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Marketing

Saiba como aproveitar as oportunidades das redes sociais em 2022

14 abril, 2022

Atualmente estamos rodeados pelas facilidades que a tecnologia e a internet nos disponibilizam e já estamos familiarizados com isso, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de comprar produtos de qualidade, com preços que agradam, de ser bem tratado e de receber o pedido rapidinho? Uma experiência maravilhosa! É exatamente isso que os consumidores almejam na hora de adquirir um produto ou serviço.

E, diante dessa nova forma de consumo digital, as redes sociais desempenham um papel importante, funcionando como canais de comunicação e de vendas, além de também serem usadas para o entretenimento. Conteúdo de qualidade, interação com os usuários, rapidez nas respostas e esforços para construir engajamento com o público presente nas redes sociais são essenciais no ambiente on-line.

Desta forma, todo Social Media deve ficar atento às oportunidades que as redes sociais proporcionam. E novas mudanças e atualizações surgem o tempo todo – é  preciso ser rápido para aprender, se adaptar e aproveitar o momento certo, não perder o “timing”. Por isso, trazemos algumas dicas para que você, profissional de marketing digital, possa aproveitar essas oportunidades. Continue lendo este texto até o final e conheça as nossas dicas valiosas!

O papel do Social Media

Quem trabalha – ou planeja trabalhar – com mídias sociais deve saber que não se trata simplesmente de publicar posts bem feitos e deixá-los lá. Além de criar conteúdo, fazer um planejamento e um cronograma dos posts, monitorar e analisar o índice de interação e de relacionamento com os seguidores (ou seja, o público-alvo do negócio) são pontos importantes e que devem ser trabalhados de forma constante. Só assim será possível usufruir, de fato, das boas oportunidades que as redes sociais podem proporcionar!

Além de um bom conteúdo, que, claro, é fator determinante para conseguir visibilidade e, consequentemente, vendas, as redes sociais também devem ser utilizadas para fidelizar um relacionamento de “amizade” entre marcas e consumidores. É preciso aprender a criar esta relação, entre duas ou mais pessoas, onde ambas as partes podem e devem conversar.

O Social Media deve estar atento a tudo o que acontece nas mídias sociais, e não apenas nas páginas e perfis dos seus clientes. Ele precisa observar os acontecimentos em geral, acompanhar as tendências e a concorrência e perceber tudo o que pode virar oportunidade de conteúdo. Deve, também, aprender a ouvir críticas e sugestões e a aceitar opiniões, dando a devida atenção e interagindo adequadamente com os seguidores de seus clientes.

Invista em conteúdos mais humanizados

As pessoas, cada vez mais, estão buscando relações mais humanas e menos robotizadas, e nas redes sociais não poderia ser diferente. Os usuários priorizam marcas que conversam e interagem de forma humanizada – de pessoa para pessoa mesmo, de maneira autêntica, natural e próxima. Criar um relacionamento, com conversas espontâneas e muita troca, constrói confiança e torna a experiência mais acolhedora, gerando identificação com os usuários. Seguem algumas dicas para criar conteúdos mais humanizados:

– Opte por utilizar pessoas para ilustrar os seus conteúdos;

– Mostre o dia a dia de sua equipe e faça seus colaboradores participarem dos conteúdos;

– Crie conteúdos em vídeos e lives, pois são ótimas opções para demonstrar espontaneidade; e

– Tenha empatia e não se preocupe com superproduções; às vezes, o mais simples é mais autêntico e mais atraente.

Procure interagir sempre com a sua audiência

O público está muito presente nas redes sociais, então, você deve pensar em estratégias para alcançá-lo e cativá-lo. As oportunidades surgem “do nada”, geralmente com seguidores nos comentários de publicações. Por isso, você deve aproveitar as interações, conversando de forma pessoal, como falamos, para, assim, identificar formas de como surpreender sua audiência.

