações em diferentes canais;

– Construir autoridade e reconhecimento na internet; e

– Utilizar técnicas de SEO para se posicionar bem nos sites de busca.

O conteúdo online produzido é considerado informativo, como uma fonte de informações que atinge as dores e os problemas de suas personas, que se identificam com o conteúdo publicado e, assim, acabam conhecendo a empresa que o publica. Desta forma, a produção do próprio conteúdo atrai o público, criando uma relação de confiabilidade com ele e melhorando a reputação da empresa em geral.

Benefícios de produzir conteúdo online

É claro que produzir conteúdo online traz uma série de benefícios, além do principal, que é o relacionamento com o seu público-alvo. Apresentamos a seguir alguns deles, para que você entenda o que uma estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para o seu negócio:

1.       Educar o mercado

Com a constância na produção de conteúdo online, o público passa a conhecer o seu negócio, seus produtos ou serviços, seu segmento de atuação, a história da sua empresa e seu posicionamento no mercado, entre outros.

2.       Trazer mais tráfego para o seu site e seguidores nas redes sociais

Quanto mais conteúdo produzido, direcionado ao público e divulgado em sites, blogs, redes sociais e outros meios, mais pessoas serão alcançadas e essas pessoas compartilharão com outras. Assim, sua empresa ficará conhecida e mais pessoas encontrarão o seu site, as redes sociais do seu negócio e o seu conteúdo.

3.       Aumentar a visibilidade e a reputação da sua marca

Quanto maior a presença online, com conteúdo no site, blog e em redes sociais, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a sua empresa. Da mesma forma, sua empresa se tornará referência no mercado em que atua e conquistará ‘fãs’ que confiarão na sua marca.

4.       Melhorar a taxa de conversão e aumentar o número de leads

A produção de conteúdo também pode gerar novos leads para o seu negócio, que se interessarão pelo seu conteúdo, podendo, futuramente, tornar-se clientes. Por exemplo: produzir materiais gratuitos em troca de informações para conseguir novos leads com conteúdo segmentado, de acordo com suas intenções na jornada de compra, e, no final, fazê-los adquirir seu produto ou serviço.

5.       Melhor ranqueamento nos sites de buscas

Produzir conteúdo de qualidade, como dito, vai gerar mais tráfego para o site da empresa e, aliado a isso, realizando um eficiente trabalho de SEO, o site alcançará boas posições em sites de buscas (como o Google), ou seja, o seu negócio poderá ser encontrado com mais facilidade pelo seu público.

6.       Reduzir custos

Não é necessário investir muito para promover conteúdo próprio e divulgá-lo online para o seu público. Com a estratégia de produzir marketing de conteúdo, você consegue resultados orgânicos, ou seja, pode alcançar o seu público e impactá-lo de forma gratuita, com conteúdos em seu próprio site, blog e redes sociais.

Como criar conteúdo online que seja relevante

Sabendo da importância da criação de conteúdo online para a visibilidade de um negócio diante do seu público, é preciso saber fazê-lo corretamente para alcançar os resultados desejados. Independentemente do conteúdo ter a função de informar, educar, entreter ou atrair, é fundamental que ele seja relevante para o público que se quer atingir.

Não adianta gastar tempo produzindo um conteúdo que não será visto por quem você deseja que veja. Por isso, estratégias para fazer com que seu conteúdo online se destaque são fundamentais. Conheça algumas delas:

1.       Mais qualidade do que quantidade

Parece clichê, mas não é. O mais importante ao se criar conteúdo online, não é a quantidade produzida – claro, também é interessante fazer com frequência –, entretanto, mais importante que isso é a qualidade desse conteúdo, que deve ser bem escrito, com informações relevantes e apuradas, para reter a pessoa que clicou no link do material.

A ideia é fazer um conteúdo que seja exatamente o que o seu público está procurando, o que ele espera encontrar em suas buscas por informação. Então, é necessário pesquisar ao máximo sobre o tema em fontes confiáveis, fazer consultas de mercado, números, porcentagens, tendências e tudo mais que possa agregar valor ao seu conteúdo, para que ele fique completo.

2.       Pesquise a concorrência

Pesquise o conteúdo feito pela concorrência sobre os temas que você quer abordar e observe como eles estão posicionados nas ferramentas de busca, na utilização de palavras-chave e nas otimizações de SEO e encontre uma maneira de se diferenciar deles. Busque melhorar aspectos que eles não detalharam bem e explore todas as possibilidades.

3.       Conteúdo voltado para o seu público-alvo

Vamos reforçar: o conteúdo criado deve ser sobre assuntos sobre os quais o seu público-alvo se interessa. Pesquise o que ele costuma consumir na internet, descubra quais são as suas necessidades no dia a dia e como o seu negócio pode ajudar a supri-las, seja com seu conteúdo ou com seus próprios produtos e serviços.

4.       Produza conteúdo de acordo com a jornada de compra

O público do seu negócio só irá acessar o seu conteúdo online se ele for útil e interessante; ou seja, se for o que ele procura. Por isso, é importante produzir conteúdo voltado para as etapas da jornada do usuário. Pense em todos os passos que levam as pessoas a conhecerem e adquirirem seus produtos ou serviços até virarem clientes.

Planeje o tipo de conteúdo que auxilie os usuários em cada uma das etapas para chegar ao momento de compra: primeiro, atraí-lo para identificar o seu problema; depois, considerá-lo; e, por fim, fazê-lo tomar a decisão de compra.

5.       Tenha um plano de conteúdo

Tão importante quanto produzir conteúdo voltado para o seu público-alvo é ter em mente os objetivos que você deseja obter com a estratégia de conteúdo online para o seu negócio. Antes de começar a publicar qualquer coisa, é interessante fazer um plano de conteúdo, pois, assim, você saberá como se guiar para selecionar pautas, formatos, canais e outros detalhes.

Existem objetivos diversos que a sua empresa pode alcançar, como atrair mais tráfego para o site, gerar mais leads, converter mais clientes, aumentar seguidores e engajamento nas redes sociais, entre outros. Com os objetivos e o público definidos, é possível planejar e elaborar o plano de conteúdo mais adequado.

Seguindo nossas dicas, seu negócio ganhará visibilidade com conteúdo relevante para o seu público-alvo! Precisa de ajuda para fazer o planejamento de conteúdo da sua empresa? Entre em contato com a gente, que podemos ajudar!

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