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Marketing Negócios

A importância do marketing digital em meio à pandemia

12 agosto, 2021

Como as empresas estão reagindo aos novos hábitos de consumo

Era março de 2020 quando tudo mudou, aqui no Brasil e no mundo inteiro. Ninguém estava preparado para o que iria acontecer nos próximos meses: o início da pandemia foi abrupto. Agora, quase um ano e meio depois, não é que já saibamos exatamente como lidar com as adversidades – que ainda são inúmeras –, mas já temos uma ideia mais clara de que caminho seguir. E se tem algo que é quase unânime no que se refere aos negócios é a importância da presença digital. Para quem quer se manter no mercado e seguir vendendo produtos ou serviços, tornou-se praticamente obrigatório que a marca esteja no ambiente online.

A partir daí, entendemos que o marketing digital é, hoje, peça fundamental para qualquer negócio, grande ou pequeno. E vamos além: percebemos que temos muito mais a ganhar do que apenas “sobreviver” a um momento adverso como o que vivemos. Mas, para isso, é preciso entender um pouco mais sobre o que é o marketing digital, conhecer as melhores estratégias e seguir algumas dicas para poder aplicá-lo de forma eficiente.

Então, se você quer descobrir como usar as estratégias de marketing digital em favor do seu negócio, é só continuar com a gente por aqui.

Afinal, por que o marketing digital é tão importante nesse momento?

A pandemia trouxe, sem dúvida alguma, uma nova forma de viver. Assim que o distanciamento social se fez necessário, entrou em cena, de forma bastante concreta, o universo virtual. Nosso convívio social, as dinâmicas de trabalho e a forma de consumo agora são muito mais online. E se as pessoas estão na rede mundial, então, é lá também que as empresas irão encontrar os seus consumidores.

Portanto, se queremos vender alguma coisa para alguém, precisamos: saber encontrar essa pessoa ou criar uma atmosfera para que ela nos encontre; saber quando ela está propícia para se relacionar conosco; saber envolvê-la com o negócio; manter um canal de comunicação aberto para falar com ela e também para ouvi-la; e dar a ela algo de valor que faça com que ela se conecte com a marca. Mas como fazer tudo isso no ambiente digital? Usando as mídias e redes sociais, e-mails, sites etc. Isso é fazer marketing digital!

A web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos. Fazer essa relação de forma estratégica, encontrando o momento certo para a comunicação entre empresa e cliente, fortalece a marca e, claro, pode trazer mais vendas.

É preciso saber aproveitar as novas demandas dos consumidores, compreender e acompanhar os sentimentos dos clientes, olhando atentamente para os seus objetivos. E na internet é possível entender melhor o seu público, alcançar mais pessoas e encontrar aquelas mais certeiras para o seu negócio, além de conquistar clientes fiéis, receber feedbacks, melhorar o relacionamento com a audiência, aumentar o conhecimento de marca e gerar oportunidades de vendas. Tudo isso está englobado no marketing digital!

Aqui no Brasil, estamos mais abertos a testar novas possibilidades e a impactar novas empresas. Ao mesmo tempo em que buscamos uma conexão com as marcas, também queremos que elas se importem conosco e com a nossa experiência. E este é um momento de oportunidade para muitos negócios. Mas como aproveitar essa adversidade? Seguem algumas dicas pra você começar a planejar o marketing digital da sua marca, mesmo em meio à pandemia.

Direcionando o marketing digital para o caminho certo

O foco é a experiência do usuário. Se, antes da pandemia, o comportamento padrão era “sair para viver a vida”, hoje, estamos mais para “ficar em casa para descobrir a vida”. E isso mudou a dinâmica do consumo. Se por um lado as pessoas estão consumindo menos e buscando fazer apenas compras essenciais, por outro, quando buscam itens mais diversos, dão muita atenção para o atendimento da marca e para o valor que ela vai agregar à sua vida. Entender isso é o primeiro passo para construir uma mentalidade estratégica para o marketing digital.

A internet é o novo “shopping center”, oferecendo infinitas possibilidades. Então, é olhando para o usuário e para o seu objetivo que você vai conseguir fazer bom uso dos variados métodos do marketing digital. E podemos afirmar: são diversas as estratégias para fazer o seu negócio crescer e para fazer a sua marca ser vista e lembrada. Tudo vai depender dos seus objetivos. Saber aonde você quer chegar a curto, médio e longo prazo ajudará a definir os meios a serem utilizados para alcançar os resultados esperados.

