Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

Como escolher o melhor momento para postar nas redes sociais?

23 julho, 2020

Com certeza, você já se perguntou qual seria o melhor horário para postar nas suas páginas, não é mesmo? E essa é uma pergunta que faz todo sentido para a sua estratégia! Afinal, disponibilizar postagem na hora em que a sua audiência está online pode fazer toda a diferença, especialmente para as seu engajamento orgânico. 

Por isso, é importante descobrir os melhores horários para publicação das suas postagens. Especialmente porque, com certeza, você trabalhou pesado para que o post dissesse aquilo que você quer passar para o seu público, não é mesmo?

Então, se você quer entender se está postando no horário certo, acompanhe este post!

Por que é importante postar no horário certo?

É importante que você consiga disponibilizar seu conteúdo quando a maior parte do seu público irá vê-lo, certo?

Além disso, você também não quer se inoportuno com a sua audiência, não é mesmo? Não basta somente ter assuntos que as interessem, mas que também façam sentido no horário disponibilizado. 

E vale lembrar que cada rede também apresenta suas especificidades. 

Como descobrir os horários ideais?

Acabamos chegando à pergunta que todos querem a resposta: “como descobrir o horário ideal para realizar as suas postagens?”

Vamos entender abaixo quais são os passos para chegar nessa resposta? 

Antes de mais nada, é preciso avisar que não existe uma fórmula mágica para isso, e precisará do seu esforço e empenho em continuar analisando com frequência. 

Conheça sua persona

Pode até parecer clichê começar por este tópico, mas o consumidor é o ponto central para que você consiga montar sua estratégia. Então, chega aquela pergunta: você realmente conhece a sua persona? Não estamos falando somente de saber dados demográficos, mas como ela se comporta, como se posiciona, quais são seus hábitos. 

Entender isto é fundamental para você começar a descobrir quais serão os melhores horários para falar com ele, utilizando momentos que ele não esteja estudando ou trabalhando, por exemplo, que é quando ele poderá te dar uma atenção especial.

Onde está o seu público?

Agora que você já sabe qual é o comportamento da sua persona, você também deve estar atento para compreender em quais canais sociais ele está presente. 

Ou seja, você precisa saber se a sua audiência realmente está presente nas redes que você está trabalhando. E quando dizemos presente não é somente cadastrada, mas se a utliza de fato e quando a utiliza. 

Usar a análise das plataformas

As plataformas possuem várias informações que podem gerar vários insights para a sua estratégia e uma delas são informações relacionadas aos horários de engajamento das suas páginas!

Vamos conhecer abaixo um pouco mais dessas redes:

Facebook

Com certeza, você está por dentro das constantes mudanças nos algoritmos do Facebook que acabam dificultando a exibição de postagens de páginas de forma orgânica, não é mesmo? Então para que o seu engajamento não pago dê certo é preciso bastante estratégia e esforço.

O Facebook conta com uma área na qual você pode identificar como a sua audiência engaja. Assim, é possível identificar os melhores horários para as suas postagens. 

Instagram

O Instagram também é uma rede super utilizada, não é mesmo? E ela traz consigo uma ferramenta de Analytics com a qual você pode entender várias particularidades do público que te segue e interage com você.

Assim, utilizando o Instagram for Business, você consegue não só identificar o tipo de perfil do seu seguidor, mas também os horários que eles mais acessam esta rede. Legal, né?

Com isso, você já pode começar a explorar seus horários. 

Faça seus testes

Para que você possa de fato entender a melhor faixa de horário para postar, é preciso fazer testes. O que pode dar certo para uns, com certeza pode dar muito errado para outros. Tenha isso em mente.

Depois de entender a sua audiência e conhecer as plataformas, então é hora de você planejar como fará os testes para entender os melhores horários. Faça uma planilha e escolha os dias e horários que você acredita ser o melhor e comece!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora