Conheça algumas das tendências de Marketing digital em 2023
13 abril, 2023Estamos em abril e, já já, chegamos à metade do ano… A impressão que temos é que o tempo está passando muito rápido, não é mesmo? E será que você já conseguiu colocar em prática o planejamento de 2023 e a execução das estratégias da sua empresa para este ano? O Carnaval já passou, e não temos mais a desculpa de que o ano só começa depois da folia… Então? Vamos fazer melhor do que o ano que passou e colocar, de fato, a mão na massa?
Para isso, é preciso alinhar objetivos, metas e planos para alcançar os resultados estipulados e, certamente, é necessário agir desde já. Para começar, nada melhor que ficar por dentro das novidades do mundo do marketing digital em 2023 e, assim, poder aproveitar da melhor forma as oportunidades que surgirem. Estar atualizado com as tecnologias, inovações e estratégias do momento vai auxiliar seu negócio a conquistar novos clientes, a obter mais reconhecimento no mercado e a destacar-se da concorrência.
Trouxemos algumas das tendências que já estão fazendo sucesso nesse início de 2023 e que continuarão em alta por todo o ano para você conhecer, analisar e se preparar para o que está por vir. Continue lendo este texto até o final e descubra nossas dicas!
As mudanças que estão acontecendo
Com a evolução da internet e de diversas ferramentas digitais ao longo do tempo, a presença on-line de empresas de variados portes e segmentos tem aumentado bastante. Você deve ter percebido que somente ter perfis para a sua marca nas redes sociais e criar conteúdos simples e anúncios esporádicos já não é o bastante para ganhar visibilidade no mercado – é preciso fazer mais.
A construção e a manutenção de uma marca no ambiente digital não é uma tarefa simples, especialmente considerando esse cenário em que vivemos, de constante evolução. Estratégias que há alguns anos traziam resultados positivos podem não surtir mais o mesmo efeito atualmente, e estar atento às novidades é o que as empresas devem fazer para saírem na frente.
Por isso, trouxemos para você algumas das tendências de marketing digital que estão bombando atualmente e que irão repercutir agora em 2023. Então, vamos pôr em prática as estratégias mais apropriadas ao seu negócio?
1. Investimento em marketing digital
Uma das maiores tendências de todos os tempos é a utilização do marketing digital. E um dos principais motivos para isso é a crescente conscientização dos benefícios que essa estratégia traz, os quais não são restritos ao ambiente virtual.
O marketing digital ajuda a alcançar um público maior, mais específico e mais qualificado, além de auxiliar na construção da imagem e da reputação das empresas, o que faz toda a diferença para que um negócio seja reconhecido pelo público na hora da aquisição de um produto ou contratação de um serviço.
2. Conteúdo pertinente, original e criativo
A produção de conteúdo ganhou bastante força nos canais digitais e aquela propaganda tradicional, que tem como foco falar profundamente do produto para conseguir vendê-lo “de cara”, não é mais tão interessante para as marcas.
O público procura por informações que atendam às suas necessidades e resolvam seus problemas. Ele sabe o que precisa, de fato, e não compra mais um produto ou serviço assim, “de primeira”.
O marketing de conteúdo traz formas criativas para atrair clientes, oferecendo informações relevantes e de qualidade. Ele coloca o público como foco principal, demonstrando que as empresas se importam com suas dores, desejos e opiniões. E é isso que conquista novos clientes e fideliza os “da casa”.
3. Vídeos curtos
Uma tendência que só cresce e, este ano, continua em alta é a criação de conteúdo com vídeos. E melhor ainda se eles forem curtos, objetivos e diretos. Eles passam a mensagem rapidamente e, hoje, se há algo que é supervalorizado é o tempo, não é mesmo?
As redes sociais mais populares do momento – Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn e YouTube – possuem diversos formatos e funcionalidades para conteúdos em vídeos, e esse tipo de conteúdo prioriza a entrega para os usuários, melhorando o alcance das marcas que o utilizam.
