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Business Intelligence: saiba o que é e se faz sentido para a sua estratégia

28 maio, 2021

Vivemos hoje na era da tecnologia e da informação. Somos bombardeados diariamente por notícias das mais diversas. Os dados permeiam a nossa realidade e precisamos saber lidar com eles todos os dias. Para as empresas, dados são ferramentas essenciais para nortear a tomada de decisão em qualquer área.

Mas não basta ter em mãos um monte de dados e não saber como utilizá-los a seu favor. É preciso interpretá-los e entendê-los para tirar insights a partir disso e transformar em algo realmente de valor. Para isso, existe a ferramenta Business Intelligence, o famoso BI. O BI está sendo cada vez mais utilizado pelas organizações em função do retorno que traz nas análises de dados corporativos e na identificação de melhorias a serem feitas.

Apesar de já ser bem difundido dentro das empresas, o BI é um recurso recente; por isso, vamos explicar neste post o que é, qual a sua importância na análise de dados, o seu papel em um negócio e, principalmente, como usá-lo em estratégias de marketing digital. Tire as suas dúvidas sobre o assunto lendo este texto até o fim!

Afinal, o que é o Business Intelligence, o famoso BI?

O Business Intelligence pode ser entendido como um conjunto de processos com o intuito de coletar dados e transformá-los em informações valiosas para auxiliar na tomada de decisões, gerando oportunidades de ações. Em outras palavras, ele traz “inteligência” para as empresas. O BI possibilita a criação de relatórios com mais precisão, otimizando estratégias e diminuindo a ocorrência de eventuais erros.

O BI atua com o objetivo de extrair informações relevantes que geram valor aos negócios, trazendo maior rapidez e assertividade na tomada de decisões, e é reconhecido atualmente como um dos mais importantes setores das organizações. Isso porque, diante de um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, a informação pode ser considerada o item de maior valor das empresas.

Qual a importância do BI nas organizações?

Empresas que utilizam o BI estão sempre um passo à frente das que não utilizam. Os insights que podem ser obtidos com a sua utilização direcionam as empresas em suas ações, tanto em posicionamento de marca ou lançamento de um novo produto no mercado quanto em marketing de conteúdo e publicações nas redes sociais, por exemplo. Outro benefício que o BI traz é um retorno sobre investimento (ROI) maior, apostando em estratégias certeiras, com processos mais ágeis, sem perda de tempo e com diminuição de custos.

O conceito de Business Intelligence abrange não somente o processo de coleta e análise de dados em si, mas também os especialistas, as técnicas utilizadas, os recursos computacionais e os sistemas de softwares que envolvem a mineração de informações.

Com isso, a equipe de BI realiza tanto o trabalho de coleta de dados internos – da própria empresa – quanto externos – dados de sites, blogs e redes sociais.

Vantagens de usar o BI

O BI proporciona diversas vantagens competitivas para um negócio ficar sempre à frente de seus concorrentes, dando enfoque à inteligência, melhorando a performance e trazendo resultados satisfatórios em seu uso.

Utilizando recursos modernos como o Big Data, por exemplo – que traz aplicações robustas na coleta de múltiplas fontes de dados –, com essas informações, é possível entender melhor o mercado de atuação, analisando a concorrência, o público-alvo e o que eles pensam e falam sobre um negócio, seus produtos e serviços.

Além de influenciar na tomada de decisão, o BI é capaz de prever tendências mercadológicas, avaliar indicadores de desempenho (KPIs), auxiliar no lançamento de novos produtos e serviços, otimizar a rotina operacional interna de uma empresa e ajudar no relacionamento com o cliente a fim de melhorar sua experiência, entre outros benefícios.

Como o BI funciona na prática?

Transformar dados em informações relevantes e interpretá-las em relatórios é algo que deve ser feito constantemente: é uma mudança na cultura das organizações, que atribui suas ações na análise de dados e suas aplicações. É claro que a análise desses dados é feita de forma automática. Existem diversas ferramentas e softwares que fazem a coleta e essa análise, em que as funcionalidades variam de acordo com as necessidades de cada negócio.

Com a ferramenta de BI escolhida, é necessário filtrar os dados que são de interesse da empresa para traçar as melhores estratégias e tomadas de decisão. Com o tempo, a equipe responsável por esta rotina se acostumará com o processo e as análises e os insights surgirão mais natural e espontaneamente, obtendo, assim, um conhecimento mais profundo com as informações apuradas.

Que tipo de dados coletar com o BI?

Os dados a serem coletados com o BI variam muito de empresa para empresa. Tudo vai depender dos objetivos e necessidades em questão. O grande intuito do BI é auxiliar nas decisões estratégicas que podem ser feitas baseadas nos dados coletados, evitando achismos e buscando uma menor margem de erros.

Para definir que tipo de dados coletar, é preciso fazer uma análise do que é importante para a empresa, quais dados e canais são relevantes para a sua estratégia, dependendo do setor, do tamanho da empresa e da quantidade dos colaboradores. De acordo com o objetivo do negócio, alguns dos dados que podem ser coletados e analisados com o BI são:

Comportamento de consumo;

– Fluxo de visitantes em um site;

– Fluxo de conversões;

– Percurso percorrido por leads;

– Localização de clientes e leads;

– Produtos mais comprados; e

– Perfil demográfico dos clientes.

Como usar o BI em uma estratégia de marketing digital?

O BI é um grande aliado para a área de marketing digital, principalmente pela possibilidade de gerar insights e melhorar a performance de campanhas na geração de leads e aquisição de clientes. Gestores e analistas de marketing têm como missão demonstrar crescimento contínuo e resultados satisfatórios para os seus negócios. O BI possibilita a coleta e análise de dados que podem ser mensurados em ações de marketing.

Com a mensuração de dados no marketing digital, é possível saber com precisão que campanhas foram mais efetivas, os caminhos que os leads percorreram antes de se tornarem clientes, as tendências de comportamento do consumidor, os conteúdos que mais interessam ao público-alvo e, também, prever ações estratégicas para agir e obter retornos favoráveis. 

Diversas plataformas e ferramentas fornecem os dados coletados “crus”, que precisam ser analisados e transformados em insights para serem utilizados de forma inteligente pelas empresas. Após analisar os dados obtidos, é preciso trabalhá-los até que se tornem informações relevantes para serem usados em estratégias de marketing como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Essa mensuração de dados através do BI proporciona uma evolução contínua para empresas que fazem o acompanhamento dos dados com disciplina e dedicação e, assim, elas podem implementar melhorias em estratégias de marketing, tendo como base os dados gerados pela sua operação.  

Agora que você entendeu o que é o BI, como ele funciona e como é fundamental dentro das organizações para ajudar na tomada de decisões e contribuir para o aprimoramento das estratégias de um negócio, está na hora de usá-lo na sua empresa! Tem dúvidas de como implementá-lo no seu planejamento? Fique tranquilo, que nós, da VX, podemos te ajudar com isso. Entre em contato conosco agora mesmo!


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