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Como acertar no tom de voz da sua marca

22 dezembro, 2020

Você sabia que toda marca se comunica com seus clientes através de um determinado tom de voz? Em meio a tantas empresas existentes no mercado, oferecendo produtos e serviços em diversos ramos de atuação, o tom de voz da marca tornou-se importante para gerar uma percepção positiva no público-alvo.

Também chamado de Brand Voice, o tom de voz é a forma que uma marca conversa e se conecta com sua audiência, mostrando quem é, seus objetivos e intenções, sua personalidade, além de como deseja ser visto por todos.

Quer saber como definir o tom de voz certo para sua marca e assim manter uma relação de fidelidade com seus clientes? Continue lendo este post até o final.

O que é o tom de voz de uma marca?

Para entender melhor o que é o tom de voz de uma marca, vamos explicar dando um simples exemplo. Suponhamos que uma empresa de cosméticos possua um site bem estruturado, presença ativa nas principais redes sociais, bastante seguidores do seu público-alvo, postagens feitas com frequência e bom engajamento.

Esta mesma empresa resolve responder seus seguidores nas redes sociais com gírias, linguajar mais informal e um tom mais masculino. Com o passar do tempo, a empresa começa a perder seguidores nas redes e consequentemente, apresenta uma redução no engajamento e até nas vendas de produtos. A empresa não consegue entender o que aconteceu.

O que aconteceu é que a empresa não se comunicou adequadamente com seu público e usou um tom de voz que não é do perfil da marca, fazendo com que seus clientes não se identificassem mais e não confiassem nela para manter uma relação de acompanhamento e de compras.

Este é um exemplo claro de como o tom de voz de uma marca é importante, pois é a maneira como ela se comunica com seus clientes. E esse modo de se comunicar precisa estar alinhado com os objetivos, com a missão, visão e valores de uma empresa, para passar credibilidade e autonomia para determinado público e continuar mantendo uma conexão de fidelidade com ele.

Qual a importância do tom de voz

Como falamos, o tom de voz de uma marca demonstra a sua personalidade, podendo ser expressada de várias formas: com mensagens sérias, engraçadas, divertidas, otimistas, formais, informais, tranquilas, etc. Essas aplicações podem ser feitas em diferentes canais de mídia, porém todas devem conter o mesmo alinhamento.

O tom de voz precisa ser ideal e coerente com o que a marca quer transmitir e tudo que ela acredita, realizando uma comunicação mais humanizada com o seu público consumidor. Além de trazer uma identificação para a marca, pois hoje em dia, comprar qualquer bem de consumo não é apenas sobre ter a necessidade de ter algo, também envolve aspectos como o estilo de vida e personalidade do próprio cliente.

Como definir o tom de voz da sua marca

Para definir o tom de voz de sua marca é preciso avaliar alguns fatores para começar a pôr em prática a sua comunicação com o público-alvo. Listamos a seguir algumas dicas para que você consiga alinhar o tom de voz certo da sua empresa.

1.       Pesquise o estilo do seu público

Antes de mais nada você precisa saber o que falar e para quem você vai falar. Faça uma pesquisa detalhada para saber como seu público se comporta, quais são seus hábitos e preferências, quais as variações das suas personas, quais canais eles utilizam, quais produtos ou serviços mais consomem da sua empresa, entre outras coisas.

2.       Relacione o tom de voz ao seu tipo de negócio

Analise como o seu público-alvo se relaciona com sua marca. Leve em consideração questões como: o que ele espera ao entrar em contato, que tipo de resposta é ideal para cada questionamento feito, como as redes sociais da sua empresa serão representadas para ele, os tipos de publicações nelas, aspectos da personalidade do seu negócio em relação ao seu perfil consumidor, entre outros.

3.       Comunicação nos canais certos

Além de saber que tipo de mensagem você quer transmitir e para quem vai transmitir, é preciso adaptar o conteúdo a cada tipo de canal em que seu público se encontra, tanto no online como no offline, para que você consiga fazer uma comunicação mais acertada. 

4.       Seja autêntico

Comunique-se com seu público de maneira natural e genuína, sempre pensando em oferecer a melhor experiência possível. Encontre a sua forma de se comunicar no tom de voz que identifica a sua marca. Nada de copiar o jeito ou a forma que outra marca já faz, ok? Seja autêntico e crie o seu próprio tom de voz.

Otimize seus resultados com o tom de voz de sua marca

Agora que você já sabe o que fazer para definir o tom de voz adequado para sua empresa, saiba os benefícios que sua marca pode ter em utilizar o tom de voz correto.

– Identificação do público com a marca

Como falamos anteriormente, existe o desejo das pessoas de se identificar com algo e se sentir parte de uma comunidade. O tom de voz permite isso, fazendo uso das palavras corretas e utilizando técnicas de copywriting nos canais de comunicação em que seu público se encontra.

– Ter uma comunicação alinhada

Um dos grandes benefícios de uma marca usar o seu tom de voz correto é de manter uma comunicação com seu público alinhada, atendendo sempre as expectativas dele e entregando exatamente o que ele deseja.

O discurso correto faz com que a persona fique interessada na sua marca, não só no seu produto ou serviço, mas queira acompanhar o que acontece com sua empresa em todos os aspectos. Caso contrário, você pode oferecer exatamente o que ela procura, mas se sua comunicação não estiver adequada no tom certo de nada adiantará.  

– Construa sua autoridade de marca

Outro benefício muito bom de ter o tom de voz adequado é construir a sua autoridade de marca no mercado. Dessa forma, por exemplo, quando seu cliente tiver o desejo de ter algo relacionado ao seu segmento, sua marca pode ser a primeira na mente dele. Lembre-se: o tom de voz deve sempre estar de acordo com os valores e crenças da sua empresa e ser compatível com seu público-alvo.

E aí, gostou de saber como criar o tom de voz da sua marca e todas as dicas que demos para se comunicar com seus clientes? Precisa de ajuda com isso? Nós podemos te ajudar, entre em contato com a gente e resolvemos isso rapidinho!

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