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Como saber quais as melhores redes sociais para seu negócio?

26 novembro, 2020

Quando as redes sociais surgiram, rapidamente se popularizaram. Hoje, cada vez mais, milhares de pessoas as utilizam para se relacionarem umas com as outras, seja compartilhando fotos e vídeos com amigos ou acompanhando as tendências e acontecimentos do mundo.

Certamente você já ouviu falar como é importante para uma marca estabelecer uma presença ativa nas redes sociais. Hoje em dia, as redes são utilizadas tanto por pessoas comuns como por marcas que divulgam seus negócios.

Existem várias redes sociais, cada uma com suas particularidades, mas para as empresas é importante saber exatamente em quais investir e que ações realizar para conseguir alcançar seus objetivos.

Que tal entendermos o porquê de utilizar as redes sociais e descobrir quais são as melhores para o seu negócio? Continue lendo este post!

A importância das redes sociais para uma marca

É muito difícil encontrar uma pessoa que não possua conta em nenhuma rede social atualmente. Segundo pesquisa feita pelas empresas Hootsuite e We Are Social, e de acordo com o site Super Abril, metade do mundo já usa as redes sociais, ou seja, um total de 3,5 bilhões de usuários. É ou não é muita coisa?

Com toda essa quantidade de usuários nas redes sociais, as marcas encontraram uma ótima oportunidade para se comunicarem com seus clientes. Além, é claro, da possibilidade de atrair novos e ainda criar autoridade de marca.

Dessa forma, as redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais nas estratégias de marketing digital. A seguir, confira algumas dicas para saber em quais redes sociais sua marca deve estar inserida e como utilizá-las a seu favor.

Descubra onde seu público está

Uma das principais razões para saber em quais redes sociais sua empresa deve estabelecer presença, é saber onde o seu público-alvo está, ou seja, quais ele usa, que assuntos ele está interessado e como fazer sua empresa ser vista por ele nas redes que ele utiliza.

Você só saberá o que fazer conhecendo bem como é a sua audiência, tanto características demográficas como: região, faixa etária e sexo, como também, comportamentos e preferências, para assim poder entregar o que a sua persona procura.

Por isso, pesquise e analise bem o público do seu negócio e produza o conteúdo que lhe interessa no momento e lugar certo, neste caso, nas redes sociais certas.

Pense no conteúdo dentro das redes 

Depois de descobrir quais redes sociais o seu consumidor utiliza, como já falado anteriormente, é preciso saber que tipo de conteúdo interessa a ele. Para produzir o conteúdo adequado ao público do seu negócio, você deve pensar como ele. Faça perguntas como: o que o consumidor da minha marca gosta de fazer? O que ele procura? Quais são seus gostos e preferências? Dessa forma, você descobrirá exatamente que tipo de conteúdo produzir e como estabelecer uma rotina de comunicação e relacionamento com ele nas redes sociais.

Verifique as funcionalidades de cada rede

Utilize as funcionalidades que cada rede social oferece a seu favor. Veja algumas opções que você pode fazer para alcançar melhor seu público nas redes:

– Pesquise os formatos de conteúdo adequado para cada rede;

– Descubra os melhores horários para fazer publicações;

– Faça anúncios segmentados em cada rede;

– Verifique o tom de voz e o linguajar de cada rede para responder seus seguidores.

Criando perfis do zero

Agora que você já sabe o que fazer para descobrir quais redes sociais utilizar para sua marca, está na hora de pôr em prática tudo que falamos e criar os perfis nas redes sociais escolhidas. Começar uma rede social do zero e conseguir seguidores geralmente é uma tarefa a longo prazo, mas com as estratégias adequadas é possível conseguir em médio ou até em curto prazo.

Pense sempre nos seus objetivos e faça um planejamento de ações para seguir, alinhe o que você deseja com cada rede social e trabalhe com os profissionais adequados para lhe ajudar a conseguir alcançar resultados satisfatórios.

Por que manter presença nas redes sociais

As redes sociais já se mostraram serem bastante úteis em estratégias de marketing digital, como já citado. Mas, por que será, que é realmente importante manter presença nelas?

Além de serem canais para as marcas se comunicarem com seu público-alvo de forma espontânea, algumas ações podem ser feitas, indiretamente, com o intuito de vender produtos ou serviços. Já outra podem ser feitas com o intuito de gerar mais visibilidade. Confira algumas outras ações que as redes sociais também podem auxiliar para sua marca:

Tráfego para seu site;

– Autoridade para a marca;

– Divulgação de produtos ou serviços;

– Criar relacionamento com clientes.

As redes sociais que as empresas mais usam

Vamos falar agora um pouco sobre as principais redes sociais que as empresas mais utilizam atualmente para você conhecê-las melhor e saber em quais traçar suas estratégias de negócios.

1.       Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, que já conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, dos quais quase 100 milhões são aqui no Brasil, segundo o site Orgânica Digital

A rede é a que mais possibilita uma variedade de formatos de conteúdos para divulgar desde textos, fotos, vídeos e links. Além disso, ele possui uma ferramenta para criação de anúncios, que possibilita um maior alcance dentro da plataforma, além de ajudar a conseguir tráfego em sites e vendas indiretas..

2.       Instagram

O Instagram é a rede social que busca o apelo visual de publicar fotos e vídeos de qualidade. Atualmente conta com mais de 800 milhões de usuários no mundo, e no Brasil já são 50 milhões, segundo artigo do jornal  A Folha de São Paulo.

A rede possui também uma estratégia de sucesso que é a de utilizar hashtags nas publicações. Elas ajudam os usuários a encontrarem conteúdos de interesse e auxiliam as marcas a serem vistas por eles quando utilizam as hashtags em suas postagens.

3.       Twitter

O Twitter é uma rede social considerada como um grande chat online, onde usuários podem fazer publicações de textos de até 280 caracteres, os chamados tweets. Além disso, é possível também, postar imagens, vídeos e gifs.

Com mais de 10 milhões de usuários no Brasil, segundo o site Statista, a característica principal desta rede é ser uma forte fonte de notícias sobre qualquer assunto, no qual os usuários podem comentar os acontecimentos do momento e ficam informados em tempo real sobre tudo.

4.       Linkedln

O Linkedln é uma rede social com cunho profissional, por isso é uma ótima alternativa de promover produtos e serviços relacionados a negócios B2B.

Segundo o Linkedin, cerca de 30 milhões de empresas usam a rede e o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países presentes na mídia social, deixando para trás França, Reino Unido e Canadá.

 5.       Pinterest

Assim como o Instagram, o foco desta rede social são publicações de imagens de qualidade, a diferença está no modo como as postagens são feitas, sendo semelhante a uma vitrine virtual, onde os usuários podem categorizar pastas de imagens com base em seus interesses e salvá-los para visualizar depois.

Geralmente as empresas divulgam seus produtos organizados por pastas de assuntos variados e os usuários podem salvar como ideias e inspirações, para utilizar depois como ideias criativas ou compras a serem feitas. 

6.       Youtube

O Youtube é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo, contendo atualmente mais de 1 bilhão de usuários, de acordo com dados do próprio Youtube. O foco desta rede social é a publicação e visualização de vídeos.

É possível também curtir, comentar e compartilhar os vídeos na plataforma e aproveitar as diversas possibilidades de produzir conteúdo em vídeos para interagir com os usuários desta rede.

Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais utilizadas pelas empresas, já pode começar a traçar suas estratégias e escolher as melhores redes sociais para usar no seu negócio! Se precisar de ajuda para montar seu planejamento de redes sociais, nós da VX Comunicação podemos te ajudar!

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