Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Tecnologia

A chegada da Internet 5G no Brasil

16 setembro, 2021

Vivemos hoje na era da tecnologia e a internet tornou-se essencial em nossas vidas. Necessitamos dela para praticamente tudo o que fazemos: pesquisar informações, nos comunicarmos com outras pessoas, trabalhar, fazer compras, entretenimento, lazer… Enfim, ela é imprescindível para um tanto de atividades em nosso cotidiano.

Quase tudo ao nosso redor está conectado através da internet. Com o tempo, ela evoluiu bastante, em velocidade de conexão e também em qualidade de uso, e o ser humano foi adaptando sua utilização para diversas praticidades. Desde o início da década de 1990, da utilização em computadores até o uso em dispositivos móveis atuais, a internet tornou-se uma necessidade diária, tanto para uso empresarial quanto para uso doméstico.

Atualmente, possuímos a conexão 4G no Brasil – sucessora da 3G –, que traz avanços significativos, principalmente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. Presente nos grandes centros urbanos há mais de 10 anos, a quarta geração de internet móvel será implementada para a geração 5G, anunciada recentemente e prevista para chegar ao Brasil em meados de 2022.

Muito já se fala de como será a nova internet 5G no Brasil, dos benefícios que ela trará e o que devemos esperar dessa nova tecnologia. Tanto o governo federal como empresas de tecnologia e telecomunicações esperam uma revolução tecnológica abrangente, com inovações que irão refletir em produtividade, avanços na economia e qualidade de serviços. Quer saber mais sobre o que nos espera com a chegada da internet 5G no Brasil? Continue lendo este texto!

O que é a Internet 5G e quais são seus benefícios?

Você já pensou em realizar atividades comuns do seu dia a dia de forma mais prática? Como chegar na sua residência, abrir o portão da garagem e acender todas as luzes de casa sem precisar apertar o interruptor? Ou ligar a TV no canal a que quer assistir e programar o ar-condicionado na temperatura ideal? E tudo isso através do celular? Esta é uma realidade não muito distante: ela será possível com a chegada da internet 5G no país, que promete revolucionar ainda mais o nosso cotidiano!

Os exemplos citados são apenas alguns dos benefícios que a internet 5G trará para a sociedade. Sem dúvida, entrarão em pauta assuntos como Inteligência Artificial, realidade aumentada e mista e Internet das Coisas (IoT), entre outros termos já existentes e em constante desenvolvimento. A conexão entre objetos, equipamentos e máquinas à internet, em níveis residencial, comercial e industrial (que já é realidade para muitos), virá à tona com força total com a tecnologia 5G.

A internet 5G é a quinta geração de internet que vamos vivenciar no Brasil a partir de 2022. Quando há a transição de uma geração para outra, alguns aspectos são modificados e melhorados, como a velocidade da rede, a estabilidade e a latência. Essa nova geração promete trazer novidades, tanto na forma como navegamos na internet atualmente quanto na forma como produzimos e consumimos conteúdo.

O que é o leilão de radiofrequências para o 5G?

Quando uma nova geração de internet é desenvolvida e chega ao país, é organizado um leilão de radiofrequências pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para empresas de telefonia e telecomunicações de todo o país disputarem o sinal da internet. Segundo a Agência Brasil, o governo do Brasil está avaliando os procedimentos para a realização do leilão e, também, uma série de medidas e adaptações por parte do Ministério das Comunicações e das empresas que viabilizarão o uso da tecnologia.

O leilão de radiofrequências é muito importante para a implementação do 5G no país: sendo realizado, as frequências de internet estarão disponíveis e serão distribuídas para todo o Brasil pelas empresas que arrecadarem as frequências no leilão. Como foi discutido em algumas audiências públicas ao longo do ano de 2020, segundo a Agência Brasil, o leilão é considerado não arrecadatório e sim voltado para investimentos de infraestrutura de comunicação e aprimoramento em áreas ainda carentes.

De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, no leilão também haverá investimentos para habilitar o 4G em localidades pequenas que ainda não possuem a tecnologia. A expectativa é de que o leilão aconteça ainda em 2021 e que, em 2022, todas as capitais brasileiras já possuam a tecnologia 5G, proporcionando a transmissão de dados em alta velocidade para milhões de brasileiros, segundo o Olhar Digital.

Com as frequências adquiridas no leilão do 5G, as empresas deverão seguir com alguns compromissos e deveres, como levar a nova tecnologia 5G a cidades com mais de 30 mil habitantes e conectar escolas com internet de qualidade até 2028. O objetivo é levar conectividade para 40 milhões de pessoas que hoje estão desconectadas e, sabendo disso, as principais empresas do setor já estão desenvolvendo ações para atender a essa nova demanda do país.

O que acontecerá quando o 5G estiver entre nós

Depois que o leilão for realizado e as frequências estiverem disponíveis pelas empresas que a adquiriram, a internet 5G trará excelentes benefícios. Uma das principais melhorias, já mencionada, é a velocidade da internet. Com ela, será possível fazer downloads e uploads com velocidade de até 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

A rede 5G possibilitará avanços nas mais diversas áreas, como na indústria automotiva, na agricultura, em serviços públicos, além de aplicações variadas, como realidade virtual e aumentada. A Internet das Coisas (IoT) trará possibilidades também com carros autônomos e cirurgias remotas e a Inteligência Artificial, com objetos inteligentes. Tudo conectado à internet de alta velocidade.

A tecnologia 5G no Brasil também trará novas possibilidades para transformar a educação no país e a indústria brasileira como um todo, além de capacitar o mercado de trabalho, com a geração de empregos e oportunidades. Mas, para que isso seja possível, o país precisará investir em desenvolvimento e pesquisa, permitindo que a tecnologia melhore os serviços públicos. A democratização da internet também deverá ser reavaliada, pois, por incrível que pareça, grande parte da população brasileira ainda não tem acesso à internet ou não possui uma internet de boa qualidade.

Mudanças significativas perceptíveis

Eis algumas das mudanças significativas que acontecerão quando a internet 5G estiver disponível para a sociedade:

– Alta velocidade de downloads e uploads;

– Melhora na estabilidade em ligações de voz e vídeo;

– Melhora na qualidade para assistir vídeos;

– Internet das Coisas (IoT), como objetos conectados à internet;

– Realidade aumentada e realidade virtual;

– Home office e ensino a distância mais frequentes; e

– Automóveis automáticos e cirurgias remotas.

Todos esses cenários só serão possíveis graças às características que a tecnologia 5G trará, como a velocidade e a transmissão de dados (chamada de latência). A latência é a soma do tempo de envio de uma informação até a resposta do servidor ao qual a conexão foi feita, sendo enviada, em seguida, a resposta do servidor ao cliente com as novas informações e, assim, sucessivamente.

Como se pode ver, a internet 5G mudará o país e contribuirá para o desenvolvimento de vários setores. O avanço tecnológico é inevitável e as possibilidades de inovações são inúmeras. E temos certeza de que tudo isso vai acontecer! O que precisamos é saber nos adaptar ao que vem por aí, mas é certo que será bom para todos. Quer saber mais sobre marketing digital e notícias relacionadas? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos que te ajudarão sempre!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora