Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Negócios

A importância na integração do marketing e da equipe de vendas

17 janeiro, 2019

A forma de consumo e o consumidor vem mudando muito nos últimos tempos. E você já parou para pensar se a sua empresa está acompanhando essa evolução?

Já não basta somente criar seu produto e fazer uma propaganda para vendê-lo ou fidelizar seus clientes! Os consumidores antes de efetivar qualquer compra, em especial as que requerem maior investimento, pesquisam bastante antes de fechar negócio. Eles acessam os buscadores online e realizam inúmeras pesquisas em diversos sites e até mesmo redes sociais da marca e de outras pessoas próximas para entenderem o que estão falando. Assim, munidos de informação, optam pelo produto que, em sua opinião, naquele momento será o que o ajudará a solucionar seu problema.

Esse novo comportamento traz diversas questões que a empresa precisa lidar para poder crescer, vender e até mesmo expandir seu negócio. Entre elas está o uso de redes sociais, a utilização de inbound marketing e a unificação entre o marketing e vendas.

E no post de hoje, vamos tratar exatamente sobre esse assunto: como marketing e vendas podem trabalhar de forma integrada para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Colocando assim, parece um princípio básico, certo? E hoje, ele se torna fundamental se uma empresa deseja crescer. Desta forma, muitos negócios já começaram a pensar em como fazer marketing e vendas trabalharem integrados. Algumas empresas que souberam aplicar esse pensamento já estão colhendo seus frutos. Porém, outras que ainda não conseguiram colocar em prática da maneira correta, seguem desacreditadas a respeito da eficiência. A verdade é que é preciso contar com um bom planejamento para efetivamente integrar esses dois setores.

Se você quer entender melhor como funciona essa dinâmica e como aplicá-la de forma efetiva e eficaz no seu negócio, continue lendo esse post e aproveite muito bem cada insight!

O que faz uma equipe de marketing?

Antes de mais nada, precisamos entender o que, de fato faz uma equipe de marketing.

Muita gente pensa que ter uma equipe de marketing e contar com uma agência ou profissionais de comunicação para divulgar seu negócio é jogar dinheiro fora. E por isso, especialmente, pequenas e médias empresas perdem grandes oportunidades de crescimento.

Em dias nos quais as pessoas estão amplamente conectadas, fazendo pesquisas antes de adquirirem um produto, entendendo quem é a marca, quais suas vantagens, o que ela fala e o que falam dela na rede, é essencial contar com uma equipe de marketing que saiba exatamente como atrair e fidelizar o consumidor. Isso fará toda a diferença para que sua empresa alavanque suas vendas.

Agora que você já está ciente dessa importante dica, vamos entender qual é mais especificamente o trabalho do departamento de marketing.

Essa área é responsável por auxiliar a equipe de vendas da empresa. Se você está se perguntando como, nós vamos responder. Para que os compradores cheguem até a sua equipe de vendas, antes é necessário que ele conheça o seu produto e queira comprá-lo ou que pelo menos a sua solução faça sentido para resolver o problema dele, certo? É exatamente nesse momento que entra o trabalho do marketing. Pois é ele, que através de inúmeras táticas chegará até os clientes com o intuito de atraí-los e fidelizá-los. E este é o grande objetivo de qualquer marca.

Assim, a equipe de marketing entra em ação, realizando um diagnóstico bem preciso do mercado, entendendo quem é o seu público, realizando um bom planejamento e escolhendo as melhores técnicas para o seu negócio. Assim, ele fará também o acompanhamento de métricas e poderá avaliar o que dá mais retorno e faz mais sentido para o seu negócio. Além disso, ainda vai ajudar a melhorar a imagem da sua marca e o engajamento do público com o seu produto.

Para que isso possa ocorrer de forma eficiente, o setor conta com várias atividades bem definidas. Desse modo, para aperfeiçoar o trabalho no dia a dia, algumas práticas comuns são:

  • desenvolvimento de um plano estratégico que abranja tanto os fatores internos quanto externos,
  • utilizar a criação de uma persona (ou personas, se for o caso do seu negócio),
  • entender o mercado externo,
  • realizar pesquisas de satisfação,
  • gerenciar toda a comunicação,
  • estabelecer os canais de comunicação a serem utilizados bem como a brand persona,
  • criar objetivos e metas específicos que sejam possíveis de alcançar, traçando um plano para atingi-los,
  • gerenciar campanhas de marca, brand e também comerciais,
  • gestão 360º da marca e também de campanhas específicas.

Parece bastante trabalho, certo? E, de fato, é. Porque cada um desses tópicos se desmembram em várias outras atividades.

O que faz uma equipe comercial?

A equipe de vendas de uma empresa, também conhecida como equipe comercial, é responsável por explicar pessoalmente ou através de algum meio de comunicação pessoal, as vantagens diretas do seu serviço ou produto, e como ele pode solucionar o problema que o consumidor precisa resolver. Ou seja, é a sua equipe comercial que entrará em contato diretamente com o consumidor. Por isso, o processo de comunicação é tão importante nessa etapa. Aqui é possível também converter um lead ou simplesmente perdê-lo para sempre.

Em uma comparação simples, o vendedor é o elo entre a sua empresa e o seu cliente final. Ele é o rosto físico que representa o seu negócio para as pessoas. Criando uma atmosfera amigável e demonstrando atenção, o seu comercial consegue realizar a venda direta, envolvendo o lead e ao mesmo tempo fazendo uma consultoria de qual produto ou serviço pode se encaixar da melhor maneira para o cliente em potencial.

Mas se é a equipe comercial que vende, por que preciso de uma equipe de marketing?

É verdade que no final das contas para muitas empresas quem irá efetivar a venda será a equipe comercial. Porém, você já parou para pensar como exatamente esses leads chegam até eles?

É a equipe de marketing que conseguem captar esses leads e encaminhá-los para o comercial da sua empresa, para que esta possa realizar sua parte no trabalho.

Se ainda tem dúvidas de como o marketing pode fazer isso, vamos entender melhor abaixo.

Crescimento

O grande sonho de todo negócio é crescer e aumentar as vendas. Certo? A equação baseia-se em: quanto mais pessoas conhecem a sua marca e os seus benefícios, mais pessoas podem se tornar seus clientes. É exatamente para isso que o marketing trabalha, solucionando problemas na cadeia de prospecção e vendas, além de garantir que o número de vendas cresça, através da geração de novos clientes.

Gerência de comunicação

Gerir a comunicação interna e externa da empresa é um dos pilares do trabalho de marketing. Através dessa atividade, é possível auxiliar toda a transmissão de informação para os clientes internos, propagando avisos e até mesmo comunicados. Dessa forma, é possível manter toda a equipe alinhada. Além disso, lidar com a difusão de informação externa e criar e manter a imagem da empresa perante a sociedade também é responsabilidade da equipe de marketing.

Imagem da marca

A imagem da marca é um ativo muito importante para qualquer negócio. Por isso, a equipe de marketing precisa trabalhar duro para construir um bom planejamento e um bom plano de comunicação que faça a marca ser conhecida e reconhecida. Além disso, realizar ações de branding também fazem toda a diferença para construir e manter um bom posicionamento de marca.

Satisfação do consumidor

Garantir que seus clientes estejam satisfeitos com o atendimento de toda a sua equipe também é trabalho do marketing. Para entender isso, a equipe de marketing busca entender o que os clientes querem e como se sentem em relação a sua marca e aos demais concorrentes. Por isso, realizar pesquisas de satisfação é sempre muito importante. Dessa forma, é possível solucionar problemas, conquistar novos clientes e ainda fidelizar os antigos, mostrando que a sua empresa realmente se preocupa com as opiniões levantadas. Além de tudo, o processo fica cada vez mais redondo para os clientes novos.

Por que marketing e vendas devem trabalhar em parceria?

Agora que você já sabe da importante missão que cada um desses setores tem para o crescimento das vendas, vamos entender por que é tão vital que eles trabalhem em harmonia.

As equipes de marketing e de vendas precisam estar completamente em sinergia para garantir que a promoção dos serviços ou produtos possam ser efetivos, atraindo pessoas e vendendo para elas.

Ou seja, não adianta o marketing atrair milhares de possíveis clientes se a equipe de vendas não estiver bem treinada e informada para atendê-los, pois eles vão chegar até ela e desistir de fazer a compra. Além disso, é importante lembrar que ela também deve estar preparada para atender a demanda que será enviada pelo marketing.

E o contrário também é verdadeiro. Não adianta de nada ter uma equipe de vendas bem preparada e treinada, motivada e pronta para vender seus serviços e produtos da melhor forma, se a sua equipe de marketing não consegue gerar leads para que o comercial possa vender.

Viu como essas duas áreas se complementam?

Por isso, não podemos esquecer do quanto é importante conseguir que os times de marketing e vendas estejam integrados e bem alinhados. Ambos os lados podem trocar informações muito valiosas para os respectivos trabalhos. Enquanto o marketing, por exemplo, pode passar para vendas os dados importantes de sua atuação, vendas pode fornecer para o marketing as principais dores e o que os clientes potenciais trazem como sugestão através do contato pessoal.

Assim, ao gerar informação em conjunto e compartilhá-la, o processo de vendas fica cada vez mais eficiente. Afinal, informações são cruciais para o sucesso de qualquer planejamento e isso faz toda a diferença para estabelecer seu produto no mercado.

Agora você provavelmente já concorda que estabelecer essa relação entre marketing e vendas é de fundamental importância para o crescimento de qualquer negócio. Certo? Porém há muitas empresas que ainda não pensam assim. E por isso, ainda hoje, perdem muitas vendas e uma ótima oportunidade de crescimento no setor.

E como isso pode funcionar no dia a dia?

Já entendemos que marketing e vendas devem caminhar juntas. Mas como fazer isso no dia a dia?

Antes de mais nada, o marketing precisa compreender como a jornada de compra dos leads funciona. Isso certamente dará um direcionamento melhor para entender como trabalhar com esse potencial cliente, descobrindo como e quando ele toma suas decisões. Dessa forma, é possível encaminhá-lo para a equipe de vendas no momento certo, tornando cada vez mais precisa a realização da conversão, otimizando o tempo e o trabalho da equipe de vendas, que passa a ser mais eficaz.

Assim, trabalhar com especialistas em marketing digital farão toda a diferença para o seu negócio. Principalmente se uma das estratégias que sua equipe resolveu adotar é o inbound marketing.

6 dicas para integrar marketing e vendas

É claro que é muito importante trabalhar na integração entre as equipes de marketing e vendas, como vimos nesse post. Mas com certeza não é algo que se resolverá de uma hora para outra! Primeiramente, para conseguir fazer essa empreitada, você vai precisar mexer na cultura da empresa. Assim, você conseguirá plantar a semente da sinergia e fazê-la germinar e dar frutos. E para te ajudar a obter sucesso, fizemos a lista abaixo. Acompanhe e não esqueça de anotar cada detalhe:

Crie objetivos em comum

Quando a área de marketing tem um objetivo e a área de vendas conta com outro, cada uma vai tentar atingir seus próprios objetivos. Mas quando a empresa unifica os objetivos dessas duas áreas é mais fácil fazer com que elas trabalhem em conjunto para alcançarem sucesso de forma integrada.

Estabeleça SQL e MQL definidos

Uniformizar o entendimento do setor de marketing e do setor de vendas em relação ao SQL e ao MQL é muito importante. Assim, o marketing consegue peneirar melhor os leads que serão encaminhados para vendas. Assim, o trabalho do comercial pode ser ainda mais efetivo.

Faça a informação fluir

Todos sabemos que dados e informações são ótimas maneiras de obter vantagem competitiva, entender o mercado, concorrentes e consumidores. Quando a informação está espalhada pela empresa e todos têm acesso, as chances de conseguir realizar trabalhos cada vez mais assertivos é bem maior, certo?

Por isso, estimule a troca e o compartilhamento de informações entre esses setores, e o resultado com certeza será um sucesso.

Viabilize reuniões entre as áreas

É claro que e-mails resolvem muitas atividades dentro de uma organização. Mas as reuniões muitas vezes podem ajudar bastante a fazer com que a equipe se integre, converse e ainda consiga trocar muitas figurinhas sobre o seu trabalho no dia a dia.

Assim, em uma reunião entre marketing e vendas é possível render ótimos frutos. A equipe comercial, por exemplo, pode validar as informações de perfil de clientes e das campanhas que são desenvolvidas pelo marketing, já o setor de marketing pode passar feedbacks poderosos de como esses clientes esperam ser melhor atendidos pela empresa.

Treine o seu pessoal

Nunca olhe o treinamento como um gasto de tempo ou desperdício de dinheiro. Muitas vezes o que parece óbvio para você e para os gestores da sua empresa não é para os profissionais envolvidos na linha de frente, para aqueles que farão as pesquisas, assim como para aqueles que irão lidar no dia a dia com o seu consumidor final. Por isso, não abra mão de treinar cada pessoa envolvida no processo.

Aproveite a tecnologia

Os avanços tecnológicos estão aí exatamente para facilitar o trabalho de todos os setores. E para integrar o marketing e o comercial não é diferente.

Vamos relembrar como funciona esse trabalho em conjunto:

  • marketing é responsável por captar e nutrir os leads,
  • esses leads serão enviados para vendas,
  • vendas finalmente realiza a conversão,
  • o cliente retorna ao marketing para cross ou up selling.

Imagine como pode ser difícil acompanhar e fazer o encadeamento de cada etapa desse processo. Assim, utilizar softwares que são capazes de realizar essa integração é fundamental para o sucesso do projeto.

Como medir os resultados?

Depois de implementar todo esse processo, é fundamental acompanhar cada etapa e medir os resultados, para entender se existem gargalos no meio do processo. Assim, é possível otimizar o processo e obter resultados cada vez melhores.

É hora de implementar ou fazer ajustes na estratégia da sua empresa? Não esqueça de verificar cada detalhe antes de começar!


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora