Que habilidades um profissional precisa desenvolver para seguir carreira em Marketing Digital?
29 outubro, 2021O Marketing Digital é uma área que tem se destacado e crescido bastante nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e da internet, novas estratégias surgiram, com novos métodos de trabalho e novas profissões, trazendo a possibilidade de oportunidades de negócios inovadoras.
Para acompanhar este mercado tão em evidência, o profissional de Marketing Digital precisa se aprimorar e adquirir conhecimentos específicos, além de desenvolver certas habilidades para seguir carreira nesta área. Mas quais são essas habilidades?
Provavelmente, você chegou a este texto por ser um profissional da área, não é verdade? Então, confira quais são essas habilidades, identifique-as e coloque-as em prática na sua trajetória profissional!
Quem é o profissional de Marketing Digital?
Antes de descobrir as habilidades que todo profissional de Marketing Digital deve ter para construir uma carreira de sucesso, é preciso entender quem é esse profissional, o que ele faz e a sua importância para um negócio. Basicamente, o profissional de Marketing Digital lida com a comunicação nos meios digitais atrelada à publicidade e propaganda de produtos e serviços e é o responsável por auxiliar no relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
Como é um mercado que está em constante expansão, as funções exercidas pelos profissionais de Marketing Digital podem variar bastante nas empresas: assistentes, analistas, coordenadores e gestores, entre outros, além dos cargos relacionados à produção de conteúdo em canais digitais.
A realidade do mercado de Marketing Digital
Outro ponto importante é entender a realidade do mercado de Marketing Digital. Como mencionado, é uma área que passa por constantes mudanças, não há estagnação. É preciso estar apto a se adaptar às tendências que surgem, pois a concorrência nesse mercado é grande. A área exige do profissional, entre outras coisas, flexibilidade, disposição para aprender coisas novas e habilidade para saber lidar com as mudanças impostas.
À medida que o Marketing Digital evoluiu ao longo dos anos, a internet também evoluiu, proporcionando oportunidades de atuação no meio digital com o crescimento explosivo de sites, blogs, redes sociais e e-commerces, tornando-se indispensável estar no ambiente online qualquer indivíduo ou empresa que deseja ser encontrado na web.
As habilidades que todo profissional de Marketing Digital deve ter
Ser curioso, flexível, versátil, estrategista e calculista, ter visão de futuro e foco nos negócios… Parece óbvio, mas essas habilidades definem as características do bom profissional de Marketing Digital.
Confira a seguir o detalhamento dessas habilidades, que são as mais esperadas desse especialista e exigidas dele em sua rotina de trabalho.
1. Gostar de aprender coisas novas
Uma das principais habilidades que todo profissional de Marketing Digital deve ter. Como falamos, essa é uma área que está passando por constantes mudanças e, muitas vezes, elas são rápidas demais. Então, é importante manter-se atualizado sobre as novas práticas do mercado, fazendo cursos e acompanhando as notícias e tendências do momento através de sites, blogs, redes sociais, livros etc.
É normal que essas mudanças aconteçam rapidamente para atender às necessidades e expectativas do público. Por isso, o profissional precisa ter o hábito de buscar aprender coisas novas o tempo todo, para que as estratégias a serem utilizadas estejam sempre alinhadas com as mudanças pelas quais o seu público passa.
2. Conhecimento do ambiente digital
É claro que o profissional de Marketing Digital precisa conhecer bem o universo online, não é mesmo? O Marketing Digital está imerso no ambiente online e para que o profissional possa elaborar boas estratégias neste ambiente, ele precisa estar familiarizado com as diversas opções e possibilidades que a internet proporciona atualmente.
O profissional, além de ser usuário de redes sociais, precisa entender este universo, estar atento às qualidades, aos defeitos e às oportunidades e, também, identificar as ameaças. É preciso perceber as novidades e pesquisar as atualizações que surgem a todo momento, utilizando as ferramentas mais estratégicas para alcançar as melhores soluções.
3. Ter uma boa comunicação
Esta é, na verdade, uma habilidade essencial para qualquer profissional de comunicação, seja de marketing, publicidade, jornalismo, relações públicas… Uma comunicação simples, clara, objetiva e com empatia é fundamental nessa área. Para isso, o profissional deve saber se colocar no lugar do seu público e entender o que ele precisa, levando informações pertinentes até ele. Só assim será capaz de atingi-lo.
Para desenvolver esta habilidade, é importante ler bastante e fazer cursos de comunicação e oratória, além de buscar uma constante atualização. Estudar as linguagens e os interesses do seu público também é indispensável.
4. Gostar de analisar números
Outra habilidade essencial é gostar de analisar números. Isso mesmo: no Marketing Digital lidamos bastante com métricas, dados numéricos, porcentagens, cálculos, criação de gráficos e raciocínio lógico. O profissional, além de gostar de números, precisa ter noção de como mensurar, periodicamente, campanhas e ações para gerar relatórios e apresentá-los aos seus clientes. O acompanhamento dos números deve ser constante, pois ele indicará se o caminho tomado foi correto e também apontará as eventuais melhorias a serem feitas.
5. Ser curioso
Uma das principais características de todo profissional de Marketing Digital é a curiosidade. Ser curioso é o que leva o profissional a querer saber sobre tudo o que acontece ao seu redor, a acompanhar as novidades do mercado e a fazer testes e mais testes para aprimorar suas ações e entender melhor o público do seu negócio.
6. Ter domínio das práticas de Marketing Digital
Por fim, mas não menos importante, o profissional de Marketing Digital, além de qualificações técnicas, precisa ter experiência na área e dominar pelo menos a maioria das práticas que a profissão requer. Algumas dessas práticas são SEO, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Mídia Paga, Redes Sociais, E-mail Marketing e Web Analytics, entre outras. Tendo esses domínios, as possibilidades de efetivação para cargos de gestão ou direção são grandes.
Agora que você já conhece algumas das principais habilidades que um profissional de Marketing Digital precisa ter para ser bem sucedido na área, que tal avaliar a si próprio e ver se você possui alguma delas? Temos certeza de que se você desenvolvê-las, poderá se tornar um profissional de Marketing Digital bem sucedido!