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O que é Marketing de Influência e como utilizar essa estratégia em seu negócio

28 janeiro, 2022

Com certeza você, como um bom profissional de marketing digital e que procura ficar por dentro das tendências da área, já ouviu falar na estratégia de Marketing de Influência. Essa estratégia está super em alta no mundo digital, cada vez possui mais aderentes e tem apresentado ótimos resultados em sua utilização.

Podemos observar a importância dessa nova tendência em uma pesquisa realizada pela Ibope Inteligência em 2019, que apontou que 52% dos internautas brasileiros seguiam algum influenciador digital em suas redes sociais, já mostrando a relevância dessa estratégia no mundo corporativo alguns anos atrás. Hoje em dia esse número deve ter aumentado bastante e, com certeza, muita gente segue diversos tipos de influenciadores digitais em suas redes, tendo até seus favoritos.

Hoje vemos que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores. É interessante entender como essa estratégia pode ser útil, tanto para trazer vendas como visibilidade e reconhecimento para uma marca. Por isso, confira neste post tudo sobre Marketing de Influência, como essa estratégia pode se encaixar em seu negócio e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Primeiro vamos entender: o que é o Marketing de Influência

O Marketing de Influência é formado pelos influenciadores digitais, que são pessoas que exercem ações de influência sobre um público fiel que os acompanha, indicando ou sugerindo coisas para quem acredita e confia neles. Dessa forma, eles conseguem influenciar para que tomem alguma decisão, como, por exemplo, adquirir um produto ou serviço simplesmente pela indicação deles, que disseram que usam ou já usaram tal produto ou serviço de determinada empresa.

O influenciador se comunica com seu público e os convence de que algo é bom, que é melhor e que ele mesmo usa e comprovou isso, convencendo-o a acreditar na sua mensagem. Além disso, os influenciadores hoje em dia são pessoas reconhecidas no meio digital, que transmitem confiança e posicionamento para quem os acompanha, tornando-os pessoas engajadas e influenciáveis, fazendo com que muitas marcas se beneficiem dessa estratégia.

A importância do Marketing de Influência

Só para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países em que a população passa mais tempo conectada à internet e grande parte desse tempo é gasto dentro das redes sociais. Nesse mundo conectado nas redes sociais estão os influenciadores digitais, que nada mais são do que também criadores de conteúdo que promovem a si mesmos.

Como já falamos, os consumidores levam em consideração a opinião de influenciadores que eles seguem e acreditam para tomarem algum tipo de decisão de compra, evidenciando seus interesses, seus hobbies e a linguagem utilizada entre eles. Esse relacionamento entre consumidor e influenciador gera uma afinidade e uma aproximação de confiança, fazendo com que as pessoas adquiram algum produto ou serviço indicado por influenciadores que são suas personalidades favoritas.

Com isso, percebemos a força que o mercado de Marketing de Influência vem ganhando cada vez mais e o poder que possui para aumentar a visibilidade de uma marca e, consequentemente, suas vendas.

Vantagens que o Marketing de Influência traz

O Marketing de Influência pode gerar inúmeras vantagens e possibilidades para um negócio. Uma das principais, além de trazer vendas, é a oportunidade de poder alcançar um público maior com a divulgação por meio de influenciadores, obtendo, dessa forma, um aumento no número de impressões vindas de pessoas que possivelmente não conheciam tal marca e, consequentemente, podendo aumentar também a quantidade de seguidores nas redes sociais.

Outras vantagens que o Marketing de Influência traz são:

– Aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI);

– Aumento da taxa de conversão;

– Aumento da base de leads;

– Aumento da percepção de marca;

– Aumento de alcance e engajamento nas redes sociais.

Quem são e como identificar os influenciadores digitais?

O universo de influenciadores digitais hoje é composto por blogueiros de moda e maquiagem, celebridades da TV, música e cinema, gamers, dicas de viagens, decoração, entre outros. Esses influenciadores, além de indicarem produtos e serviços de empresas, dão dicas de uso e até mostram tutoriais, aproveitando as funcionalidades das redes sociais.

Esse tipo de conteúdo atrai bastante o público que acompanha tais influenciadores, que gosta de assistir e se entreter com eles. Essas pessoas detêm o poder de influenciar várias outras pessoas com muita facilidade, apenas usando seus canais de comunicação e, muitas vezes, de forma orgânica, sem precisar usar mídia paga.

Sabendo disso, as marcas precisam ser rápidas e estar atentas ao escolher os melhores influenciadores para fazer essas parcerias, aproveitando o “timing” do momento, como coisas que viralizaram, memes e assuntos relacionados aos influenciadores escolhidos. Dessa forma, a visibilidade de uma marca aumentará com a repercussão e o engajamento que o influenciador certo poderá trazer para ela.

Como escolher os influenciadores certos para sua estratégia de Marketing de Influência?

Em primeiro lugar, é preciso saber que para uma estratégia de Marketing de Influência não é necessário ir tão longe e nem se preocupar em ter muita verba para investir. Você não precisa contratar os maiores influenciadores da internet para divulgar seu negócio, até porque realmente, neste caso, fica bem mais caro. O importante é encontrar o influenciador ideal de acordo com seu objetivo, seu público e, é claro, seu orçamento.

Hoje em dia o marketing digital está cada vez mais acessível e mais inteligente e ações bem pensadas de marketing não precisam mais ser gigantes ou demandar muita verba para investir. Contanto que o profissional saiba, de fato, o que quer e o que precisa ser feito para seu negócio, ele consegue alcançar os resultados desejados.

E isso também está atrelado aos influenciadores da internet, sabendo onde se quer chegar, fica mais fácil escolher os ideais de acordo com seu segmento e que façam sentido para sua marca. É preciso mapear quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores, quais os tipos de conteúdo que eles acompanham e suas preferências.

E reforçando: é preciso levar em consideração o objetivo da sua campanha de Marketing de Influência, o tamanho da sua empresa e da sua verba.

Como fazer uma campanha de Marketing de Influência

Agora que você já sabe o que é Marketing de Influência, sua importância e como escolher os melhores influenciadores digitais para seu negócio, é preciso entender como fazer na prática essa estratégia. O primeiro passo é fazer uma pesquisa com seu próprio público e entender quais são as referências de influenciadores que eles têm e descobrir como eles são influenciados em suas decisões. Entender o comportamento do público em relação ao consumo de conteúdo na internet é essencial.

Depois disso, você deve pesquisar também e entrar em contato com tais influenciadores e viabilizar as possibilidades de parcerias. A grande maioria deles trabalha apenas com essas parcerias, que são feitas com empresas que os contratam para divulgar seus produtos e serviços em seus nichos. Feito isso, você conseguirá junto de sua equipe criar as melhores e mais eficientes estratégias de Marketing de Influência de acordo com as necessidades de sua empresa e de seu público, alcançando resultados incríveis.

Quer começar a utilizar a estratégia de Marketing de Influência na sua empresa e não sabe como começar? Saiba que pode contar com a gente para ajudá-lo nessa tarefa! É só entrar em contato que nosso time de especialistas o atenderá da melhor forma!


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