Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Tecnologia

A nova realidade do mundo pós-pandemia

27 maio, 2022

Dois anos e alguns meses depois do início da pandemia da Covid-19, podemos dizer que somos “sobreviventes” desse acontecimento global, que trouxe diversas mudanças para a sociedade – e que ainda está trazendo. O trabalho remoto, compras on-line e educação a distância são alguns exemplos dessas mudanças.

E, mesmo depois de quase toda a população já ter sido vacinada (idosos, adultos, jovens e crianças), o vírus continua entre nós, pois, bem como o vírus da gripe, o coronavírus circula pelo ar. Mas, felizmente, podemos dizer que estamos vivendo com mais flexibilidade após a vacina: o medo que sentíamos no início da pandemia já foi bastante atenuado.

Apesar de o cenário de incertezas instaurado ainda permear nosso cotidiano nesse período de pós-pandemia, já vivemos comportamentos do “novo normal” e podemos identificar diversos indícios de uma nova realidade. Vamos conferir?

“Novo normal”, mas nem tão normal assim

Após a vacinação e a diminuição dos casos, chegamos, finalmente, ao fim do isolamento social e à flexibilização das atividades presenciais. O uso de máscara passou a ser facultativo: não é mais obrigatório em locais fechados e sua utilização é sugerida apenas para pessoas não vacinadas, de grupo de risco e/ou com comorbidades. Mas o comprovante de vacinação continua sendo solicitado em locais onde há aglomeração.

Artistas voltaram a fazer shows, aulas presenciais foram retomadas, eventos corporativos voltaram a acontecer e até rolou um carnaval fora de época, na Marquês de Sapucaí, depois de dois anos. 

Enfim, a população está um pouco mais “tranquila” com relação ao vírus, mas as dificuldades as quais o país já enfrentava antes da Covid-19 – como o desemprego, a inflação e o preço da gasolina, entre outras – aumentaram. Entretanto, a coragem de viver e de enfrentar os mais diversos problemas é algo a ser destacado nesse período de pandemia.

Novos hábitos e rotina modificada

O ser humano tem, naturalmente, necessidade de se relacionar, e o isolamento social durante a pandemia provocou algumas mudanças de hábitos, necessárias para que esse relacionamento pudesse continuar, de alguma forma, a acontecer. Essas mudanças acabaram tornando-se permanentes em nossas vidas.

Como exemplos, podemos citar as videoconferências, consultas médicas e aulas on-line, além de diversas formas de entretenimento. Encontros virtuais já são considerados um meio normal de conexão. As redes sociais também foram fundamentais nesse período, para que as pessoas pudessem se relacionar umas com as outras virtualmente e não se sentissem tão sozinhas por conta do isolamento social.

A forma de consumirmos também mudou: durante a pandemia, as compras on-line passaram a ser um hábito. O e-commerce apresentou um crescimento exponencial nesse período e, hoje, tornou-se rotina. 

O mercado de trabalho também sofreu mudanças estruturais: o formato remoto prevaleceu durante todo o período de pandemia e, atualmente, o modelo mais adotado pelas empresas é o híbrido, com alguns dias presenciais e outros em casa.

Com isso, a gestão de projetos, as remunerações e as relações de hierarquia tornaram-se menos rígidas, tornando o ambiente de trabalho das organizações mais saudável e colaborativo.


Temas levados em consideração

Além de todas essas mudanças, temas relevantes para a sociedade passaram a ser mais discutidos durante a pandemia: empatia, racismo, desigualdade social, violência doméstica e com a mulher, autocuidado, saúde mental e inteligência emocional, entre outros, são alguns exemplos. A consciência social ganhou destaque, bem como a representatividade e a ética moral.

Assuntos que geraram ótimas oportunidades para que as marcas pudessem criar uma conexão com seus públicos nas redes sociais e que, ao que parece, permanecerão em alta, pois, cada vez mais, são considerados mais importantes. Portanto, as marcas devem ficar atentas e continuar abordando esses temas para gerar oportunidades de relacionamento com suas audiências.

O contínuo crescimento da tecnologia

A tecnologia também se desenvolveu bastante na pandemia: ela foi primordial para a realização de diversas tarefas durante o isolamento social, como o trabalho remoto, compras on-line, videoconferências, aulas a distância e várias outras.

As transformações digitais foram essenciais para que a população pudesse fazer pagamentos, comprar em supermercados e adquirir roupas e remédios, entre outras necessidades. Hoje, basicamente, tudo pode ser feito on-line. 

Bem, é claro que estamos, atualmente, ainda mais dependentes da tecnologia. E essa dependência continuará a crescer, não há dúvida. Mas ela foi, indiscutivelmente, de grande ajuda para a nossa sobrevivência em tempos tão difíceis.

Agora que você já leu um pouco sobre a nossa realidade no pós-pandemia, é hora de rever conceitos e se reprogramar para os novos tempos. A pandemia transformou nossa sociedade e os impactos dela foram irrevogáveis, mas sempre houve esperança de que tudo se resolveria, não é mesmo? Conseguimos! Enfrentamos as dificuldades e, agora, podemos viver o nosso “novo normal” (nem tão normal assim…).


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?