Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing

As vantagens do uso das hashtags

23 janeiro, 2020

Não é novidade para ninguém que as hashtags são aquelas palavras antecedidas pelo famoso símbolo do jogo da velha.

Elas surgiram no Twitter, mas acabaram dominando outras redes sociais. Não seja adepto do uso das hashtags apenas por estar “na moda”. Confira nosso post e fique por dentro de dicas e benefícios do uso das hashtags 😉

Como usar as hashtags em cada rede social?

As hashtags começaram a ser usadas pelo Twitter e hoje já estão presentes em muitas outras redes sociais, como: Instagram, Facebook, Pinterest etc. Mas é preciso cuidado, pois o comportamento dos usuários é bem diferente em cada uma delas.

É importante pesquisar como seu público-alvo se comporta nas diferentes redes sociais, para, então, utilizar as hashtags da maneira correta, a fim de gerar bons resultados. Por exemplo, uma palavra que faça muito sucesso no Twitter, não necessariamente será bem sucedida no Instagram, como no caso das hashtags virais de cada rede: o #FF no Twitter ou o #instagood no Instagram.

Diante dessas diferenças, vamos falar um pouquinho sobre cada rede social para que não fique nenhuma dúvida.

Twitter

Já que ele é o grande precursor das hashtags, por que não começar por ele? Segundo fontes da própria empresa, os posts com hashtags podem aumentar em 100% o engajamento em perfis sociais e em até 50% para os empresariais.

A finalidade das hashtags no Twitter nada mais é do que fazer uma categorização de posts, não é a toa que existe o Trending Topics, o qual sinaliza os assuntos mais abordados.

Como no Twitter a quantidade de caracteres é limitada por post, as pessoas costumam utilizar no máximo três hashtags, para não tornar o post poluído e nem virar um spam.

Depois de publicada, você pode acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a hashtag, através de duas maneiras: a busca simples, ou a busca avançada, na qual é possível filtrar datas, localizações, idiomas e outros dados.

Instagram

Diferente do Twitter, no Instagram é possível usar uma quantidade maior de hashtags. Uma pesquisa do Social Fresh constatou que postagens que usaram sete hashtags, tiveram um envolvimento 23% maior. 

Outra diferença entre essas duas redes, é que no Instagram as hashtags são bem mais gerais do que no Twitter. Geralmente elas se referem mais as fotos em si, fazendo uma breve descrição, como no caso de usar hashtags de localização ou virais como #nofilter ou #instagood. Já as hashtags do Twitter tendem a ser mais relacionadas a temas do momento.

Um recurso interessante do Instagram é que ele sugere hashtags populares quando você começa a digitar alguma hashtag no seu post. Isso te ajuda a saber o que está em alta quando você for publicar.

Facebook

Entre as já abordadas, o Facebook é a rede onde as hashtags fazem menos sucesso. Uma pesquisa feita pelo site Edge Rank Checker mostrou que a média de alcance de postagens sem hashtags é de 1,30%, enquanto em posts com ela, esse número cai para 0,80%.

Diante dos dados, vale uma análise sobre a real necessidade das hashtags para essa rede social. Caso deseje usar, as buscas sobre o que estão falando com a mesma hashtag que a sua podem ser feitas que maneira super simples. Depois que você publica uma atualização de perfil, a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página que reúne estes resultados.

Portanto, basta clicar no seu próprio post para encontrar o que outras pessoas estão dizendo com aquela hashtag. Além disso, você também pode procurar resultados com uma hashtag usando o campo de busca ou através do desta url

3 vantagens do uso de hashtags

Agora que você já entendeu que é preciso analisar o comportamento de cada rede social, confira os benefícios dessa prática!

Aumentar as chances de ser encontrado

Ao usar uma hashtag, você está aumentando o alcance da sua publicação, visto que ela fica disponível para todos que estão buscando o tema e não somente para aqueles que estão seguindo o seu perfil.

O Instagram, por exemplo, permite até que você siga uma hashtag, ou seja, sempre que alguém usar a hashtag que você escolheu seguir, a publicação aparecerá no seu feed

Acompanhar novidades e tendências do mercado

Através das hashtags é possível ficar sempre de olho no que tem de novo no mercado, sem gastar muito tempo. Não é preciso ficar entrando em vários perfis, buscando posts que tenham algum conteúdo relevante para você, basta digitar as hashtags do seu interesse e analisar seus resultados. Desta forma, é possível mensurar se o assunto que você está buscando está em alta ou em baixa.

Melhorar engajamento

Com as hashtags, é possível acompanhar os assuntos que estão em alta no momento. Com isso, você pode se aproveitar dessa informação para criação de conteúdos que estejam no tema, caso tenha a ver com o seu ramo. Além disso, através delas, também é possível entender quais hashtags atraem mais engajamento para os seus posts.

Dicas

Boas práticas são sempre necessárias para que os resultados sejam positivos. Por isso, separamos três dicas muito importantes:

Não use uma hashtag para cada palavra

Independente do assunto que você for abordar, nunca use uma hashtag para cada palavra, ou seja, se você quer promover uma agência de turismo que faz passeios na Chapada Diamantina, por exemplo, nunca use #chapada #diamantina, sempre junte as duas palavras em uma única hashtag. Senão, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

Não use hashtags muito grandes

A hashtag tem que ser de fácil entendimento, pois a ideia é que quando alguém bata o olho, seja capaz de identificar do que se trata aquela postagem. Com isso em vista, não crie hashtags muito longas, pois elas causam confusão e se tornam difíceis de ler, e além disso, ainda diminuem as chances de alguém realizar uma pesquisa em busca do termo.

O recomendado é que uma hashtag não tenha mais do que três palavras juntas. Outra dica também, é iniciar cada palavra com letras maiúsculas. Além de ajudar na legitimidade da hashtag, ainda separa as palavras e ajuda na visibilidade e entendimento. Portanto, ao invés de usar #diadospais, dê preferência a #DiaDosPais.

Não exagere na quantidade

Como já sabemos, as hashtags funcionam como indexadoras de conteúdo, logo, seu objetivo é facilitar as pesquisas. Portanto, o exagero pode ser prejudicial, pois além do risco de perder o foco, sua marca ainda pode passar a imagem de oportunista, querendo aparecer em todas as páginas de pesquisa.

Visto isso, foque no que é essencial. Hashtags bem pensadas e coerentes deixam seu post apresentável e com bons resultados. Use o bom senso sempre! 

Agora que você já sabe como colocar as hashtags em prática, basta colocar a mão na massa e aguardar os resultados positivos chegarem. 🙂


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora