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As melhores estratégias de marketing digital para o final do ano

17 dezembro, 2021

Final de ano chegando e, mais uma vez, aquela correria típica dessa época: presentes de Natal, confraternizações e, no trabalho, o pouco tempo para a entrega das tarefas devido ao recesso entre Natal e Ano Novo. O desejo de finalizar mais um ano cumprindo metas e entregando resultados é sempre o mesmo, não é?

Este ano foi marcado por diversas mudanças, muitas ainda decorrentes da pandemia, principalmente nas áreas da saúde, tecnologia, educação, comércio e marketing digital. Novas relações sociais e comerciais surgiram, fazendo com que o mercado de trabalho se reestruturasse, e, hoje, vemos o sucesso das estratégias que foram implementadas.

Em nosso meio – o marketing digital, que normalmente já passa por constantes mudanças  e, ao longo deste ano, ainda mais, por conta dos acontecimentos decorrentes da pandemia de Covid-19, a qual ainda vivemos –, as marcas lançaram mão de novas estratégias para alcançar destaque no mercado e elas trouxeram bons resultados. 

E, para fechar o ano de 2021, intensificar o trabalho nesta reta final pode garantir a realização de metas, o que determinará o sucesso da sua marca e resultados ainda melhores para a sua empresa. Então, quer saber quais são as melhores estratégias de marketing digital para o final do ano? Acompanhe este texto até o final e descubra!

Por que é importante investir em estratégias de marketing digital

Antes de saber que estratégias utilizar para a sua marca neste fim de ano, é preciso entender a importância de investir nelas neste período. Não que durante o ano você não precise investir em estratégias de marketing digital para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem, mas, neste período, é bem importante.

Todo mundo sabe que o maior objetivo de uma empresa é realizar vendas, ou seja, comercializar seus produtos e serviços. Por trás desse objetivo, há uma série de ações, planejamentos e estratégias em canais digitais, como sites e blogs, redes sociais, aplicativos móveis, aparições e anúncios em mecanismos de buscas como o Google, entre outros. Todas essas ações são campanhas de marketing digital, realizadas o ano todo por empresas desse segmento.

É notável a importância do marketing digital para as empresas, pois, além de auxiliar nas vendas, ele ajuda a fidelizar clientes e a ganhar visibilidade do seu público-alvo. Como dito, este é um mercado que passa por constante evolução e que tem crescido cada vez mais nos últimos anos (e, por incrível que pareça, com a pandemia, ele cresceu ainda mais em todo o mundo). Isso quer dizer que, praticamente, empresas de todo e qualquer segmento usam estratégias de marketing digital em seus negócios.

Escolha as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio

Como um bom profissional de marketing digital, você provavelmente já conhece algumas das estratégias que vamos citar e sabe as que funcionam para o seu negócio. Mas saiba que, no final do ano, todas elas tornam-se ainda mais importantes para fazer você alcançar suas metas de forma concreta: alinhando com as equipes da sua empresa as ações adequadas e adotando um planejamento correto.

1.       O foco deve ser o engajamento de clientes

O final do ano é um momento de renovação: as pessoas buscam novidades e o desejo de comprar é aguçado – sejam produtos para si ou para presentear alguém. E, nessa época, além de correrem atrás de novos clientes, as empresas também devem trabalhar para manter os clientes já existentes. O foco, nesse momento, é fazer com que os clientes atuais fiquem engajados com o propósito da marca.

Quando campanhas de final de ano são bem feitas, em geral, o nível de engajamento tende a aumentar e os resultados aparecem: público mais engajado e fidelizado. Portanto, tente não focar apenas em conseguir novos clientes, mas também em estreitar o relacionamento com quem já é seu cliente fiel e pode comprar novamente seu produto ou serviço.

2.       Conheça mais ainda o seu público

Parece óbvio, mas estudar e conhecer a fundo o seu público só traz benefícios. No final do ano, ele tende a ter comportamentos diferentes dos habituais e é aí que você precisa saber como agir para não acabar perdendo clientes, fazendo alguma comunicação errada, por exemplo. Por isso, é importante saber os gostos e as preferências do seu público, principalmente em relação ao segmento da sua marca, para oferecer sempre o que ele busca e ser o melhor a fazer isso.

3.       Fique atento às tendências do momento

Outra estratégia importante nesta época do ano é ficar atento a tudo o que está acontecendo no momento, seja no seu meio de atuação ou não. Trabalhar em ações voltadas a acontecimentos do momento, com os quais o seu público tenha alguma relação, chamará a atenção e o deixará mais engajado com a sua marca.

Mostrar conhecimento de algum assunto que viralizou nas redes sociais, por exemplo, é uma boa oportunidade para conversar com o seu público e se mostrar participativo e atento.

4.       Foque na criação de conteúdo

Como falamos, nessa época as pessoas estão propensas a comprar itens de Natal ou produtos que vão precisar durante a temporada de férias. É uma ótima oportunidade para obter novos leads e novos clientes, além de manter os já existentes, fazendo-os comprar com você mais uma vez.

A melhor estratégia para isso é focar na criação de conteúdo nos canais digitais para cativar e engajar a sua audiência. O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta, que deve ser usada pelas empresas que desejam estreitar um relacionamento de fidelização com seus públicos e conquistar novos, mostrando conhecimento na solução de possíveis problemas que eles venham a ter.

5.       Foco em um planejamento consistente

Sem dúvida, os últimos dias de 2021 serão corridos – como todo final de ano é –, mas é importante que você consiga alinhar com a sua equipe os passos para essa reta final e para o início do ano que vem. Um planejamento consistente para o ano de 2022 é essencial para a continuidade do sucesso do seu negócio.

6.       Não fique parado

Por último, mas não menos importante: não fique parado; permaneça em movimento, sempre! Sabe aquele ditado: ‘Quem não é visto não é lembrado’? Então, sua empresa deve estar em constante movimento, em evidência, desenvolvendo ações de marketing digital para aproveitar cada momento e cada oportunidade.

Estabelecer presença ativa nas redes sociais, gerar conteúdo para a sua audiência, responder às interações, enviar campanhas de e-mail marketing e inserir CTAs em textos diversos no seu site, entre outras, são ações que a sua empresa pode e deve fazer sempre. Deixar de fazê-las é perda de tempo e pode determinar perda de clientes também.

Agora que você já conhece algumas das melhores estratégias de marketing digital para o final do ano, que tal começar a utilizá-las desde já? Precisa de uma mãozinha para isso? Podemos te ajudar: entre em contato conosco agora mesmo!


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