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Retorno sobre Investimento (ROI): o que é e como aplicá-lo na prática

29 julho, 2022

Em qualquer negócio, é imprescindível acompanhar o desempenho das ações realizadas e avaliar os resultados obtidos. É importante, por exemplo, saber com precisão a eficiência de investimentos feitos em campanhas. Para isso, é preciso analisar os indicadores fundamentais para entender o cenário em que uma organização se encontra.

Os indicadores para avaliar o desempenho de uma empresa, conhecidos como KPIs, são as métricas mais importantes a serem avaliadas em um negócio – elas mostram os resultados do que está sendo feito no momento e também como melhorá-los. Uma dessas métricas é o ROI, sigla de Retorno sobre o Investimento, que, como o próprio nome já define, é o retorno sobre o investimento que foi feito em alguma ação.

Neste post, vamos explicar com detalhes o que é o ROI, como calculá-lo, sua importância para o seu negócio, exemplos na prática e as vantagens de medir o retorno de todo e qualquer investimento. Continue a leitura até o final e descubra!

Afinal, o que é o ROI?

O ROI é um dos KPIs mais importantes de serem analisados, pois ele permite saber quanto de dinheiro uma empresa ganhou ou perdeu com os investimentos feitos em ações ou campanhas realizadas em diferentes canais, principalmente na área de marketing digital.

Este indicador fornece o resultado final de cada estratégia lançada, além de mensurar o custo de tudo o que foi necessário para se chegar ao resultado esperado, identificando que investimentos valem a pena, como estratégias de marketing, novas ferramentas e treinamentos, entre outros.

Além de verificar os investimentos que valem a pena, o ROI também ajuda a otimizar aqueles que já estão sendo feitos, para que possam performar ainda melhor. Conhecendo o retorno sobre o investimento de ações específicas, é possível planejar metas baseadas em dados tangíveis e entender o que está indo bem e o que não está e, assim, poder mudar a estratégia.

Como calcular o ROI

Mas de nada adianta você saber o que significa o ROI, reconhecer sua importância e não saber como calculá-lo. Bem, a fórmula funciona assim: ROI = (receita gerada – custos) / custos x 100. Explicando: o cálculo é feito através da subtração do ganho do investimento que foi feito pelo custo dele e, em seguida, divide-se o resultado da subtração pelo custo do investimento. Depois, multiplica-se o resultado da operação por 100, e você terá, então, o número do ROI em porcentagem.

Um exemplo: imagine que sua empresa tenha ganhado R$ 200 mil de receita e que o investimento inicial tenha sido de R$ 20 mil. Calculando: ROI = (R$ 200.000,00 – R$ 20.000,00) / R$ 20.000,00 = 9 x 100 = 900. Ou seja, 900% de retorno em porcentagem – o retorno foi 9 vezes o investimento inicial. A fórmula é simples, não é mesmo?

Os valores de receita e custo no ROI

No cálculo do ROI, a receita gerada é todo valor financeiro que entrou em decorrência de um investimento que foi feito. São os ganhos obtidos através do que foi investido. Um exemplo: você investiu R$ 300,00 em campanhas de mídia paga anunciando um produto e, dessa forma, conseguiu vender 30 unidades dele, a R$ 100,00 cada uma. Com isso, você lucrou R$ 2.700,00, tendo um ROI 9 vezes o valor do investimento inicial ou 900% de retorno em porcentagem. Cálculo: R$ 3.000,00 (valor de receita obtida) – R$ 300,00 (valor investido) / R$ 300,00 (valor investido) = 9 x 100 = 900.

Já o custo engloba o que uma empresa investe para obter receita. Aqui entra tudo o que foi investido para conseguir obter lucro, como tecnologia, pessoas e recursos financeiros, entre outros. Uma nova ferramenta, treinamentos para capacitar funcionários ou aumento de salários, por exemplo. Tudo isso pensando no lucro que será obtido mais à frente. É importante planejar bem o que será investido para não acabar tendo mais custos do que lucro em um projeto.

A importância de calcular o ROI

O ROI é bastante eficaz para saber se uma empresa está perdendo ou ganhando dinheiro com alguma campanha e é adequado para qualquer tipo de investimento, em diferentes setores e canais, como campanhas de marketing, vendas de produtos e serviços e realização de eventos, entre outros.

Ficar atento a este indicador é interessante para saber quanto você pode ganhar de receita, calculando pelo ROI se um investimento vale a pena. Você também pode planejar metas para o seu negócio através da análise de resultados possíveis de alcançar, observando o que foi feito anteriormente com base no ROI. Também é possível identificar o tempo que os investimentos levam para trazer retorno em cada área.

Entender o que o ROI significa para o seu negócio e como este indicador influencia nos seus objetivos será fundamental para ajudá-lo a traçar metas realistas e a monitorar constantemente as ações realizadas. Confira por que o ROI é importante para qualquer organização:

– Permite entender a lucratividade do negócio;

– Pode ser calculado em qualquer tipo de investimento;

– Pode ser usado em diferentes canais de marketing;

– Esclarece dúvidas e ajuda a entender os resultados obtidos;

– Chama a atenção de investidores e sócios;

– Possibilita planejar metas com base em dados;

– Determina o tempo necessário para se obter retorno.

Como avaliar os resultados obtidos com o ROI

É claro que não basta calcular o ROI e pronto. Depois de descobrir o valor do ROI, é preciso avaliar o quanto isso impacta no que sua empresa investiu, o que pode variar bastante. Tudo vai depender da ação que foi realizada, do planejamento e da estratégia utilizados e do período necessário para obter os resultados, entre outros detalhes.

Com o ROI em mãos, é possível analisar o que foi feito – e também o que não foi – para influenciar no resultado, além de entender se o valor do seu ROI é considerado alto ou baixo, a depender dos pontos mencionados. Pode acontecer de o seu ROI trazer um resultado negativo para a sua empresa, por isso, é importante entender o cálculo para identificar problemas e buscar solucioná-los.

Agora que você já sabe o que é o ROI, como calculá-lo, sua importância e como avaliar os resultados obtidos, está na hora de calcular o ROI do seu negócio! Depois será muito mais fácil avaliar se suas ações estão trazendo os resultados esperados ou se você terá que otimizá-las para obter os lucros desejados com seus investimentos.

Precisa de ajuda para calcular o ROI de sua empresa? Conte com a gente!


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