Se você já sabe onde quer estar futuramente, agora descubra mais sobre o seu público. Entenda o que ele faz, quais são seus desejos, objetivos, medos, sonhos e rotinas. Saiba tudo sobre quem você quer despertar interesse. Essas etapas são alicerces para a estratégia dos negócios digitais na pandemia. Com essas informações, aproveitamos melhor os recursos que a web proporciona.

Como as empresas estão usando o marketing digital a seu favor

Uma das ações que está em alta é o desenvolvimento do conhecimento de marca. Atualmente, as empresas fazem campanhas de conscientização de marca para aumentar a visibilidade, oferecer seus produtos e serviços para mais pessoas, estabelecer uma reputação sólida e construir confiança. E isso pode ser feito através de SEO e Google Ads, duas das principais estratégias para se tornar mais conhecido. A primeira diz respeito a ocupar organicamente posições elevadas nos mecanismos de busca (quem não quer ser o primeiro resultado do Google em buscas relevantes?) e a segunda é sobre anunciar de forma segmentada e direcionada para quem tem mais chances de comprar o que você oferece. Se você não sabe por onde começar a investir dentro do marketing digital, essas são boas sugestões.

Outro aspecto importante é o relacionamento com o público. Utilize blog, e-mail marketing, notificações push ou redes sociais para criar conteúdo útil e se tornar autoridade no seu nicho. Aliás, sobre as redes, aproveite para criar uma conexão com a sua audiência e melhorar a experiência dos clientes com a sua marca. Utilize os canais de relacionamento virtuais para tirar dúvidas dos usuários, aumentar a interação com o público e criar uma comunidade, proporcionando educação e informações relevantes para a sua audiência. Isso tudo é fazer marketing de conteúdo na internet. E é assim que você ajuda a posicionar seu negócio no lugar certo, para a pessoa certa no momento certo.

Existem, ainda, outras maneiras de expandir o território onde você atua. Duas estratégias de marketing digital que podem ajudar a vender mais na pandemia são: fazer campanhas de anúncios nas redes sociais (como Facebook Ads) e trabalhar com influenciadores, dos macro aos micro; e essas ações podem ser combinadas para montar a sua estratégia digital. Mesmo que cada negócio tenha uma necessidade diferente e uma forma particular de se comunicar, sabemos que algumas ações, como as que citamos, são indispensáveis para fazer diferença positiva nas vendas do seu negócio.

Dicas para um marketing digital mais eficiente

Listamos a seguir algumas ações que você deve incluir na sua estratégia de marketing digital.

Avalie os resultados

No mundo online, é muito mais fácil obter dados concretos para análise. São essas medições e observações do seu desempenho que vão proporcionar uma melhoria contínua da sua estratégia.

Atraia o público certo

Explore um dos grandes atrativos do marketing digital: a segmentação de público. Focar sua mensagem para o público que realmente representa um potencial cliente para o seu negócio otimiza seu tempo e investimento. Quanto mais próximo você estiver do seu prospect, maiores as chances de conversão.

Permita o feedback

Se existe algo bastante interessante que o ambiente digital proporciona é o retorno dos usuários sobre sua experiência de compra. As redes sociais permitem que pessoas e empresas se comuniquem de forma mais transparente. As sugestões recebidas são muito importantes para a evolução do seu negócio.

Trabalhe em conjunto

Tenha uma agência de confiança para te ajudar a elaborar as melhores estratégias de marketing digital para a sua empresa. É importante saber internamente como ter presença digital relevante, no entanto, isso não elimina a necessidade de uma consultoria especializada para ajudar a colocar tudo em prática. Uma agência de marketing digital terá os mecanismos certos para potencializar o seu negócio e ajudar a alcançar melhores resultados.

Agora que você já sabe o quanto o Marketing Digital é importante para uma empresa, uma pergunta: você vai aplicar alguma dessas estratégias em seu negócio? Provavelmente, a resposta será sim. E, de fato, será uma ótima decisão. Caso queira construir esse trabalho em parceria com uma equipe qualificada, pode contar com a gente!


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