4. Marketing de Influência
Não é uma tendência tão nova assim, mas vem sendo cada vez mais utilizada. E não apenas por empresas de grande porte, mas também por microempresas – e principalmente por elas –, pois a visibilidade e as várias possibilidades que os influenciadores digitais oferecem são ótimas.
O Marketing de Influência é uma estratégia em que indivíduos influenciam outros indivíduos a acreditarem ou a fazerem algo, passando credibilidade a um público específico. Dessa forma, as marcas contratam influenciadores digitais para indicar seus produtos ou serviços para suas audiências, realizando novos negócios e alcançando maior reconhecimento.
5. Atividades híbridas
Depois do longo período de isolamento social devido às medidas de proteção impostas pela Covid-19, retomamos há pouco tempo com as atividades presenciais (como aulas escolares, trabalho presencial, lojas físicas abertas e eventos esportivos), mas as atividades digitais às quais tivemos que nos adaptar durante a pandemia (como o modelo de trabalho home office, compras on-line e aulas EAD) não foram substituídas. Então podemos dizer que, atualmente, temos os dois formatos disponíveis, presencial e on-line, e as experiências híbridas estão ganhando cada vez mais espaço.
Por isso, sugerimos investir em atividades híbridas para o seu negócio, mesmo que o forte para a sua marca seja a presença digital. Eventos, campanhas e outras atividades presenciais são interessantes para integrar colaboradores, stakeholders e clientes.
Além disso, você pode transmitir suas atividades on-line em tempo real, otimizando recursos e rompendo barreiras geográficas, ampliando a visibilidade da sua empresa dentro do seu mercado de atuação e unindo as duas formas de atividade.
6. Tráfego orgânico
Além de criar conteúdo original e de qualidade, também é interessante pensar na visibilidade desse conteúdo. Um dos maiores erros que as empresas cometem é focar apenas na mídia paga e não dar muita atenção para o tráfego orgânico.
Claro que investir em anúncios traz um bom retorno, pois eles permitem atingir uma quantidade grande de pessoas em um curto espaço de tempo, mas as estratégias orgânicas, apesar de demorarem um pouco mais para apresentar resultados, tendem a gerar um engajamento mais espontâneo com a audiência.
Uma outra tendência de marketing – também não tão nova assim – são as estratégias de SEO. Além de serem uma boa forma de investir em tráfego orgânico, elas têm como objetivo otimizar páginas na web para que sejam facilmente encontradas pelos usuários nas melhores posições dos mecanismos de busca, como o Google.
7. Inteligência Artificial
Uma das maiores tendências de todos os tempos, sem dúvida. A Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite automatizar processos, personalizar a experiência do usuário, solucionar problemas através da combinação de dados e muito mais. Ela pode ser entendida como a capacidade de máquinas pensarem e trabalharem como seres humanos de maneira autônoma.
Essa estratégia reúne muitas funcionalidades e diferentes aplicações para o nosso cotidiano, como o uso de chatbots, machine learning, assistentes de voz e ferramentas de reconhecimento de rosto e voz humanos, entre outras.
8. Marketing baseado em dados
E, por último, mas não menos importante, citamos o marketing baseado em dados, que permite adquirir informações relevantes, mapear as atividades dos usuários e, assim, identificar tendências de comportamento. Dessa forma, as marcas conseguem elaborar estratégias de marketing mais assertivas, impactando os consumidores no momento mais decisivo da jornada de compras.
Por isso, a coleta de dados é extremamente necessária, muito mais nos dias atuais, pois, com os dados em mãos, é possível analisá-los e transformá-los em conhecimento para pensar e realizar as melhores ações para obter bons resultados para o seu negócio.
Agora que você já conhece algumas das tendências de marketing em 2023, as quais, provavelmente, prevalecerão pelos próximos anos, que tal começar a investir nelas? Não sabe por onde começar? Não se preocupe, que nós te ajudamos. Entre em contato conosco!