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Marketing de geolocalização: como as empresas utilizam essa estratégia

31 maio, 2023

Nos dias atuais, quase tudo o que fazemos postamos em nossas redes sociais, não é mesmo? Se estamos em um restaurante, no shopping, no cinema ou em casa assistindo à TV, publicamos fotos ou vídeos em que podemos inserir a localização exata – marcar o local onde estamos – naquele momento ou em um momento passado – o chamado “tbt” (em inglês, throwback Thursday).

Também temos a opção de fazer “check-in” em algum lugar, seja em hotéis, pousadas ou estabelecimentos que utilizam esse formato de localização. E você sabia que a tecnologia, aliada à inteligência artificial, também pode descobrir onde você está sem que você diga? Isso acontece quando você dá essa permissão através de aplicativos que detectam sua localização, via GPS ou Bluetooth, conectados a aparelhos como smartphones e tablets.

Esses são alguns exemplos de como os usuários informam suas localizações de forma simples e espontânea para as empresas, que sabem onde eles estão e podem oferecer-lhes algo relacionado a seus produtos ou serviços. Essas táticas fazem parte de uma tendência, que já tem se tornado comum no cenário atual das marcas no ambiente digital: o marketing de geolocalização.

A estratégia utiliza dados de localização e ajuda bastante as empresas a criarem campanhas mais direcionadas aos seus públicos, de forma mais assertiva, e também a coletarem informações relevantes sobre seus consumidores. Quer saber mais sobre o marketing de geolocalização e utilizá-lo em seu negócio? Continue a leitura deste texto até o final e descubra.

O que é marketing de geolocalização?

O marketing de geolocalização, também conhecido como geomarketing, utiliza a localização geográfica do usuário para implementar campanhas de divulgação. O objetivo dessa estratégia é alcançar o consumidor certo, no local e no momento ideais, com a utilização de ferramentas que auxiliem nesse processo.

Com a localização exata dos usuários, as empresas conseguem obter dados relevantes para, a partir daí, desenvolver ações e conteúdos mais personalizados e oferecer a eles exatamente o que procuram e/ou precisam. Além disso, é possível segmentar melhor o público para saber quem realmente está mais propício a comprar naquele momento e quem ainda não está e precisa conhecer melhor a marca.

O conceito por trás da geolocalização

A utilização da geolocalização não é algo novo. A princípio, foi criada como ferramenta para auxiliar os países a identificarem a movimentação de suas tropas no período das guerras, como a Guerra Fria, e era usada, principalmente, em ambientes militares.

Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, a aplicação da geolocalização foi estendida para outras áreas, como marketing, RH e Tecnologia da Informação, por exemplo. Seu uso em ações digitais foi sendo fortalecido cada vez mais, e hoje é uma ferramenta indispensável para muitas empresas, que a utilizam para melhorar seus serviços e alcançar seus públicos-alvo.

Como funciona o geomarketing?

O marketing de geolocalização é baseado nos dados de localização dos usuários para chegar a um público-alvo determinado. Dessa forma, a prática funciona com o auxílio de algumas tecnologias, como o GPS e o Bluetooth, que identificam a localização do consumidor. A partir daí, as empresas aproveitam para enviar mensagens específicas, com conteúdos e ofertas que sejam relevantes para o seu público.

Com a ampliação do serviço de geolocalização em aparelhos celulares, a estratégia ganhou mais destaque e alcance, pois, atualmente, uma enorme parcela da população faz uso de smartphones com GPS conectados à internet.

O marketing de geolocalização utiliza ferramentas de inteligência artificial e big data, que permitem coletar informações relevantes sobre a localização dos usuários. Com esses dados, é possível saber onde estão e o comportamento dessas pessoas.

As práticas do marketing de geolocalização

O marketing de geolocalização ajuda as empresas a segmentar seu público e a oferecer experiências mais personalizadas, melhorando a eficácia de suas campanhas.

Devido ao uso cada vez mais frequente de recursos de localização pelos consumidores, é interessante entender como trabalhar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para implementar ações bem-sucedidas. Conheça as principais:

Check-in

A ferramenta check-in é uma função que já existe há alguns anos, antes de “viralizar” a marcação de localização nas redes sociais. Ela possibilita ao usuário dizer onde está em determinado momento.

Um exemplo para incentivar o uso dessa ferramenta são as ofertas de acesso gratuito de wi-fi de um estabelecimento se a pessoa fizer check-in no Facebook. Essa atitude é uma ação espontânea de marketing de geolocalização, que permite à marca alcançar mais pessoas através do círculo social do consumidor.

Geotargeting

O geotargeting é uma ferramenta que segmenta públicos de acordo com os dados de localização que as principais plataformas de mídia paga utilizam, como Google Ads e Facebook Ads.

Funciona assim: na configuração de um anúncio, a marca escolhe o público a partir de alguns critérios geográficos, como endereço residencial ou de trabalho, locais visitados recentemente etc. Utilizando o recurso de geotargeting em anúncios, é possível alcançar públicos específicos e personalizar conteúdos conforme a localização do usuário.

Geofencing

O geofencing é uma das ferramentas que utilizam informações mais detalhadas de localização e coordenadas mais precisas na hora de executar ações programadas. Com esses dados, é possível disparar notificações quando o consumidor entra em uma área delimitada próxima a um estabelecimento.

Como exemplo desse recurso podemos citar o Google, quando ele indica as condições de trânsito de determinado local. Além disso, os anúncios de mídia paga também podem ser configurados para essa estratégia, aparecendo para usuários que estão dentro da área indicada pela marca.

Geotagging

Essa ferramenta – talvez a mais conhecida de geolocalização – refere-se às marcações feitas diretamente nas publicações em redes sociais e é mais utilizada no Instagram, nos stories e no feed do aplicativo, onde os usuários adicionam uma tag com a localização no post.

Os usuários podem marcar uma cidade ou um país e, também, selecionar o nome de um estabelecimento, desde que a marca tenha sua localização registrada. Quando as pessoas clicam na tag, são direcionadas para um mapa da região e conseguem verificar o endereço de uma empresa, por exemplo.

Beacons

É um equipamento que envia notificações para dispositivos próximos ao local em que está instalado, utilizando uma tecnologia chamada BLE (Bluetooth Low Energy), que envia sinais únicos para aparelhos como smartphones e tablets. Se uma pessoa passar perto de um beacon e estiver com o seu bluetooth ligado, ela receberá as notificações que foram configuradas por uma marca.

Com ele, é possível realizar diversas ações de marketing, como disponibilizar dados complementares de um determinado produto ou serviço, enviar mensagens promocionais de um estabelecimento e oferecer cupons de descontos exclusivos.

Os benefícios dessa estratégia

O marketing de geolocalização é uma ótima estratégia para que as empresas possam oferecer promoções ou descontos exclusivos para consumidores de uma determinada região, além de enviar alertas personalizados sobre eventos nas proximidades e seus produtos e serviços.

O geomarketing se concentra em entender e aproveitar a localização do público para que as empresas possam tomar decisões mais assertivas. Essa estratégia também auxilia na identificação de novas oportunidades de mercado, possibilitando observar melhor a concorrência em uma determinada região e aprimorar as vendas.

A técnica de marketing por localização também é uma maneira de trabalhar o SEO local das empresas, de conhecer melhor seus públicos e de conseguir direcionar suas ações de comunicação e marketing com mais precisão. Conheça alguns dos benefícios que o geomarketing pode trazer, se bem aplicado em um negócio:

– Maior relevância em mensagens que são enviadas aos usuários no momento em que eles estão em um determinado local, o que aumenta a chance de conversão.

– Maior engajamento com o usuário, pois ele fica mais propenso a interagir com as mensagens.

– Aumento do ROI, com mensagens direcionadas a usuários que estão mais dispostos a realizarem uma ação.

– Melhor experiência do usuário, que receberá informações relevantes para ele, como instruções de como chegar a algum lugar ou informações sobre eventos nas proximidades.

Agora que você já sabe o que é marketing de geolocalização, como ele funciona, seus benefícios e como essa estratégia é importante para um negócio, que tal verificar se ele faz sentido para a sua empresa? Não sabe como fazer essa análise? Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco!

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