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Aprenda a construir uma imagem profissional com as redes sociais

29 abril, 2021

Hoje, é quase impossível encontrar pessoas que estejam alheias às redes sociais, seja para trocar mensagens instantâneas, reencontrar velhos amigos ou marcar encontros amorosos. As transformações nos nossos hábitos, impulsionadas pelo uso crescente da internet e pela presença das redes sociais, estimulam uma reflexão sobre o impacto dessas ferramentas nas relações profissionais, abrangendo todos os níveis do mercado de trabalho.

Nesse cenário, não é surpresa o fato de que as redes sociais estão transformando o mercado de trabalho, tornando-se, cada vez mais, ferramentas eficazes e fundamentais para o seu acesso, tanto através do networking, possibilitando novas recolocações, quanto da disponibilização de vagas, auxiliando na prospecção de talentos.

Segundo estudos recentes publicados pela agência “We Are Social” e a plataforma “Hootsuite”, o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países que mais acessam as redes sociais. Em média, os brasileiros dedicam nove horas à internet, três delas gastas nas redes sociais. Com 84% da população online, conforme o levantamento feito pela TIC Domicílios 2023, as redes sociais e o mercado de trabalho estão trabalhando lado a lado.

Antes utilizadas apenas em caráter pessoal, as redes sociais passaram a ter um grande peso na construção de uma boa imagem profissional. É notório que grandes empresas vêm utilizando-as para traçar perfis e reconhecer características dos candidatos, uma análise que já faz parte do processo de seleção.

As redes sociais funcionam como uma espécie de vitrine: a imagem que você constrói nelas ultrapassa seus círculos de amizade e foge de seu controle. A vida pessoal tem influência na profissional – e vice-versa – e cabe a cada um escolher o que deseja expor. Agora que você já sabe que a internet tem influência sobre a sua caminhada profissional, que tal aprender a fazer bom uso das redes sociais?

Os riscos envolvidos na superexposição

Quanto mais comentários, fotografias ou postagens você apresenta em suas redes sociais, mais você se expõe e mais elementos para julgamento você disponibiliza a quem analisa a sua rede social.

Se estar nas redes sociais e se expor é essencial, limitar sua participação online é extremamente importante para não fazer isso de maneira exagerada e correr o risco de fornecer informações desnecessárias ou que possam acarretar prejuízo à sua imagem.

A presença online exige equilíbrio emocional. Publicações realizadas em momentos de raiva ou tristeza tendem a gerar dano à imagem. Mesmo que ocorra arrependimento posterior, a internet eterniza comentários desastrosos.

Ao apresentar uma opinião sobre determinado assunto, tenha absoluta certeza sobre a aceitação social daquela opinião, bem como a sua capacidade de se fazer entender e defender o ponto de vista exposto. Convém evitar assuntos polêmicos ou que envolvam temas controversos e publicações em que a situação não é exposta de maneira clara (a famosa “indireta”). Entenda que, além de não ser considerada uma prática madura, você jamais conseguirá prever como determinadas pessoas vão reagir ou se sentir impactadas pela mensagem, ainda que não sejam elas as destinatárias.

Posicionamentos políticos, abordagem de temas sociais polêmicos e manifestações religiosas podem afastar o seu perfil de oportunidades de mercado, gerando maior ou menor grau de simpatia perante os responsáveis pela seleção. Um bom termômetro é jamais publicar comentários que você teria vergonha de fazer em público ou que você reconheça que podem incomodar terceiros.

Por fim, um dos maiores riscos existentes nas redes sociais são as publicações de fotografias. É essencial ter cuidado com a exposição de imagens constrangedoras ou com dupla conotação. Fotos sexualizadas, envolvendo drogas lícitas ou práticas que possam atentar contra uma imagem de confiança e seriedade devem ser evitadas.

Nesse aspecto, uma dica interessante é manter os seus perfis privados, ou seja, acessíveis apenas para seus amigos e conhecidos. Para quem deseja compartilhar a vida privada em redes sociais e não deseja tantas limitações, é essencial utilizar configurações especiais para restringir determinadas publicações.

Por exemplo, se você quer publicar uma foto ou um texto mais pessoal, pode deixar visível apenas para amigos próximos, deixando negado o acesso a pessoas mais distantes e colegas de trabalho. Assim, você evita se expor ou ser mal interpretado por quem não o/a conhece bem.

Utilize as redes sociais em favor da sua carreira

Lembre-se que seus amigos e seguidores nas redes sociais também são, sob o ponto de vista profissional, contatos que estabelecem o seu networking. Assim, o comportamento adotado em perfis sociais gera uma imagem quanto à sua conduta profissional que pode resultar em boas oportunidades e contribuir para a sua carreira.

Entretanto, o contrário também se mostra verdadeiro. Por mais que exista uma relação de amizade, grande parte dos profissionais relutam em indicar pessoas cujo comportamento em ambiente de trabalho não é adequado ou cuja capacidade profissional se mostra questionável.

Uma estratégia positiva é investir no compartilhamento de conteúdo e estudos relacionados a temas inerentes à sua atuação profissional. A adoção de tal medida ajuda a construir uma imagem de constante atualização, amplitude profissional, especialização e reforça seus conhecimentos profissionais para quem acompanha as suas publicações.

Os mecanismos de buscas em redes sociais profissionais costumam direcionar aos profissionais que debatem sobre temas específicos. E o compartilhamento de estudos com a apresentação de posicionamentos pode ser um trunfo para receber propostas ou estar no foco de profissionais de prospecção de mercado.

Além disso, realizações profissionais devem ser divulgadas como forma de exposição e afirmação quanto à qualidade do trabalho desenvolvido. Promoções, premiações e indicações contribuem para a construção de uma imagem positiva do profissional em questão. Mudanças de empregos e conquistas acadêmicas ajudam a posicionar o profissional no mercado e perante os pares em sua rede de contatos.

Siga as pessoas certas

A interação com pessoas estratégicas e que têm renome no mercado é visto como algo positivo. Seguir profissionais de impacto na área de atuação causa boa impressão, além de denotar a imagem de alguém influente.

Busque construir uma rede de contatos diversificada, com profissionais de diferentes empresas e segmentos. Invista em contatos que tenham perfil de interação e crie o hábito de participar de debates sobre temas profissionais. Isso ampliará o alcance do seu perfil e dará a você acesso a mais informações sobre empresas e profissionais.

É importante inserir em sua rede pessoas que trabalham como headhunters, que atuam no mercado de prospecção de talentos. Grande parte das informações e oportunidades que você poderá receber virá diretamente desses profissionais.

Mantenha sempre o decoro profissional

Ter bom senso ao participar, moderar ou criar grupos cujo tema ou teor esteja fora do padrão corporativo – como os que incitam violência e arruaça ou os que são fundamentados em preconceito de qualquer natureza – é uma medida indispensável.

Uma das principais fontes que profissionais especializados na prospecção de talentos utilizam para traçar o seu perfil profissional é justamente pesquisar os grupos com os quais você se relaciona.

Além disso, as redes sociais jamais devem ser utilizadas para desabafos, críticas a empregos anteriores, empresas concorrentes, antigos colegas de profissão ou ex-líderes. Trata-se de uma conduta de extremo mau gosto, mal-educada e que gera questionamentos sobre a sua ética profissional.

Por fim, tenha sempre muito cuidado com a escolha da linguagem utilizada em suas publicações. Por mais que o estilo linguístico na internet seja informal, busque comunicar-se de forma clara, mas sem passar uma imagem “relaxada”. A utilização da língua portuguesa corretamente é essencial.

Ao optar por comunicar-se em outros idiomas, tenha certeza de que as suas ideias estão sendo expostas de forma objetiva e concisa. Evite utilizar termos inadequados, palavras de baixo calão, ofensivas, abreviações populares (qnd, vc, td) ou termos típicos de nichos sociais. Tal opção pode gerar dúvida quanto à sua capacidade de comunicação através das normas cultas.

Principais redes sociais com objetivos profissionais

Listamos abaixo as principais redes sociais que são utilizadas com objetivos profissionais:

LinkedIn

Tudo no LinkedIn é relacionado ao mercado de trabalho. Com mais de  850 milhões de usuários ativos em todo o planeta e representantes de 200 países, é a rede social mais utilizada por recrutadores e headhunters que buscam profissionais pelo mundo afora.

Plaxo

O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online, como Twitter, Facebook e blogs. Na área de carreiras, é possível fazer ligações com outros profissionais e publicar currículos. Também há uma ferramenta para compartilhar ofertas de emprego.

Ecademy

Tem o objetivo de integrar profissionais, permitir que seus usuários anunciem serviços e promovam encontros para eventos, formando um grupo de contatos específico. Existem comunidades e clubes, que estão disponíveis para agrupar os profissionais por afinidade e até promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado. O Ecademy também faz indicações de blogs interessantes.

Via6

O site possui uma rede de conteúdo com comunidades onde você pode compartilhar artigos, notícias etc. O interessante nele é que você também pode disponibilizar seu currículo para as empresas.

Indica

O Indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença é que boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando.

MeAdiciona

Para a divulgação dos seus perfis de uma vez, você precisará de um centralizador, para colocar tudo em um cartão de visitas. O site MeAdiciona é perfeito para isso: é um agregador de links de perfis. Simples e prático, é muito fácil de ser utilizado.

Saber utilizar as redes sociais de forma adequada e conhecer as peculiaridades de cada uma das ferramentas e plataformas existentes representa uma enorme vantagem para a ascensão profissional. Siga as nossas dicas e trabalhe com estratégias para as redes sociais e transforme-as em um elemento potencializador da sua carreira.


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