Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Por que usar vídeos nas estratégias de marketing?

30 janeiro, 2020

As constantes mudanças nos hábitos de consumo da população têm trazido diferentes tipos  de divulgação para o mercado. Existem inúmeros formatos de conteúdo e cabe a cada empresa explorar aqueles que mais impactam as suas personas. Porém, pesquisas mostram que os vídeos se tornaram o formato preferido dos usuários nos últimos tempos.

De acordo com a ComScore, 91% dos internautas consomem vídeos online e no Brasil temos a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina.

Não se engane pensando que essa estratégia é reservada somente à empresas que possuem grandes orçamentos de marketing. É possível alcançar bons resultados até mesmo com capital reduzido. 

Separamos algumas das vantagens de adotar os vídeos na sua estratégia. Fique de olho e turbine seus canais digitais com essa tendência.

Aumento de engajamento 

Umas das principais vantagens do uso de vídeos na sua estratégia de marketing digital é o alto engajamento gerado nesse tipo de conteúdo. Um levantamento feito pela Contentools revelou que o vídeo é o formato preferido de 34% dos usuários brasileiros de redes sociais. E esse índice é muito superior aos outros formatos, como imagens e textos, por exemplo.

Além disso, você sabia que em apenas um minuto de vídeo, é possível comunicar quase 2 milhões de palavras? Somado a isso, os vídeos reúnem todos os elementos de comunicação essenciais para a aprendizagem, otimizando então as informações e facilitando o consumo.

Aumento de conversões

De acordo com a FastCompany, 90% dos usuários online afirmam que os vídeos ajudam na decisão de compra, ou seja, se sua empresa quer reduzir o tempo do processo, é interessante pensar na utilização dessa prática para aumentar suas conversões.

Isso porque os vídeos ajudam os consumidores a enxergarem melhor o funcionamento e aplicabilidade dos produtos ou serviços que vão adquirir.

Ranqueamento no Google

Você sabia que a inclusão de vídeos nas páginas do seu site pode aumentar as chances de um melhor ranqueamento na hora de apresentar os resultados de busca do Google? E esse benefício acaba gerando um aumento do tráfego orgânico da sua empresa.

Isso ocorre porque os vídeos tem facilidade de adaptação a diferentes dispositivos e são os preferidos do público, já que tratam-se de conteúdos fáceis e práticos de se consumir. Dessa forma, eles se tornaram os queridinhos dos algoritmos dos buscadores.

Esse resultado pode ser notado ao realizar uma pesquisa nas ferramentas de busca. Note que, em boa parte dos primeiros resultados, teremos os vídeos como principais.

Em 2019, um estudo realizado pela Wyzwol, empresa focada na criação de vídeos para marketing, constatou que 84% das empresas que utilizaram uma estratégia de vídeo marketing, perceberam o aumento em suas taxas de tráfego orgânico. 

Branding

Com benefícios como alto engajamento, aumento de conversões e melhores posicionamentos nas redes de pesquisa, vem também o reforço da identidade da marca para o público.

O uso de vídeos é uma ótima maneira de estimular o reconhecimento da sua marca, a construção de um relacionamento com seu público e fortalecimento ainda maior da empresa na memória das pessoas.

Não há nada mais interessante para os setores de comunicação de uma organização, do que ter a marca dela lembrada e reconhecida pelo público, né?

Como usar essa estratégia?

Os vídeos devem estar alinhados com a estratégia de conteúdo da empresa e principalmente com a jornada de compras definida, pois cada etapa da jornada demandará um tipo de conteúdo e abordagem específico.

Por exemplo, um vídeo de topo de funil deve ser bem menos direto na hora de apresentar o seu produto ou serviço, do que um vídeo voltado para o fundo de funil, onde já é o momento da tomada de decisão. Ou seja, antes de trabalhar com depoimentos, cases e demonstrativos, deve-se pensar e conteúdos de topo e meio de funil, baseados em ajudar a entender quem é a empresa e seus propósitos.

Para ficar mais claro, separamos alguns exemplos que podem ser usados nas mais variadas etapas do funil:

  • Institucional: apresentando a empresa, sua visão, missão e valores e fortalecendo o branding;
  • Publicitário: anunciando produtos, serviços e lançamentos;
  • Cases e depoimentos: mostrando o sucesso e satisfação de clientes anteriores;
  • Tutorial: ensinando o público a utilizar os produtos;
  • Live: fazendo cobertura de eventos ou acontecimentos que tenham a ver com a empresa ou com o nicho.

Como podemos notar, as tendências caminham na direção do uso de vídeos e essa estratégia vem apresentando ótimos resultados. Mas para que isso ocorra, é preciso conhecer bem o seu público, a fim de produzir mensagens realmente relevantes para eles.

Com organização e frequência na produção não é preciso grandes investimentos iniciais para ver esse braço do marketing digital da sua empresa deslanchar. Comece a traçar sua estratégia e boa sorte!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora