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Você já ouviu falar em Digital PR? Descubra o que é e comece a usar essa estratégia agora mesmo!

9 março, 2023

Vivemos, atualmente, uma era digital: inovações e tecnologias surgem o tempo todo. Nos adaptamos a novos hábitos, empregos e profissões – tudo devido a esses avanços. Hoje resolvemos quase tudo on-line: compras, pagamentos, estudo e uma infinidade de outras coisas. 

O relacionamento entre as pessoas também mudou, e parentes, amigos, namorados e colegas de trabalho podem se comunicar de forma on-line de qualquer lugar do planeta. E é claro que as empresas e seus consumidores também passaram a fazer uso dos canais digitais.

Marcas que sabem utilizar os meios digitais para se relacionar com seus clientes são as que mais prosperam, principalmente as que adotam o Digital PR para impulsionar seus negócios. Quer saber mais sobre o que é o Digital PR no mundo on-line e como essa estratégia pode ser útil para a sua empresa? Continue lendo este texto para descobrir!

O que é Digital PR?

Digital PR ou PR Digital (em tradução livre, Digital Public Relations) é uma expressão usada para simbolizar as relações públicas na era digital. Explicando melhor: o Digital PR faz uso de canais digitais para construir uma relação de fidelidade e identificação entre as empresas e seus clientes (ou possíveis clientes). Dessa forma, uma marca pode ser facilmente encontrada na internet através de mecanismos de busca, redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros meios.

A estratégia de Digital PR utiliza as mídias sociais, sites, blogs e marketing de conteúdo para um público que está procurando informações sobre determinado produto ou serviço. Assim, o Digital PR pode melhorar a presença on-line e oferecer maior visibilidade de uma marca na internet.

Por que o Digital PR é importante?

O PR é importante porque traz uma série de benefícios para empresas que investem nessa ferramenta, principalmente por seu alcance estratégico, que ajuda a melhorar a conscientização da marca. Basicamente, o PR funciona auxiliando a alcançar o principal objetivo do marketing, que é converter e gerar vendas.

Aliadas à divulgação on-line, a técnicas de SEO e ao networking digital, as empresas aproveitam as oportunidades que o PR proporciona para se destacar diante de seus públicos e serem reconhecidos por eles.

Benefícios do Digital PR

O Digital PR é parte fundamental de qualquer mix de marketing digital e inclui várias práticas que impulsionam o conhecimento e o envolvimento do público-alvo com uma marca. Conheça alguns dos benefícios que o Digital PR traz:

Gera tráfego on-line;

– Proporciona crescimento da base de leads e aumento das vendas;

– Aumenta o número de seguidores nas redes sociais;

– Melhora a classificação nas páginas dos mecanismos de busca;

– Aumenta a visibilidade da marca;

– Ajuda a destacar a marca em relação à concorrência; e

– Auxilia na construção de relacionamentos com clientes, influenciadores, jornalistas etc.

Além disso, o PR ajuda a marca a ser bem-vista no mercado, a ser possivelmente recomendada por clientes e a fazer parcerias com outras empresas – e até mesmo com clientes –, aprimorando cada vez mais a divulgação do negócio nos canais digitais.

Como implementar uma estratégia de Digital PR?

O PR é uma tática que ajuda a divulgar conteúdos ricos em diversos canais digitais para aumentar o alcance e o reconhecimento de uma marca. Então, lembramos que é preciso estar sempre atualizado com as notícias relacionadas ao seu negócio e entregar o conteúdo que o usuário on-line está buscando na internet; e também que o foco deve estar, especificamente, no seu nicho de mercado.

Mas, para isso, é necessário saber como a estratégia de Digital PR funciona, de fato, e como implementá-la na prática. Veja algumas dicas:

1.       Acima de tudo, faça um bom planejamento

Independente da estratégia, é essencial fazer um bom planejamento sempre, não é mesmo? Então, organize como você irá implementar o Digital PR em seu negócio, sabendo das premissas para isso, como possuir um site responsivo, alimentar seu blog com conteúdos semanais e ter presença ativa nas redes sociais, entre outras. Alinhe a ordem dos passos que você precisa seguir e tenha em mente que essa é uma estratégia que traz resultados a longo prazo.

2.       Crie conteúdos originais e divulgue-os

Para que o Digital PR funcione mesmo, uma das principais ações necessárias é criar conteúdo original e divulgá-lo bastante. Trabalhe na jornada de compras de seus leads e faça conteúdos direcionados para eles nos principais canais digitais da sua empresa, como redes sociais, blog, e-mail marketing e notificações push, entre outros.

Estabelecer uma rotina de criação de conteúdo e de divulgação ajudará a construir autoridade em seu segmento: a audiência passa a confiar na sua marca e, assim, você conquista novos clientes.

3.       Construa uma boa reputação para a sua marca

Com o Digital PR, você pode construir, aos poucos, a reputação da sua marca, criando uma presença on-line que permitirá que conheçam a sua empresa, o que ela faz e seus valores. Dessa forma, sua audiência perceberá sua marca no mercado e o passo seguinte pode ser o desejo de criar um relacionamento com ela.

E, mesmo que seu empreendimento já tenha uma reputação estabelecida no mercado, é preciso aprimorá-la sempre. Afinal, a concorrência anda acirrada e só aumenta a cada dia, não é mesmo?

4.       Adquira uma maior abrangência on-line

Fazendo uso da estratégia de PR adequadamente, sua marca pode ganhar uma maior abrangência on-line. Saiba que uma boa avaliação da sua marca vale mais que um anúncio em Ads. Por isso, o PR pode tornar sua empresa referência no seu mercado de atuação, agregando mais confiança e credibilidade junto ao seu público e a potenciais clientes.

5.       Estabeleça parcerias

Esse é um quesito importantíssimo no Digital PR, pois sabemos que, hoje em dia, a internet está cheia de influenciadores digitais, defensores de marca, jornalistas e especialistas em determinados segmentos que estabelecem parcerias e mencionam empresas em seus conteúdos nas redes sociais, sites e blogs.

Além disso, empresas que investem em Inbound Marketing e que possuem blog podem fazer guest posts, link building, entrevistas com personalidades e e-mails marketing promocionais, entre outras ações. Com isso, podem melhorar a autoridade diante de seus públicos e serem reconhecidas no mercado.

6.       Melhore o engajamento com o público-alvo

A peça-chave para que a sua empresa se conecte com a sua audiência e colha os frutos de relacionamentos duradouros e lucrativos é, sem dúvida, aumentar o engajamento com o seu público-alvo através do Digital PR.

Com um público mais engajado, o conteúdo da marca passa a ser nutrido mais facilmente e isso, claro, gera mais conversão.

Agora que você já sabe o que é o Digital PR, sua importância, seus benefícios e como implementá-lo, que tal investir nessa estratégia? Construindo uma forte presença digital, sua marca poderá alcançar novos públicos e você impulsionará o seu negócio. Quer ajuda para começar? Conte conosco! Entre em contato agora mesmo.

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