Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing Tecnologia

Reels do Instagram: entenda como funciona e comece a usar

22 abril, 2021

Além de se manterem atualizados e de produzirem conteúdo relevante, empreendedores, influenciadores e pessoas famosas que usam as redes sociais para se promover precisam conhecer os recursos disponíveis em cada plataforma. Esses recursos, se forem bem aproveitados, podem ajudar nas estratégias de uso das redes, como aumentar a quantidade de seguidores e melhorar o engajamento, entre outros.

Uma das novidades recentes, surgida há alguns meses e que está ganhando muita atenção na internet, é o Reels no Instagram. Certamente, você já ouviu falar, mas, como muitas pessoas, ainda não entende bem como funciona e como utilizar de fato. O Reels permite gravar vídeos curtos, com possibilidade de adicionar áudios e imagens – muitas vezes trazendo humor –, e é possível editá-los rapidamente, dentro do próprio Instagram.

A ferramenta do Reels no Instagram veio para competir com o famoso TikTok, lançado no final de 2019. O TikTok é uma rede social baseada na criação e publicação de vídeos curtos, com áudios e imagens animados, e chegou a impactar o tempo médio que os usuários permaneciam no Instagram, que passou a ter mais de 140 milhões de contas na rede social chinesa.

Os vídeos do TikTok tornaram-se muito populares e, para não ficar de fora da nova onda, o dono do Instagram, o Facebook, criou o Reels, um recurso semelhante, mas com diferentes funcionalidades e exclusivo da rede social, que rapidamente também viralizou entre os usuários. Para conhecer mais da nova ferramenta, saber utilizá-la e aproveitar ao máximo seus benefícios, continue a leitura deste post até o final!

O que é o Reels do Instagram?

O Reels é uma das mais recentes funcionalidades lançadas pelo Instagram, que permite a criação de vídeos de até 15 segundos. Assim como na rede social TikTok, é possível gravar e editar vídeos curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais a eles, tornando-os mais atrativos. De forma bem simples e de fácil edição, esses vídeos podem ser compartilhados na própria rede social ou em outras.

O objetivo por trás do Reels é oferecer aos usuários do Instagram mais um formato fácil e prático de ser utilizado na rede social, como o Stories e o IGTV. Na verdade, o Reels é uma evolução do recurso Cenas, lançado pelo Instagram em novembro de 2019 e aprimorado para o Reels em junho de 2020. O Reels fez com que o número de usuários ativos na rede crescesse em 4,34% em novembro do ano passado, um aumento significativo comparado ao que a rede registra com novos usuários a cada mês.

Os vídeos do Reels estão fazendo muito sucesso entre os usuários da rede, com recursos criativos que permitem possibilidades, como:

– Incluir efeitos de áudio e imagem;

– Apresentar cena única ou diferentes takes para o mesmo vídeo;

– Acompanhar o progresso de como o vídeo está ficando;

– Fazer upload da própria galeria e editar os vídeos com músicas da biblioteca do Instagram;

– Usar áudio original do próprio Instagram ou dos Reels de outras pessoas que possuem perfis públicos na rede; e

– Adicionar filtros e efeitos, como acelerar a velocidade do vídeo, entre outros.

Qual a importância de utilizar o Reels?

Para profissionais de marketing que já utilizam as redes sociais em suas estratégias, torna-se fundamental conhecer ao máximo as plataformas e isso inclui explorar os recursos disponibilizados por elas, como o Reels do Instagram. Além de fazer mais do mesmo, como ter uma conta da empresa na rede social e fazer publicações, é preciso identificar todas as possibilidades disponíveis, para, assim, criar uma relação mais próxima com a audiência da marca.

Como qualquer outra publicação no Instagram, o Reels também pode aparecer no ‘Explore’ da rede e, neste ponto, utilizar as hashtags adequadas no conteúdo pode aumentar o alcance dele, impactando ainda mais a audiência. De fácil utilização e edição, o Reels possibilita a criação de conteúdo orgânico para uma marca, estimulando o engajamento com o público.

Em muito pouco tempo, o Reels pode gerar resultados significativos para um negócio por sua instantaneidade, praticidade e popularidade entre os usuários do Instagram, podendo ser explorado por qualquer equipe de marketing digital e, também, ser utilizado para o brand awareness de uma marca.

Como fazer os vídeos no Reels?

