Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios Tecnologia

Tendências do mercado de trabalho no pós-pandemia

16 novembro, 2021

A pandemia do coronavírus certamente mudou o Brasil e o mundo em vários aspectos. Esta nova realidade, que vivemos desde março de 2020, trouxe grandes impactos para a sociedade e muitas mudanças: isolamento social, novas modalidades de trabalho, ensino a distância e até novas formas de nos relacionarmos.

Agora, quase dois anos depois, com a vacina contra a Covid-19 em andamento e a pleno vapor, temos esperança de novos tempos ou, como dizem, de um “novo normal”. Afinal, nada será como antes da pandemia. E se há uma coisa que sofrerá mudanças, de fato, é o mercado de trabalho no pós-pandemia.

Com a pandemia, muitas organizações foram pegas de surpresa, de um dia para o outro, e tiveram que se adaptar às novas formas de trabalho remoto para continuar mantendo seus negócios em meio à crise. Por isso, pensar em tendências para o mercado de trabalho pós-pandemia ainda pode ser considerado uma incógnita, mesmo diante da situação em que nos encontramos atualmente – praticamente saindo da pandemia.

Contudo, as tendências para o mercado de trabalho já estão acontecendo e prometem revolucionar o mundo pós-pandêmico. As empresas vão precisar se adaptar rapidamente a elas para continuar “sobrevivendo” a esta economia instável, acompanhando em tempo real todos os fatos. 

Quer saber quais são as tendências que estão aparecendo e as que estão por vir no mercado de trabalho pós-pandemia? Continue a leitura deste texto até o final e descubra!

Trabalho híbrido e remoto

O trabalho remoto foi uma das principais mudanças no mercado de trabalho durante a pandemia. E, ao que tudo indica, ele permanecerá no pós-pandemia. Com a necessidade e a obrigatoriedade do isolamento social, as empresas tiveram que manter seus funcionários trabalhando de casa, mudando rotinas e funções, mas mantendo as atividades e protocolos.

O trabalho home office tem sido mantido pela grande maioria das empresas e muitas retomaram suas atividades presencialmente, mas de forma híbrida: alguns momentos de casa e outros na própria empresa. Este modelo, comprovadamente produtivo e econômico, tem se mostrado ser a preferência dos funcionários que desejam voltar à rotina presencial nos escritórios, mas não todos os dias da semana.

Setores em alta no pós-pandemia

Embora a crise advinda da pandemia tenha afetado negócios pelo mundo todo, alguns setores foram impulsionados nesse período e devem manter o ritmo de crescimento no pós-pandemia. Áreas da saúde, segurança, tecnologia e marketing digital, por exemplo, foram muito importantes durante a pandemia, acelerando uma série de mudanças e transformações que estavam previstas apenas para os próximos cinco anos.

E grande parte dos planos de contratação das empresas para depois da pandemia é justamente para essas áreas, em constante crescimento. As mudanças que vão acontecer nesses setores terão impactos diferentes, a depender de cada atividade.

O impacto da tecnologia nas mudanças

A tecnologia foi uma grande aliada durante a pandemia no auxílio a diversas atividades que eram realizadas de forma presencial e passaram a ser feitas no ambiente digital: compras online, entrevistas por videoconferência, aulas a distância e o próprio trabalho remoto são alguns exemplos. Atividades que já existiam antes da pandemia, mas que, durante esse período, passaram a ser muito mais requisitadas do que eram.

A pandemia acelerou a automação de processos e transformações digitais que deveriam acontecer apenas ao longo dos próximos anos. Muitos serviços essenciais à população passaram a ser realizados remotamente, como pagamentos em bancos, compras de supermercado, de roupas ou remédios. Agora, tudo pode ser feito online. E é claro que, dessa forma, a dependência da tecnologia cresceu – e continua a crescer – em nossas vidas.

Além disso, a tecnologia também transformou algumas profissões que se adaptaram aos processos automatizados, substituindo algumas funções com mão de obra humana e mesmo acabando com outras. Um processo que já vinha acontecendo lentamente ao longo dos anos e que, com a pandemia, foi acelerado.

Como melhorar a empregabilidade no mundo pós-pandemia

Com as rápidas mudanças que ocorreram, a empregabilidade também foi afetada durante a pandemia. Diante desse cenário, alguns requisitos – que já eram importantes antes da pandemia – tornaram-se fundamentais para a recolocação de um profissional no mercado de trabalho, como as habilidades técnicas e as socioemocionais (as chamadas “soft skills”). Além dessas características, o profissional também precisa estar atualizado com os acontecimentos e notícias de sua área; isso garante que ele saia na frente.

E, para desenvolver suas habilidades e conhecimentos na busca de um bom emprego, a dica é aprofundar-se nos estudos e fazer cursos complementares. Requisito obrigatório para preenchimento da maioria das vagas é uma graduação e, hoje em dia, cursos de pós-graduação ou MBA também são bastante requisitados. Lembrando que esses cursos promovem um networking interessante, que pode ajudar a impulsionar sua carreira profissional.

Oportunidades de negócios

Algumas tendências de consumo também surgiram nesse período, como as lives feitas por artistas para entreter as pessoas em casa durante o período de isolamento social, que renderam altos patrocínios. E rede social TikTok, que se destacou bastante nesses tempos. Sendo utilizado para entretenimento na maioria das vezes, o TikTok também gerou oportunidades de negócios para diversas empresas, que perceberam a enorme audiência do canal.

Outra tendência que se destacou durante a pandemia foram os aplicativos e a possibilidade de poder fazer tudo através do celular: acessar e pagar contas, fazer compras diversas (comida, roupas, objetos pessoais, acessórios etc.) ler livros, fazer cursos e estudar, entre outras coisas. Para as empresas, isso foi um “boom” de oportunidades e de sucesso para seus negócios e marcas.

Agora que você já conhece algumas das tendências da vida pós-pandemia, que tal usá-las a seu favor? Aproveite as oportunidades que surgiram e as que estão surgindo para alavancar o seu negócio. Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?