Saiba quais são as principais tendências de marketing digital para 2022
13 janeiro, 2022Mais um ano que começa e sempre acreditamos que podemos fazer melhor do que o que passou, não é? E podemos mesmo! Como todo início de ano, nós, profissionais de marketing, precisamos analisar as novidades que aconteceram no ano anterior e as que serão tendência no ano que chega, para, assim, aproveitarmos as oportunidades que podem surgir.
Para o ano de 2022, algumas das tendências de marketing digital já foram bem definidas com a pandemia de Covid-19, como as mudanças no comportamento do consumidor e nos formatos e processos de trabalho (o home office e o modelo híbrido, por exemplo). Mesmo diante desses acontecimentos, o marketing digital está passando por constantes mudanças ao longo dos anos e temos que estar atentos a elas.
Para qualquer profissional de marketing, conhecer as tendências que ditarão o novo ano significa estar um passo à frente da concorrência e organizar/sistematizar direitinho as estratégias e táticas a serem utilizadas no decorrer de 2022 pode ser um grande diferencial. Por isso, pesquisar bem e se planejar com antecedência é o melhor caminho para fazer seu negócio crescer e prosperar nesse novo ano.
Para te ajudar – e a nós também –, listamos as principais tendências de marketing digital para 2022, as quais acreditamos serem as mais relevantes para você estar preparado para o que vem por aí e fazer os ajustes necessários em seu negócio.
Mais um ano de muitos desafios e mudanças
O ano de 2021, como o de 2020, foi de muitos desafios e mudanças por conta da pandemia, mas, com a vacina, estamos avançando e a retomada de algumas atividades presenciais (como eventos sociais, trabalho em escritório e aulas presenciais, entre outros) já está acontecendo.
A redução do isolamento social é uma esperança para a volta à vida normal, mas, obviamente, teremos adaptações. Várias mudanças foram previstas – algumas já estão até sendo implementadas – em termos de estratégias de marketing digital: teremos novas ferramentas, recursos e formas de trabalhar em 2022.
As tendências de marketing digital para 2022
Listamos a seguir algumas das principais tendências de marketing digital para o ano que se inicia e que promete muito! Aproveite para utilizá-las em seu negócio!
1. Eventos presenciais e híbridos
Com a possibilidade das pessoas voltarem a se encontrar pessoalmente, a expectativa para que os eventos sociais voltem a acontecer é grande, ainda que com os cuidados necessários e protocolos de saúde, como o uso de máscara obrigatório e comprovante de vacina. Mas isso já é um grande avanço.
Com a realização de eventos, palestras, webinars, cursos e feiras de diversos setores, além de aulas presenciais em escolas e faculdades, a economia começará a melhorar e, aos poucos, as oportunidades de emprego também. Mas há um fator relevante nessa história: as pessoas ficaram acostumadas a eventos virtuais. O conforto, a praticidade, a economia e a agilidade da “vida online” ganharam a preferência de grande parte da população.
Por isso, muitas empresas já estão organizando suas atividades de forma híbrida: o trabalho sendo realizado alguns dias em casa e outros no escritório. E os eventos, em geral, também estão acontecendo dessa forma – presencialmente, com transmissão ao vivo pela internet. Isso já é tendência desde o final de 2021. Assim, as pessoas têm a opção de assistirem através dos dois formatos, vivendo duas experiências totalmente diferentes, mas que conversam entre si.
2. Novos hábitos de vida
Mesmo que a vida presencial volte aos poucos, alguns hábitos adquiridos na pandemia permanecerão. Tivemos que nos adaptar a realizar várias atividades de forma virtual, não é mesmo? Agora, vamos voltar a fazê-las de forma física e continuar no mundo virtual também.
Do mesmo modo que os eventos agora serão híbridos, atividades como compras, estudos e trabalho poderão ser feitas on-line ou presencial (como antes). Um novo estilo de vida será adotado no pós-pandemia e as empresas precisam estar atentas para aproveitar as oportunidades de marketing digital que surgirão.
3. Proporcionar experiências mais aprimoradas
A pandemia também trouxe experiências diferenciadas de aprendizado e superação. E, claro, houve uma mudança drástica no comportamento do consumidor neste período, que já passou por vários processos e continua sofrendo mudanças na hora de comprar.
As empresas precisarão pensar em novas estratégias para atrair sua audiência e chamar a atenção. O público está cada vez mais disperso e seletivo e precisa ser persuadido com experiências mais aprimoradas de conteúdo, produtos, serviços e relacionamento humanizado.
4. Marketing de conteúdo como foco
Antes da pandemia, já vivíamos uma era de “criadores de conteúdo” na internet e, agora, praticamente no pós-pandemia, já conhecemos isso muito bem. Marcas e influenciadores estão nos canais digitais criando conteúdo para atrair seus públicos e engajá-los. Por isso, continue com o marketing de conteúdo como foco nas estratégias de marketing digital da sua empresa e estabeleça um relacionamento de fidelização com a sua audiência.
É cada vez mais comum empresas de diversos setores terem em seus sites uma seção de blog com publicações frequentes de artigos tirando dúvidas e proporcionando soluções dos mais variados assuntos para os seus leitores. O uso de e-mails marketing na comunicação com leads também é algo bastante usado pelas empresas e deve continuar sendo trabalhado em 2022, além das publicações em redes sociais.
5. O entretenimento e o humor em alta
Depois de passarmos por um período turbulento de notícias e acontecimentos tristes, o que as pessoas mais desejam são momentos de descontração e lazer. Atualmente, o tipo de conteúdo que reina nas redes sociais é aquele relacionado ao entretenimento e ao humor. Então, é preciso investir neste tipo de conteúdo.
Mesmo que a sua empresa seja mais formal, encontre um equilíbrio entre os posts que apresentam informação séria e os que apenas divertem. Planeje bem este tipo de conteúdo, inserindo-os na sua comunicação de forma inteligente, neste momento de “relaxamento”, reforçando a presença digital da sua marca.
6. Priorizar os conteúdos em vídeo
Você já sabe que, atualmente, os conteúdos em vídeo são o “chamariz” das redes sociais, não é? Principalmente no Instagram e no TikTok, as duas redes sociais mais “badaladas” do momento, que sempre apostam em formatos diferentes de conteúdos. Cada vez mais, essa tendência mostra-se ser a preferência dos usuários e tende a ser mais explorada pelos canais digitais.
No Instagram, há diversas modalidades de vídeos: stories, reels, vídeos ao vivo e vídeos no feed de até 1 minuto. Também é possível inserir figurinhas, áudios modificados e filtros, (disponíveis também no TikTok). Os vídeos nas redes sociais são um formato de conteúdo que veio para ficar e que traz bastante visibilidade para quem os utiliza.
Agora que você já conhece algumas das principais tendências de marketing digital para 2022, é hora de se preparar para aderi-las! Comece seu planejamento para saber aproveitar bem as tendências desse novo ano e comece com o pé direito! Precisa de uma mãozinha? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo!