Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Marketing Tecnologia

Saiba qual o melhor conteúdo para postar em cada rede social

14 maio, 2021

Você, como bom profissional de marketing digital, já deve estar cansado de saber que o conteúdo é o principal elemento para conquistar o público-alvo de um negócio. Mas não basta produzir conteúdo: é importante saber o que produzir, que seja de qualidade e inserido nos lugares certos, para que esse conteúdo seja entregue às pessoas que interessam.

Já ouviu falar naquele ditado “o conteúdo é rei”? De fato, ele é! Uma das estratégias que mais trazem resultados para as empresas atualmente é o marketing de conteúdo e as redes sociais são grandes aliadas na divulgação e aproximação com o público. Por isso, é importante estabelecer presença ativa nas redes sociais em que o seu público se encontra.

Sabendo em quais redes o público está, fica mais fácil produzir o conteúdo direcionado para ele, mas é preciso entender, também, que tipo de conteúdo é o ideal para cada rede social que sua marca utiliza. Não tinha pensado nisso? Então continue lendo este post até o final e descubra qual o melhor conteúdo para cada rede social e elabore a sua estratégia a partir disso!

As funções das redes sociais em um negócio

Antes de mais nada, você precisa entender quais são as funções e os benefícios que as redes sociais trazem para a sua estratégia e, principalmente, quais as melhores a serem utilizadas em seu negócio. A principal função e também o principal benefício que podemos citar é a relação com o seu público: conhecê-lo melhor e entender as suas necessidades, para satisfazer os seus desejos e anseios.

As redes sociais são, na verdade, um espaço na internet que cria conexões com as pessoas, sejam entre si ou com as marcas, e mantêm um relacionamento com elas através das interações nas publicações. As pessoas estão ali procurando se distrair, se entreter e conversar umas com as outras, então, esse ambiente virtual deve ser harmonioso e descontraído.

Para as marcas, usar as redes sociais não é apenas divulgar seu produto ou serviço, tentando “empurrá-lo” para o cliente. Vender algo é a consequência de mostrar para o seu público que a sua empresa tem o que ele precisa, mas, além disso, é evidenciar que a sua marca pode se relacionar com ele e está disposta a isso.

A importância do conteúdo certo em cada rede social

Com tantas publicações feitas por milhares de usuários nas timelines das redes sociais apresentando posts inadequados e/ou com pouca qualidade, os conteúdos realmente bons não são vistos por quem interessa de fato e os resultados esperados pelas marcas não são alcançados. Então, as empresas acabam se frustrando diante disso.

Este problema acontece, muitas vezes, pela má qualidade do conteúdo e, aí, o engajamento não acontece. Ou, então, o conteúdo é muito bom, mas não aparece para quem tem que aparecer. Neste caso, o conteúdo pode ter sido publicado no lugar errado e de forma errada. É preciso entender o que não está funcionando para definir que conteúdo é o ideal para postar em cada rede social e montar uma estratégia eficiente, entendendo como o objetivo de cada rede está alinhado ao público do seu negócio.

Existem diversos formatos de conteúdo e alguns se encaixam melhor em determinadas redes e outros, em outras. Cada rede possui suas particularidades e isso interfere no formato e no tipo de conteúdo que deve ser publicado. Além disso, o público presente em cada rede também influencia no estilo desse conteúdo.

Como descobrir o conteúdo ideal de cada rede social

O que vai definir o conteúdo que um negócio deve produzir será a audiência, seus objetivos e o nicho da marca. Você pode conhecer todas as redes sociais e suas funcionalidades, mas precisa entender, primeiro, quais fazem mais sentido em sua estratégia de marketing digital.

Para descobrir qual é o conteúdo ideal para postar em cada rede social, é necessário, inicialmente, definir os seguintes pontos:

– Objetivo da rede social;

– Formato de conteúdo a ser publicado;

– Qual é o público;

– Características de cada rede social; e

– Relevância do conteúdo.

Com os itens acima apurados, sua empresa estará mais perto de conquistar o seu público nas redes sociais, apresentando o conteúdo certo para cada uma delas. Lembramos que, mais importante que publicar o conteúdo adequado para cada rede social, é ter atenção para a audiência desse conteúdo e analisar todo tipo de interação possível, para entender melhor os desejos, necessidades, dificuldades e anseios do seu público.

Afinal, que conteúdo postar em cada rede social?

Para que você entenda como as redes sociais funcionam e o conteúdo ideal para postar em cada uma delas, vamos citar as redes que são mais utilizadas atualmente. Dependendo do seu negócio, provavelmente você já as utiliza.

1.       Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais se destacam no momento. É uma rede social altamente visual, então, o foco são conteúdos em formatos de imagens e vídeos de qualidade. O Instagram está se popularizando cada vez mais e vem criando novos recursos e funcionalidades para aprimorar o conteúdo publicado na plataforma. Um deles, lançado recentemente, é o Reels, que possibilita a criação de vídeos curtos, interativos e com efeitos especiais. Além do Reels, você também pode utilizar os Stories e o IGTV como formas de conteúdo disponíveis no Instagram.

Com todas as possibilidades criativas que o Instagram disponibiliza para a criação de um conteúdo de qualidade, a rede social é uma ótima ferramenta para conquistar audiência e trazer visibilidade para a sua marca. Porém, é preciso estudar, se aprofundar e saber usar corretamente todas as funções da plataforma para investir no conteúdo ideal para o seu público.

2.       Facebook

O Facebook é uma rede social que permite vários formatos de conteúdo, como textos, imagens, gifs, vídeos e links. Mas, para saber o que postar, é preciso entender o tipo de público presente nas páginas de um negócio: tudo dependerá do conhecimento específico da sua audiência, pois, atualmente, diferentes faixas etárias utilizam esta rede social.

As diversas possibilidades que a rede disponibiliza são ótimas oportunidades para gerar interação e relacionamento com o público, apresentando o conteúdo mais adequado para ele.

3.       Twitter

Se você identificou o Twitter como a rede social certa para sua empresa, então precisa conhecer todas as particularidades desta rede, como criar conteúdos com, no máximo, 280 caracteres alinhados com imagens, vídeos, gifs e links. Os conteúdos desta rede devem ser sucintos, objetivos e impactantes, para transmitir a mensagem de forma eficaz ao público que te interessa.

4.       Linkedln

Se o seu negócio tem um cunho mais profissional, o Linkedln é a rede social ideal. O foco desta rede é conectar empresas e profissionais, pessoas que estão procurando emprego ou desejam compartilhar assuntos relacionados à carreira. Nesta rede cabem assuntos sobre negócios, mercado de trabalho, dicas de carreira e empreendedorismo, em formatos de textos, links, imagens e vídeos.

5.       YouTube

O YouTube é uma rede social que possui apenas um formato de conteúdo: vídeo. E é a maior plataforma de vídeos do mundo! Nesta rede, podem ser publicados conteúdos variados: educativos, tutoriais, vídeos informativos, palestras, clipes de música e todo tipo de conteúdo audiovisual. Além disso, é possível fazer lives, aulas e programas ao vivo e postar comentários em tempo real, o que gera participação e interação com o público.

6.       Pinterest

Nesta rede social, o formato mais comum são imagens bonitas e com boa qualidade. O objetivo é gerar interação e engajamento com pessoas que buscam por tendências de decoração, moda, receitas, tutoriais e arquitetura, entre outros assuntos. Caso seu negócio tenha relação com esses temas ou o seu público se interesse por algum desses ramos, o Pinterest é a rede social adequada.

Pessoas e empresas buscam inspirações nesta rede, onde é possível criar coleções e álbuns com imagens do seu negócio, gerando ideias sobre diversos assuntos e temas para discussões entre os usuários da rede.

Agora que você fez esse tour pelas principais redes sociais do momento, identificou quais são as melhores para o seu negócio e que tipo de conteúdo funciona em cada uma delas, certamente ficou mais fácil organizar o que postar. Caso você precise de ajuda, podemos auxiliar. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?