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Marketing Conversacional: como utilizá-lo em seu negócio

27 janeiro, 2023

Para o sucesso de um negócio, é importante pensar na experiência do cliente, oferecendo um atendimento personalizado e uma comunicação humanizada. Para isso, é preciso estabelecer um contato claro e objetivo com ele, solucionando eventuais problemas e deixando-o satisfeito.

Atualmente, o consumidor tem o poder decisivo de compra nas mãos, e vivemos um cenário cada dia mais competitivo. Dessa forma, é preciso ficar atento às interações e à forma como ele se relaciona com seus produtos ou serviços, para, assim, atender às suas necessidades e fazer com que escolha sua marca em meio a tantas outras.

Uma das estratégias cada vez mais utilizadas é o Marketing Conversacional, uma metodologia que, através da tecnologia, facilita a comunicação com o usuário em tempo real. Quer saber mais sobre o que é esse conceito, como funciona, seus benefícios e como você pode adotá-lo em seu negócio? Acompanhe este texto até o final e descubra.

O que é o Marketing Conversacional?

Como o nome já indica, é uma maneira de iniciar uma conversa com o usuário de um jeito prático e objetivo, através dos canais digitais disponíveis na internet, para atendê-lo em tempo real e solucionar seu problema o mais rápido possível. As conversas iniciadas são automatizadas, ou seja, criadas através de plataformas com Inteligência Artificial – como os chatbots –, mas de uma forma mais humanizada, reproduzindo diálogos reais e facilitando o contato digital.

Para explicar melhor, podemos citar algo que, com certeza, você já vivenciou: troca de mensagens com uma marca ou empresa através de uma interface de chat, seja pelas redes sociais ou pelo WhatsApp. Este é um exemplo claro de Marketing Conversacional. E, se você já trocou mensagens dessa forma, talvez tenha ficado em dúvida se era uma pessoa ou um chatbot, não é mesmo?

O Marketing Conversacional nada mais é do que a automatização de forma humanizada de conversas on-line através de chatbots, orientando os usuários em dúvidas relacionadas a produtos ou serviços.

Como funciona o Marketing Conversacional?

Essa estratégia surgiu em uma época em que praticidade e rapidez são essenciais em tudo o que fazemos. E, para que o Marketing Conversacional seja implantado e funcione bem, a tecnologia é uma grande aliada, proporcionando essa agilidade tão necessária nas respostas aos usuários, além do conhecimento humano para desenvolver diálogos automatizados, com a ajuda da Inteligência Artificial.

Presente principalmente em chatbots nas redes sociais e em sites, o Marketing Conversacional tem como objetivo esclarecer dúvidas, fornecer informações e auxiliar na resolução de um problema, dando uma resposta imediata de acordo com a questão a ser resolvida.

E o que é um chatbot?

O chatbot é um sistema de automação de conversas que pode ser programado previamente para gerar um fluxo de comunicação sem a necessidade de um atendente humano. No entanto, as conversas reproduzidas em chatbots apresentam diálogos reais, apesar de se tratar de um “robô on-line”.

No final das contas, o chatbot é criado por humanos que constroem diálogos automatizados. Ele ajuda a melhorar a comunicação e a resolução de problemas entre marcas e clientes. E, claro, com a tecnologia avançando cada vez mais, os chatbots estão se disseminando entre negócios de todos os tipos, estando presentes nas redes sociais, em sites, em blogs e, também, no WhatsApp.

Quais os benefícios do Marketing Conversacional?

O Marketing Conversacional está sendo muito utilizado por empresas de vários segmentos para fortalecer o relacionamento e proporcionar uma boa experiência aos seus clientes, além de otimizar tempo e recursos.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o Marketing Conversacional, vamos listar alguns benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

1.       Atendimento escalável

Empresas que utilizam chatbots conseguem escalar seus atendimentos, ou seja, gerar novas oportunidades atendendo a uma demanda maior de clientes em menos tempo e sem precisar contratar funcionários para isso; dessa forma, diminuem seus custos. Assim, é possível atender aos consumidores em tempo real, em maior quantidade, e solucionar problemas de forma simples e rápida.

2.       Aumento nas vendas

Com o auxílio do Marketing Conversacional, o cliente recebe um atendimento do jeito que gosta: ágil e personalizado. Isso faz com que ele fique satisfeito, aumentando as chances de fechar negócio com a sua empresa. Mas, em compensação, se for mal atendido, as chances de fechar com a concorrência são grandes. Por isso, o chatbot deve ser programado adequadamente, e você precisa ficar de olho nas conversas programadas.

3.       Melhor experiência do cliente

O cliente não procura apenas qualidade de um produto ou serviço; também deseja bom atendimento. Além de ser tratado de forma personalizada e ágil, ele espera poder contar com as melhores soluções para resolver um eventual problema.

Com o uso da Inteligência Artificial nos chatbots, é possível oferecer menos tempo de espera, respostas customizadas e imediatas, otimizando a experiência do cliente e aumentando o índice de sua satisfação e fidelização.

4.       Aumento da produtividade da equipe

O sistema de chatbots facilita a qualificação de leads na sua jornada de compra, identificando as pessoas que estão mais propensas a realizar uma compra e as que ainda estão na fase de conhecimento da marca. Dessa forma, o trabalho é agilizado, e a produtividade da equipe de vendas aumenta, pois, assim, não é preciso realizar todo o processo de forma manual.

5.      Facilidade na obtenção de dados do cliente

Com os chatbots programados, você pode coletar e analisar informações fornecidas pelo cliente, identificando seu comportamento, para oferecer a ele a solução certa no momento certo. Além disso, o cliente também pode disponibilizar dados mais precisos, que vão auxiliar no processo de decisão de compra.

Como adotar o Marketing Conversacional em seu negócio

Depois de conhecer alguns dos benefícios que o Marketing Conversacional pode proporcionar para a sua empresa, está na hora de saber como adotar essa estratégia. Veja a seguir um passo a passo de como implementá-la.

Conheça o seu público-alvo

Um dos fatores essenciais para fazer com que o Marketing Conversacional realmente funcione é conhecer o seu público-alvo, identificando suas necessidades, dores, desejos, que canais digitais utilizam, o tom de linguagem correto etc. Para isso, é interessante fazer pesquisas frequentes com o seu público para coletar e analisar informações sobre ele.

Pesquise o uso de chatbots

Para começar a usar chatbots, o ideal é pesquisar que ferramenta é a melhor para o seu caso, além de fazer um planejamento estratégico para definir os principais objetivos a serem alcançados utilizando esse recurso. Também sugerimos revisar seu orçamento de marketing para avaliar quanto poderá ser disponibilizado para adotar essa metodologia.

Proporcione um atendimento personalizado

Com o auxílio do chatbot, você pode proporcionar uma experiência personalizada ao cliente, identificando o que ele necessita no momento. Em conversas descontraídas por esse meio, em vez do uso de formulários grandes e pouco interativos, será mais fácil ele fornecer as informações de que você precisa.

Acompanhe os indicadores da estratégia

Como toda estratégia de marketing, é preciso acompanhar se os esforços feitos estão sendo efetivos e, para isso, é fundamental medir os indicadores. Algumas boas opções de indicadores são a taxa de conversão, o índice de desistência durante uma conversa e a quantidade de conversas nos chatbots, entre outras.

Como sugestão, você também pode fazer testes A/B com as informações que citamos e, dessa forma, identificar as melhores formas de se comunicar com o seu público através dos chatbots.

Agora que você já sabe tudo sobre Marketing Conversacional, percebeu como investir nessa estratégia pode ser interessante? Utilizar a Inteligência Artificial com os chatbots é uma excelente forma de agilizar o processo de comunicação com os seus clientes, aumentando sua satisfação e reduzindo o índice de reclamações com a demora nos atendimentos.

Quer saber como implementar o Marketing Conversacional na sua empresa e inserir o uso de chatbots, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe: podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo.

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