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Marketing Negócios

O Marketing de Performance e como aplicá-lo em seu negócio

15 outubro, 2021

Vivemos atualmente em torno das constantes mudanças que acontecem em nossas vidas: novas mídias surgindo, a forma de nos comunicarmos uns com os outros e o relacionamento entre marcas e consumidores. E tudo está ligado ao meio digital. Podemos observar, por exemplo, os vários desdobramentos do marketing digital e as novas estratégias que surgiram ao longo dos últimos anos, como o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing e, mais recentemente, o Marketing de Performance.

Certamente, você já ouviu falar em Marketing de Performance, não é mesmo? O termo, relativamente recente, está sendo cada vez mais usado pelas empresas em suas estratégias, embora muitos profissionais ainda não saibam exatamente o que significa e como é importante para trazer melhores resultados e auxiliar na tomada de decisões.

Neste post, vamos explicar o que é Marketing de Performance, como surgiu o termo e sua definição, a sua importância, os seus principais benefícios e como aplicá-lo em um negócio. Para saber tudo sobre o assunto, acompanhe este texto até o final!

O que é o Marketing de Performance

O termo Marketing de Performance surgiu porque os profissionais da área comumente falavam que suas campanhas na internet precisavam ter uma boa performance, ou seja, precisavam performar bem, ter um bom andamento, trazendo resultados interessantes tanto para a empresa quanto para os clientes.

Estratégias tradicionais acabaram ficando para trás, pois a necessidade de alcançar o público-alvo por meio de estratégias mais práticas e que recebessem um retorno maior sobre o investimento feito veio à tona. O Marketing de Performance proporciona isso, pois é focado em mensurar os resultados de forma clara e direta para que as empresas saibam exatamente o que fazer para alcançar seus objetivos.

A importância do Marketing de Performance

A essência do Marketing de Performance está em criar campanhas onde as ações são pagas com base apenas no desempenho do anúncio ou quando a conversão desejada ocorre de fato. Essa conversão, também chamada de ação feita pelo usuário, pode ser a venda de um produto específico, a geração de um lead (baixando um material gratuito ou se cadastrando para um evento, por exemplo), o engajamento com o público-alvo (como as reações nas redes sociais), o clique em um anúncio ou o tráfego em um site. Enfim, são diversas as possibilidades.

O principal objetivo das campanhas de Marketing de Performance, a partir da análise de dados, é identificar se os investimentos realizados estão dando o retorno esperado, verificando o desempenho dos anúncios feitos. Por isso, as decisões de uma empresa devem ser tomadas com base nos dados da performance desses anúncios, que são acompanhados e testados constantemente.

Principais benefícios desta estratégia

Como citamos anteriormente, o Marketing de Performance é focado na análise de dados, podendo garantir as melhores tomadas de decisões, gerar insights e detectar possíveis falhas. A partir da análise de desempenho dos anúncios, os profissionais podem, cada vez mais, aperfeiçoar a qualidade de suas campanhas.

Acompanhando o desempenho em tempo real, é possível identificar as causas de alguns problemas (como poucos cliques ou baixo alcance de um anúncio), saber como uma campanha viralizou e fazer alterações rapidamente. Assim, é possível avaliar todas as ações realizadas dentro de uma campanha e fazer as comparações necessárias para obter bons resultados. Tudo de forma bastante prática, “na palma da mão”.

O Marketing de Performance tem feito com que as estratégias digitais de um negócio sejam cada vez mais assertivas, eliminando suposições e achismos e trazendo respostas mais certeiras, o que impacta positivamente nos resultados das campanhas.

Como utilizar o Marketing de Performance

O Marketing de Performance é feito em anúncios de mídias específicas na internet (como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, entre outros) e é realizado com diferentes objetivos: reconhecimento da marca, vendas ou engajamento com o público.

Entretanto, não basta fazer os anúncios e verificar seus desempenhos; é preciso ter conhecimento e entender como montar as campanhas, para, dessa forma, saber avaliar seus resultados e agir rapidamente, a fim de melhorá-los. Mas quais são os dados que devem ser acompanhados no Marketing de Performance? As métricas, também conhecidas como KPIs, são os principais dados que devem ser analisados nas campanhas. A seguir, falaremos um pouco sobre eles.

Impressões

Este KPI é muito importante de ser acompanhado no Marketing de Performance: ele indica quantas vezes um anúncio foi mostrado ao seu público. Sempre que um anúncio é exibido em um canal (Facebook, Instagram, Google Ads etc.), sua medida é contabilizada. A quantidade de impressões não representa o número de pessoas que viram o anúncio, pois um mesmo anúncio pode ser visto por uma mesma pessoa mais de uma vez. Então, as impressões estão relacionadas à frequência e ao número total de exibições.

Cliques

Esta métrica é uma das mais importantes no Marketing de Performance, principalmente aliada à taxa de impressões, pois, com a quantidade de visualizações de um anúncio, é possível saber quantos deles tiveram cliques. Neste KPI é avaliado o desempenho do conteúdo do anúncio: se ele está interessante o suficiente para alcançar uma boa quantidade de cliques, avaliando também as impressões; a partir daí, então, se for necessário, alterações para melhorar a taxa de cliques podem ser feitas.

Engajamento

Outro KPI importante a ser analisado é o engajamento. Ele indica a quantidade de interações de usuários em uma campanha – reações como curtidas, comentários, cliques, compartilhamentos etc. Mas não é só nas redes sociais que o engajamento pode ser acompanhado; isso também é possível em plataformas como Google Analytics e Google Ads. Nesses casos, devem ser observados os números de páginas visitadas por sessão e o compartilhamento de conteúdo, entre outros.

Leads

Um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing digital é a geração de leads, que indica as pessoas com potencial para iniciar um relacionamento com uma marca e se tornarem clientes. Um usuário pode se tornar um lead após manifestar interesse em receber um orçamento, baixar um material gratuito ou assinar uma newsletter, por exemplo. É importante acompanhar este KPI para entender se a comunicação das campanhas está sendo efetiva para repassar os leads aos times de vendas.

Aquisição de novos clientes

Outro objetivo é a geração de vendas, ou seja, a aquisição de novos clientes. De nada adianta investir em anúncios e campanhas utilizando o Marketing de Performance se eles não estiverem trazendo vendas para o negócio. Por isso, acompanhando a taxa de entrada de novos clientes, é possível verificar se há uma boa comunicação e alinhamento entre os times de vendas e de marketing para, assim, saber se os objetivos das equipes estão sendo atingidos.

Mídia paga e mídia orgânica

Mesmo que o foco do Marketing de Performance seja avaliar o desempenho de anúncios pagos, não se deve desconsiderar os conteúdos orgânicos. Se a quantidade de mídia orgânica em tráfego nos sites ou nas redes sociais for boa, o investimento em anúncios poderá ser menor. Claro que isso não significa deixar de fazer anúncios pagos, mas diminuir gastos para obter mais impressões, cliques, novos leads e novos clientes.

Por isso, é importante identificar a origem do tráfego em sites e avaliar a relação de publicações orgânicas e pagas nas redes sociais, pois quanto maior o tráfego orgânico, menor a necessidade de investimento em anúncios digitais. Dessa forma, os canais da sua marca transmitem mais segurança e autoridade para o seu público. Para estabelecer essa relação, a sugestão é o auxílio de agências especializadas.

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Performance e como ele é importante para acompanhar de perto o desempenho de suas campanhas e auxiliar na tomada de decisão para definir as melhores estratégias para o seu negócio, que tal começar a avaliar a performance dos seus anúncios? Não sabe como fazer ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe com a gente, que podemos ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo!

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