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Embaixadores de marca: conheça essa nova tendência do marketing digital

2 dezembro, 2021

Nos últimos anos, estratégias de marketing digital diferenciadas e cada vez mais aprimoradas permitiram que as marcas atraíssem seus consumidores de forma mais assertiva e ganhassem mais notoriedade no ambiente digital. As oportunidades que surgiram fizeram com que as marcas pudessem, então, estreitar o relacionamento com seus públicos e fazer uma conexão mais profunda com eles.

Vivemos em constante mudança e, com o auxílio da tecnologia e da internet, as tendências surgem a todo momento, numa grande velocidade, propiciando mudanças também no comportamento do consumidor. Com isso, as marcas precisam se atualizar a todo instante para não perder o timing dos acontecimentos e aproveitar as oportunidades que surgem.

Numa era baseada em influenciadores digitais, “trends” de dancinhas e tutoriais, memes, vídeos e engajamento em alta, saber se diferenciar entre milhões de usuários que estão online diariamente e chamar sua atenção é uma tarefa desafiadora. E para ajudar neste desafio, podemos destacar uma estratégia recente que está movimentando o ambiente digital: os embaixadores de marca.

As empresas têm investido bastante em embaixadores de marca e eles vêm ganhando espaço no marketing digital, mas, para que essa estratégia traga bons resultados, é preciso saber utilizá-la adequadamente: quem são as pessoas por trás dela, qual a sua importância e qual a relação dos criadores de conteúdo com as marcas. Para saber tudo sobre os embaixadores de marca, continue lendo este post até o final!

O que são os embaixadores de marca, afinal?

Um embaixador de marca é alguém – pode ser qualquer pessoa – que fala bem de uma empresa, se posiciona a seu favor e indica seus produtos ou serviços, simplesmente por utilizá-los e gostar deles. São pessoas que se identificam com uma marca e que demonstram isso para um público fiel que as acompanha, tanto através do ambiente online como offline.

O objetivo do embaixador de marca é motivar pessoas que possuem interesses em comum e conectá-las a uma marca, gerando valor e reconhecimento e fazendo com que essas pessoas se interessem e se relacionem de diversas maneiras com a marca. Dessa forma, uma relação de fidelidade é estabelecida, seja adquirindo produtos e serviços ou enaltecendo os valores e projetos da marca.

Os embaixadores de marca, além de gostarem, de fato, dos produtos e serviços de uma determinada marca, precisam estar envolvidos com os valores e objetivos dela, conhecer bem sua história, seu público-alvo, seu posicionamento no mercado, seus concorrentes e suas estratégias de divulgação. E, trabalhando em conjunto com a marca, tornam-se seus porta-vozes.

Quem são os embaixadores de marca?

No ambiente digital, são muitos os influenciadores (influenciadores e embaixadores de marca são a mesma coisa) – pessoas famosas, artistas, cantores e vários outros profissionais que vêm se destacando ultimamente, como professores, jornalistas, nutricionistas e educadores físicos, entre outros – que se tornaram embaixadores de marca. Mas, ao contrário do que comumente se pensa, os embaixadores de marca não precisam, necessariamente, ser pessoas famosas ou ter muitos seguidores nas redes sociais.

O embaixador de marca pode ser qualquer pessoa que conheça bem uma marca, que possua um público fiel e que seja engajado com ele. Ele também precisa saber se comunicar adequadamente e apresentar as características da marca a favor dela, cativando sua audiência e trazendo bons resultados para ambos.

Qual a importância dos embaixadores de marca?

O embaixador de marca tem um papel importante na construção do posicionamento de uma marca em seu nicho de atuação. O famoso termo “brand awareness” vem à tona, ou seja, como uma marca é vista pelo consumidor e como é lembrada por ele. Um embaixador de marca é capaz de trazer confiança para alguém que está em dúvida e não sabe que produto comprar, por exemplo; ele poderá fazer com que essa pessoa tome uma decisão, escolhendo a marca a qual representa.

Além disso, o embaixador de marca também ajuda a alcançar algumas métricas importantes no marketing digital, como tráfego orgânico em sites, aumento de seguidores, engajamento nas redes sociais e geração de leads, propiciando mais vendas. Ele não só ajuda na construção da imagem de uma marca como também melhora a performance dela em suas ações no ambiente digital.

Como escolher os embaixadores para uma marca?

Fazer uma boa pesquisa é fundamental para a escolha do embaixador de marca ideal: é necessário avaliar aqueles que mais combinam com a marca, que possuem mais sinergia e que podem ser relevantes para ela. É possível testar vários influenciadores para determinados tipos de campanhas, dependendo do segmento, observando sempre se o embaixador “deu match” com a audiência da marca.

O embaixador de uma marca pode ser considerado o pilar do branding no marketing ou, como se diz, tornar-se a “cara da marca”, trazendo credibilidade para a empresa parceira. Para isso, o influenciador escolhido para representar uma marca deve entender muito bem os valores e os propósitos da empresa a qual representa. Afinal, sua imagem estará diretamente relacionada à marca.

É um trabalho que deve ser feito com muito planejamento e dedicação, pois os resultados vêm a longo prazo. Então, há de se ter cuidado, paciência e constância para construir todo um reconhecimento da marca em questão.

Agora que você já entendeu o que são os embaixadores de marca, qual a sua importância e como utilizá-los em um negócio, que tal investir nessa estratégia? Temos certeza de que um embaixador de marca que conheça bem o seu público trará bons resultados para a sua marca, tanto para uma conexão mais profunda com a sua audiência como para uma boa performance de ações e campanhas do seu negócio.

Não sabe como escolher um bom embaixador de marca para a sua empresa? Entre em contato conosco, que ajudaremos a selecionar o melhor para o seu negócio!

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