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Como o machine learning pode ajudar nas estratégias de marketing?

20 agosto, 2020

Em uma era em que a produção de dados dobra a cada dois anos, o machine learning e a inteligência artificial acabam se tornando ferramentas imprescindíveis para o marketing.

Afinal de contas, é possível analisar todo esse volume de dados e garantir insights valiosos para o crescimento do seu negócio? Como garantir a entrega de resultados melhores?

Entender mais sobre o machine learning é essencial para responder a essas perguntas e, neste post, explicamos tudo que você precisa saber e como ele pode ajudar nas suas estratégias de marketing. Confira!

O que é Machine Learning?

O machine learning pode ser traduzido, literalmente, como aprendizado da máquina e se trata exatamente da habilidade das máquinas, hoje em dia, serem capazes de adquirir aprendizado através da experiência, sem que haja a necessidade de programação prévia ou de intervenção humana.

Esse processo de aprendizado se dá, basicamente, através da análise de uma grande quantidade de dados. Com esses dados, a máquina é capaz de identificar padrões de forma extremamente precisa.

Em um mundo cada vez mais digital em que tudo se torna mensurável e cada vez há mais dados disponíveis para análise, o machine learning se torna essencial.

3 vantagens do uso do machine learning no marketing

Como já dissemos anteriormente, o machine learning vem ganhando espaço diante da necessidade de analisarmos a enxurrada de dados produzida diariamente no meio digital e, com a necessidade cada vez maior de basear decisões em dados, um dos setores que mais se beneficia dessa tecnologia é o Marketing.

Para te ajudar a entender melhor essa relação, explicamos 3 grandes vantagens geradas pelo machine learning no Marketing que você precisa conhecer agora!

Analisar dados de maneira mais precisa

A quantidade de dados relevantes para a análise de comportamento do consumidor na internet é enorme! Cada comentário e curtida nas redes sociais e cada busca por um produto ou serviço se torna mais uma forma de entender os problemas e necessidades do público.

O machine learning permite que todos esses dados sejam analisados de forma rápida e altamente precisa, proporcionando insights valiosos que não seriam possíveis sem essa análise em massa.

Personalizar a comunicação

Já imaginou conseguir se comunicar de forma ainda mais certeira com seu público? O machine learning permite a análise do perfil dos consumidores e garante uma comunicação mais eficiente e mais adequada.

Assim, você consegue utilizar a linguagem adequada e saber quais Leads estão qualificados para fazer a oferta certa, de acordo com a fase em que eles se encontram na jornada de compras.

Conhecendo melhor o público, as marcas ganham a habilidade de se relacionar de forma cada vez melhor e mais precisa.

Automatizar processos

Uma das maiores vantagens de contar com o machine learning é a automatização de processos. Com ele, você pode, por exemplo, garantir a qualificação de Leads de maneira mais exata de acordo com uma análise mais completa da sua base de dados.

Além disso, você pode mandar e-mails em massa sem perder a personalização, já que vários dos seus Leads possuem perfil semelhante e estão nas mesmas fase da jornada de compras. Isso evita que você perca tempo disparando e-mails individualmente ou faça uma oferta a um Lead que ainda não está pronto.

As possibilidades e vantagens do machine learning para o marketing se mostram incontáveis, proporcionam uma comunicação cada vez mais exata e se tornam cada vez mais acessíveis, não se limitando a grandes empresas no mercado.

Como aplicar o machine learning no dia a dia do seu negócio

Já deu para entender o quanto é vantajoso investir em soluções que se utilizam do machine learning no marketing.

Aqui, vamos falar como, de fato, colocar todas essas aplicações em prática e garantir um retorno cada vez melhor para o seu negócio.

Anúncios mais certeiros

Como já dissemos anteriormente, o machine learning permite uma análise aprofundada de dados em massa na internet, garantindo mais precisão na hora de traçar perfis adequados para seus anúncios.

Isso significa que o investimento em anúncios vai ser feito de forma mais precisa, garantindo que você atinja pessoas muito mais prováveis de realmente adquirirem seus produtos ou serviços.

Sistemas de recomendação

Já entrou em uma plataforma de streaming, por exemplo, e viu uma nova sugestão de filme ou série que era muito compatível com o que você gosta?

Esse é um dos melhores exemplos de como funciona um bom sistema de recomendação: com base no seu comportamento comprando um produto ou utilizando um serviço, o sistema vai lá e recomenda outros itens que sejam semelhantes ou foram adquiridos por pessoas com comportamento parecido com o seu.

Os dados coletados de várias pessoas permitem que o sistema de recomendação entenda o perfil dos usuários e indique aquilo com maior probabilidade de ser consumido de acordo com os comportamentos.

Chatbots

O machine learning também permite a criação de chatbots que fazem o atendimento do cliente de acordo com as necessidades dele, a qualquer momento. Esses chatbots também são capazes de aprender e melhorar com o tempo, de acordo com a interação com os usuários.

Eles são cada vez mais comuns no atendimento de sites que prestam serviços e vendem produtos como, por exemplo, a Lu do Magazine Luiza.

Além de tudo, a interação dos usuários com um chatbot gera uma ótima base de dados que permitem entender as principais dúvidas e necessidades do seu cliente e gerar melhorias não só na comunicação como também em diversos produtos e serviços.

Já deu para entender que o machine learning e o marketing já andam de mãos dadas há um bom tempo, não é? Aprender a aplicar a ferramenta na prática é, de fato, uma habilidade essencial exigida para quem quer ser ou continuar sendo referência no marketing digital.

Precisa de ajuda para aplicar o machine learning nas suas estratégias? Fale com a gente e garanta insights valiosos para o seu negócio!


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