Veja algumas dicas para ter insights:

– Anote as sugestões, críticas e elogios que os seguidores fazem nos comentários das publicações de suas páginas, pois isso pode trazer boas ideias de conteúdos e estratégias;

– Crie conteúdos que induzam à interação; nas legendas de seus posts, procure fazer perguntas aos seus seguidores – eles responderão nos comentários, é certo; e

– Faça enquetes ou perguntas nos stories do Instagram ou do Facebook e peça para seus seguidores responderem com opiniões ou sugestões; dessa forma, você terá várias informações para usar a favor de sua marca.

Crises acontecem, mas podem ser ajustadas e até aproveitadas

Nem tudo é maravilhoso nas redes sociais. Às vezes passamos por crises por falta de um planejamento adequado, por conta de alguma estratégia que não deu certo ou mesmo por algum atendimento que não atendeu às expectativas do cliente. E, no caso desta última hipótese, o que acontece? Qual é a primeira coisa que o cliente faz? Isso mesmo: ele vai reclamar nas redes sociais, pra todo mundo ver. Em casos assim, é importante que o Social Media esteja atento para monitorar e gerenciar a crise. Essas dicas podem ajudar bastante:

– Ser sempre educado: respeito acima de tudo;

– Reconhecer, aceitar os erros e corrigi-los;

– Identificar a causa do problema;

– Procurar resolver a situação o mais rápido possível, mas com cautela;

– Se existir uma discussão nos comentários, levá-la para o privado com a pessoa que originou a discussão e resolver amigavelmente; e

– Aprender com a crise para, assim, evitar que outras aconteçam.

Boas práticas e testes geram oportunidades

Como tudo é acelerado nas redes sociais e muda o tempo todo, com novas atualizações e preferências dos usuários, estudar sempre os acontecimentos e fazer testes é interessante para atrair oportunidades de negócio. Não obtemos resultados diferentes tendo as mesmas atitudes, não é mesmo?

Algumas dicas:

– Crie conteúdos de acordo com as dores e objetivos da persona, buscando sempre agradá-la e lembrando que ela pode mudar de pensamentos e gostos;

– Procure interagir sempre com o seu público, demonstrando interesse, mesmo que seja respondendo aos comentários apenas com “emoticons” ou curtindo-os;

– Seja sempre verdadeiro e transparente, nunca minta para os seus seguidores;

– Procure publicar e compartilhar conteúdos de fontes confiáveis; e

– Separe o pessoal do profissional sempre.

Aproveite as funcionalidades gratuitas das redes sociais

Cada vez mais as redes sociais disponibilizam novas funcionalidades. Como exemplos, podemos citar os vários recursos do Instagram (uma das redes mais populares do momento): stories, vídeos reels, lives, a possibilidade de usar link nos stories, hashtags e por aí vai.

Estude as redes sociais que você utiliza em seu negócio e o que elas oferecem, para, assim, conseguir aproveitar as oportunidades de cativar a sua audiência e descobrir do que gostam, que conteúdo funciona com eles e estabelecer boas conexões com o seu público.

O conteúdo viralizou, e agora? Aproveite muito!

De vez em quando acontece com algumas marcas de algum conteúdo viralizar nas redes sociais, ganhando bastante alcance, curtidas, comentários e compartilhamentos de forma orgânica, sem investimento algum. Quando isso acontece, a marca deve estar preparada para gerenciar essa “viralização” e conseguir dar conta da alta demanda que surgirá com ela.

Muitos comentários e mensagens no WhatsApp para responder, diversas ligações e vários pedidos… Quando um post viraliza, os profissionais de redes sociais devem organizar tudo isso para que a marca possa aproveitar a oportunidade para estabelecer um bom relacionamento com a sua audiência e conquistar mais reconhecimento e visibilidade.

É claro que não existe um manual para que tudo dê certo… É necessário testar, aplicar e monitorar os resultados. Dessa forma, você encontrará uma boa estratégia e não vai deixar passar nenhuma oportunidade que surgir. Temos certeza de que, aproveitando as dicas que demos aqui, você será capaz de encontrar excelentes oportunidades nas redes sociais. Precisa de alguma ajuda? Estamos aqui pra isso. Entre em contato conosco agora mesmo.


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