Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

Sua empresa está preparada para o mercado pós-pandemia?

16 outubro, 2020

A pandemia do novo corona vírus fez com que o mundo mudasse e tivéssemos que nos adaptar às mudanças impostas pela situação. Com isso, alguns padrões foram revistos, tais como: as relações entre as pessoas, o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia, surgimento de novas formas de negócios, o ensino à distância, entre outros. Alguns desses hábitos mudaram e vieram para ficar de vez.

Com tudo isso, certamente o mercado de trabalho pós-pandemia também não será o mesmo de antes. Esse cenário afetou à forma tradicional de trabalho que conhecemos. O trabalho remoto, conhecido como home-office, cresceu repentinamente, e é visto agora como o “novo normal” das empresas.

A maioria dos estados brasileiros está vivendo esse “novo normal”, mas como é esse novo modo de viver e trabalhar? Como conseguir enfrentar a crise deixada pelo COVID-19? Como se adaptar às mudanças que estão vindo? Se você também tem essas dúvidas de como tudo isso irá refletir no mercado pós-pandemia continue a leitura para descobrir.

O novo mercado pós-pandemia

Enquanto que muitas empresas tiveram que fechar as portas, as que sobreviveram à situação, precisaram se reinventar urgentemente tanto no modelo de trabalho com seus colaboradores, como também na tratativa com seus clientes.

As mudanças estão afetando desde negócios locais como empresas grandes, e se atentar a essas mudanças, é um fator crucial para o crescimento das empresas no mercado pós-pandemia. Mas independente do porte da empresa, uma série de mudanças vieram para ficar, algumas delas são:

– Adaptação do modelo de trabalho home-office

– Valorização do marketing digital e estratégias

– Reorganização de espaços físicos

– Reformulação de processos de higienização

– Preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores

– Inovação e aproveitamento da tecnologia

Sabendo disto, é preciso estar preparado para essas mudanças que já estão acontecendo. E como fazer sua empresa está preparada para o que está por vir? Como inovar nesses tempos de crise? A seguir traremos algumas dicas para você saber como agir com seus negócios daqui pra frente.

Novo modelo de trabalho

A mudança mais significativa para as empresas foi no modelo de trabalho remoto. Este formato, segundo a Fundação Getúlio Vargas, deve crescer cerca de 30% no mercado pós-pandemia. O trabalho home-office é considerado mais prático, mais confortável e mais vantajoso, visto que podem gerar uma economia para as empresas. Então, por que não aderir a esta modalidade?

Além da alternativa do trabalho home-office, muitas empresas tiveram que reorganizar seus espaços físicos com métodos de proteção rígidos com alternância de escalas de trabalho de seus colaboradores para evitar o contágio. Também foram impostos processos diários de higienização, fazendo com que todos tivessem que se adaptar às novas regras, principalmente para aquelas empresas com serviços industriais presenciais.

Outra tendência que já vinha crescendo desde então, são os investimentos em marketing digital como estratégias de sobrevivência dos negócios pela internet, tornando-se indispensável no cenário atual.

Investimento no Marketing Digital

Com o isolamento social, o uso da internet em casa pelas pessoas se tornou indispensável para passar o tempo, fazendo com que as empresas mantivessem sua comunicação totalmente voltada aos meios digitais para atrair seu público.

Se antes, muitas empresas já apostavam no marketing digital, agora então, tornou-se essencial ter estratégias e ações para impulsionar seus negócios e sobreviver nesse novo momento. Pesquisas recentes mostram como as vendas online aumentaram nesse período, mostrando que as empresas tiveram oportunidades para se manterem no mundo online.

Isso mostra também que o consumidor está passando por uma mudança de hábitos de consumo, evidenciando a importância de negócios online. Então, se sua empresa oferecer a ele o que ele espera, ele vai comprar. Além disso, é interessante também saber aproveitar o momento para fortalecer a relação de confiança com o cliente.

O novo perfil do consumidor

Como o perfil do consumidor mudou, é fundamental para as empresas traçarem esse novo perfil e atendê-lo de forma rápida, ágil e o mais humanizada possível. O foco maior agora será na experiência que o consumidor terá com a marca, influenciando em uma lembrança que ele terá com ela no mercado pós-pandemia.

Além de investir em marketing digital, sua empresa terá que ter uma comunicação com estratégias de Inbound Marketing, gerando conteúdos que sejam relevantes e atrativos para o público. Entendendo assim o comportamento do consumidor e oferecendo soluções práticas para resolver seus problemas.

Como se preparar para o mercado pós-pandemia

Para colocar tudo isso em prática e fazer sua empresa estar preparada para o mercado pós-pandemia, será necessário fazer as pessoas entenderem o contexto para desenvolverem habilidades comportamentais que ajudarão a lidar com as adaptações e tomadas de decisões mais assertivas dentro das rotinas de trabalho.

Essas tendências já foram previstas pelo futurologista Ian Person em entrevista publicada no Estadão, em que ele destaca que a inteligência artificial, as habilidades emocionais e a capacidade de se relacionar das pessoas serão os pontos mais importantes para o mercado de trabalho após toda essa crise.

Se habituando ao novo normal

Não existe fórmula mágica ou receita para se habituar ao novo normal daqui pra frente. Os profissionais que estarão à frente nos processos de sua empresa precisarão ser flexíveis, ter boa comunicação, espírito colaborativo e capacidade sócio emocional para lidar com todos os desafios que virão.

Reforçando mais uma vez, o mundo mudou e a forma que as empresas conquistarão seus futuros clientes também. O que trará bons resultados será trabalhar com o que a internet traz de possibilidades e investir em estratégias de marketing digital que ajudarão a entender o comportamento do consumidor e proporcionar experiências relevantes adotando boas práticas para alcançá-lo. E ai, vocês estão preparados?



Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora