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Marketing

Estratégias para alcançar seu público online

28 janeiro, 2021

Com o avanço da internet nos últimos anos, tornou-se possível fazer praticamente tudo online. Se temos alguma dúvida, basta ir até o computador ou celular mais próximo, e temos todas as respostas com facilidade. Se precisamos comprar algo ou contratar algum serviço, basta uma busca rápida e teremos um mundo de opções ao nosso dispor.

É claro que as empresas não ficariam de fora dos benefícios proporcionados pela internet. Se formou então, um novo ambiente não só de vendas mas também de reconhecimento de marca, que antes só ocorria no ambiente offline. Mas para que essa estratégia dê certo, é preciso atingir as pessoas certas, ou seja, é preciso conhecer seu público-alvo e promover a comunicação certeira.

Você tem dúvidas sobre como conseguir alcançar seu público online? Não se preocupe, neste post você vai tirar todas as suas dúvidas! Bora lá?

Defina os objetivos do seu negócio

Primeiramente, antes de tudo você precisa definir quais são os objetivos do seu negócio e montar um planejamento. Muitas empresas, com o desejo de conseguirem logo atrair clientes, acabam pulando essa etapa que é tão importante quanto as outras. Por exemplo, você pode querer aumentar as vendas, engajar o público, fortalecer a imagem da sua marca, entre outros, e tudo isso influenciará nos tipos de ações que você deverá realizar.

Depois de definir os objetivos de sua empresa, estude o mercado, pesquise as tendências, descubra quem é o público-alvo da sua marca e seus concorrentes. Apresente os dados a todos os colaboradores envolvidos, estipule metas para sua equipe, defina prazos e motive-os a realizá-las. Já sabe seus objetivos? Então mãos à obra para fazer sua marca ser reconhecida pelo seu público!

Conheça bem o seu público-alvo

Parece ser meio óbvio, mas não é. Todas as pessoas que trabalham em uma empresa, inclusive o próprio CEO, precisam conhecer muito bem o seu público-alvo e saber definir as suas personas adequadamente. É preciso estudá-lo e conhecê-lo muito bem para saber como agir e ter uma visão clara de seus valores, características, objetivos, preferências e comportamentos. Dessa forma, poderá definir o conteúdo para ser transmitido para cada perfil de cliente.

Além de conhecer o público, a empresa precisa estabelecer um relacionamento de confiança com ele. Sempre atendê-lo da melhor forma possível, resolver rapidamente qualquer problema que ele tenha com algum produto ou serviço da empresa, ser atencioso e saber o tom de voz certo na comunicação, principalmente nas redes sociais respondendo comentários e mensagens.

Você pode até já conhecer o seu público e seus gostos, mas somente se relacionando com ele irá conhecê-lo melhor e saberá como ajudá-lo no momento certo, entregando exatamente o que ele quer, ou seja, o conteúdo que ele deseja consumir.

Faça conteúdos segmentados

Vamos supor que a sua empresa já esteja há um tempo no mercado fazendo ações online, oferecendo ótimos produtos ou serviços, colaboradores fazendo um bom trabalho de SEO e marketing de conteúdo, mas ainda não conseguiu criar uma audiência engajada e seus esforços online parecem não fluir.

Não é apenas criar conteúdo e “jogá-lo na rede”. Não adianta fazer um conteúdo maravilhoso se ele não for visto por quem você quer que veja! Para isso, vale a pena investir em anúncios digitais. Eles poderão te ajudar a segmentar seu público e potencializar o alcance dentro do perfil escolhido.

Quais canais investir?

Como dito anteriormente, é importante conhecer o público que se interessa pelo seu produto ou serviço e qual tipo de conteúdo você deve produzir para ele. Mas, tão importante do que isso, é saber onde seu público se encontra. Existem vários canais de comunicação na internet e descobrir quais você deve utilizar é fundamental para que seus planos deem certo.

As opções são inúmeras: blogs, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, e-mail marketing, o importante é entender onde eles estão presentes. Observe o comportamento de navegação nestes canais e faça testes para descobrir em quais deles seu público interage mais e qual tipo de conteúdo eles mais se identificam. Dessa forma você descobrirá o que seu público busca e onde ele busca.

Entregue soluções

O grande foco das empresas e seus produtos e serviços, não é somente vender, mas suprir as necessidades de seus clientes. Então, além de tentar vender e de entregar o conteúdo que seu público procura, você deve fornecer soluções que se destaquem de sua concorrência. Pense na experiência que seu público terá e foque em resolver seus problemas, seu conteúdo pode ser encontrado por ele, mas precisa realmente ser atrativo para ele, senão de nada adianta.

Por isso, o foco não deve ser sempre o produto ou serviço, mas sim na solução que você oferece ao seu público e a experiência que ele terá com sua empresa. Desta forma, sua empresa pode ser vista como autoridade no segmento que atua e ganhar defensores que vão elogiar sua marca com convicção, atraindo assim, novos consumidores para seu negócio.

Identifique o momento de compra

Além de conhecer qual é o seu público, saber onde ele está e entregar o conteúdo adequado para ele, é necessário também identificar em que momento de compra ele está. Afinal, seu cliente percorre em uma jornada em busca de resolver um problema, que muitas vezes, ele ainda não sabe que tem, para encontrar a melhor solução.

O público não está sempre no mesmo momento, ele passa por algumas fases até completar a jornada de compra, sabendo disso você deve desenvolver o conteúdo certo para cada uma dessas fases. Na primeira fase, o público ainda não sabe que tem um problema, então você deve produzir conteúdos que despertem o interesse dele e o faça descobrir que tem um problema a ser resolvido.

Na segunda fase, o público já terá reconhecido o problema, então o conteúdo que você deve produzir precisa indicar possíveis soluções para esse problema, de uma forma mais genérica, mostrando opções e já começando a envolver sua marca nelas. E na última fase, o público quer resolver o problema e solucioná-lo, e irá decidir como fazer isso. O conteúdo deve apresentar como sua empresa pode resolver o problema, fazendo-o tomar a decisão.

Agora que você já sabe o que fazer para descobrir, alcançar e encantar o seu público online, que tal pôr em prática tudo que falamos? Temos certeza que seguindo nossas dicas você conseguirá ter um relacionamento incrível com seu público e cativá-lo cada vez mais! Não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós vamos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo.

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