Agora que você já entendeu o que é o Reels no Instagram, como ele funciona e a importância de sua utilização em um negócio, vamos explicar o passo a passo para você saber usá-lo na prática e não ter mais dúvidas.

1.       Abra a câmera dos Stories para gravar o Reels

O primeiro passo é abrir a câmera dos Stories do Instagram, como se fosse gravar um, e escolher o ícone que identifica o Reels nas opções da parte inferior da tela. Em seguida, o usuário pode pressionar o botão de captura para gravar vídeos de até 15 segundos ou inserir um vídeo da galeria do celular, com 15 segundos também.

2.       Adicionando recursos aos vídeos

Após gravar um vídeo ou selecionar um da galeria do celular, o usuário pode escolher, na lateral esquerda, botões com opções para adicionar música, efeitos e outras possibilidades ao filme, a partir da biblioteca do Instagram. Entre as opções que o usuário tem para adicionar estão:

– Áudio: para selecionar músicas da biblioteca do Instagram (para dublagens e desafios do momento, por exemplo);

– Speed: que permite controlar a velocidade do vídeo, acelerando ou reduzindo;

– Efeitos: para adicionar filtros dos Stories já existentes no Instagram;

– Timer: temporizador para gravar os vídeos sem precisar segurar o botão de gravar; e

– Align: função liberada após gravar um vídeo ou carregar um da galeria, que ajuda a melhorar o enquadramento do filme.

Utilizando esses recursos na tela do Reels, o conteúdo produzido ficará mais interativo e atrativo para a audiência.

3.       Compartilhar o vídeo gravado

Uma das principais diferenças entre o Reels e o Cenas, lançado anteriormente, é que, com o Reels, o usuário tem mais opções na hora de compartilhar o vídeo gravado, podendo publicá-lo na guia do Reels, no Feed ou no Stories, enviá-lo para amigos no Direct ou compartilhá-lo no Explorar do Instagram, conferindo mais visibilidade à publicação. O usuário pode, também, em vez de compartilhá-lo no momento da gravação, salvá-lo como rascunho, para postá-lo depois, quando quiser.

4.       Onde assistir aos Reels

Os vídeos de Reels gravados podem ser assistidos na guia de Reels do Instagram, no Feed ou no Stories de usuários. A diferença é que, se forem publicados no Stories, ficam disponíveis apenas 24 horas e, se forem publicados no Feed do Usuário, ficam disponíveis para sempre, a não ser que o usuário exclua o vídeo algum dia. Um espaço exclusivo onde os vídeos de Reels ficam disponíveis é no Perfil do Usuário: basta localizar o ícone de filme do Reels para visualizar a galeria de vídeos no perfil.

Como implementar o Reels na sua estratégia

1.       Crie um roteiro para gravar os vídeos

Por mais clichê que possa parecer, criar um roteiro para o que vai ser gravado, mesmo que sejam apenas 15 segundos, fará com que você tenha mais controle do que vai ser exibido, garantido que os resultados se aproximem do interesse de sua audiência.

2.       Faça desafios do próprio Reels

Vídeos de desafios são muito comuns no Reels, uma tendência que veio do ‘TikTok’ e uma maneira de tornar o conteúdo mais atrativo e em destaque para os usuários. Fazer este tipo de conteúdo pode atrair a preferência da audiência, fazendo com que ele seja visualizado por mais pessoas.

3.       Acompanhe as tendências

É importante ficar de olho nas tendências e novidades que estão surgindo na plataforma: observe o que os concorrentes estão fazendo e como utilizam o Reels e outros recursos disponíveis no Instagram. Dessa forma, você garante que sua empresa não fique para trás, com conteúdo pouco atrativo.

4.       Utilize hashtags

No Reels, assim como nas publicações e em outros recursos dentro da rede social, o trabalho com as hashtags é fundamental. Nas legendas dos vídeos, utilize palavras-chave e hashtags que sejam relevantes para impactar a audiência desejada. Dessa forma, os vídeos do Reels aparecerão com mais frequência, despertando a atenção e gerando mais visibilidade para a marca entre seus seguidores, além de conquistar novos usuários.

Depois de entender como o Reels funciona e saber como utilizá-lo na estratégia de marketing digital de seu negócio, está na hora de usá-lo e aproveitar todos os recursos que ele disponibiliza para entregar conteúdos incríveis para o seu público! Precisa de ajuda para começar? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo.

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?