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Marketing

Divulgação de filmes: conheça as melhores estratégias

7 junho, 2018

O cinema sempre encantou espectadores ao redor do mundo e, ano após ano, com o uso das inovações tecnológicas, a qualidade de suas produções tornaram a experiência cinematográfica cada vez mais imersiva.

As ações de marketing para a divulgação de filmes não ficaram para trás e também se tornaram mais criativas, principalmente porque nessa indústria, a comunicação é um fator importante para atrair a atenção e interesse do espectador. Quanto mais inovadora e atraente é essa divulgação, maiores serão as chances das produções cinematográficas fazerem sucesso. Confira agora as dicas de ações de marketing para divulgação de longas e saiba como garantir a curiosidade e interesse dos seus espectadores!

Divulgação de filmes: saiba as melhores práticas

O uso do storytelling em trailers na divulgação de filmes

O storytelling é o grande segredo das campanhas publicitárias. É a maneira pela qual as pessoas sentem proximidade e uma conexão mais profunda com as histórias, despertando interesse e atenção. O storytelling é isso: a capacidade de contar histórias de maneira relevante e isso pode ser feito utilizando recursos audiovisuais que tornam a experiência mais aprofundada e estreitam a relação com o consumidor final. É uma ótima maneira de promover seu negócio de forma mais persuasiva e receptiva para o público.

A verdade é que não existe uma receita de bolo para um bom storytelling, principalmente quando aplicado a ações de divulgação de filmes para levar o público ao cinema.

Quando observamos ações e narrativas bem sucedidas, é possível perceber que existem padrões na produção de bons trailers, que devem sempre causar um impacto positivo e instigar a curiosidade para o espectador querer saber mais e, portanto, ir até o cinema. Veiculados em formato digital, os trailers podem conseguir um alcance ainda maior e mais imediato na audiência.

Lembre-se: histórias são feitas de pessoas para pessoas e todo espectador precisa ser considerado. Por isso, é fundamental que seja definido com quem o trailer vai se comunicar, entendendo que o público-alvo  é composto de pessoas com personalidade e precisa ser tratado como tal.

Quer saber mais sobre outras técnicas de marketing cinematográfico? Confira 4 estratégias que você precisa conhecer.

Como organizar ações de marketing criativas para divulgação de filmes

Para entender a produção das ações de marketing é preciso entender que marketing é uma ciência que também envolve arte. Criar, explorar e entregar valor para satisfazer as necessidades do público exige muita inspiração e, claro, conhecimento sobre o público para quem se anuncia.

Identificando as necessidades e desejos do seu espectador, defina objetivos e estratégias de comunicação para finalmente começar a planejar as ações, tirar as ideias da cabeça e o projeto do papel.

Comece a traçar uma ação através dos objetivos de marketing. Afinal, você tem ideia do que pode ser alcançado com o que você tem em mente? Que efeito suas ações irão causar? Uma ação criativa funcionaria para o filme a ser promovido?

Ter um conceito claramente definido não é suficiente: é necessário compreendermos quais ações podem ser desenvolvidas a partir dele e onde ele pode nos levar. Fazer a divulgação de filmes e até alcançar popularidade dependerá dos canais certos e dos melhores momentos. E é aí que entram as estratégias de Marketing!

Estratégias para um bom marketing promocional

Pensar em uma estratégia que seja bem sucedida envolve muito mais do que uma preparação antecipada. É necessário um acompanhamento detalhado durante o projeto, além de objetivos bem definidos e compartilhados com todos os profissionais envolvidos na ação.

Seguir as boas práticas da indústria também tem um papel importante no sucesso da sua estratégia. Mas, o que significa isso? Quando falamos especialmente de ações de divulgação de filmes, é preciso se manter atualizado.

Invista tempo, leia blogs especializados e teste novas possibilidades de acordo com o que você vem observando na indústria do cinema. E além disso, seja original! Um elemento essencial nas ações de marketing é simplesmente fazer algo novo. Não dá para fazer a diferença copiando o que já deu certo. Por mais incomum e diferente que uma ideia possa ser, dê a chance e o espaço para inspirações fora do comum.

Por outro lado, embora seja bom apostar em ideias originais, não se esqueça de procurar inspirações nos casos de sucesso. Eles podem aguçar sua criatividade e ajudar a ter boas ideias. Pense nos objetivos de marketing, nas estratégias que você irá traçar e dê o seu melhor na execução!

Caso você queira conferir mais dicas e informações fundamentais para alinhar bem seus objetivos de marketing e traçar estratégias que sejam efetivas para suas ações confira nosso post sobre como melhorar o alinhamento das estratégias de marketing online e offline.

Campanhas de marketing digital para a divulgação de filmes

Muitas são as dúvidas sobre campanhas de marketing digital ideais para promover os filmes do cinema. A questão que fica sempre é: Como atrelar conteúdo a uma boa ação de entretenimento, que gere engajamento por parte do público e que traga atenção para o lançamento cinematográfico de forma inteligente? A VX separou alguns exemplos de sucesso especialmente para vocês 😉

YouTube

O YouTube é hoje um dos maiores divulgadores de trabalhos audiovisuais no mundo! Por isso, é muito recomendado que ele esteja entre as estratégias de marketing digital para a divulgação de filmes.

Através da produção e divulgação de teasers, você mantém a curiosidade do pública atiçada e facilita para que eles compartilhem as novidades – tornando a divulgação ainda maior e mais orgânica.

Apesar de também ser considerado uma rede social (que vamos abordar um pouco melhor mais a frente), ele merece um destaque especial devido à sua alta capacidade de atrair bons públicos para o cinema.

Hotsites

Antes de iniciar o processo de produção de um hotsite para sua ação, o planejamento precisa estar pronto para definir as diretrizes do conteúdo que será produzido por esse canal.

Se o filme for uma animação, por exemplo, o hotsite poderá produzir um conteúdo mais divertido e familiar através de jogos e divulgações de storytellings sobre a vida dos personagens. Mas caso o filme seja de ação ou até mesmo policial, ele poderá trazer um conteúdo mais misterioso e divulgar os eventos mais aguardados que acontecem no filme de forma que traga impacto e gere curiosidade no público.

Cases de sucesso

A promoção “Você é nosso convidado”, promovia o filme “A Bela e a Fera” e consistia em concorrer uma viagem para os quatro parques temáticos da Disney por meio de uma foto inspirada no universo do filme “A Bela e a Fera”. Para concorrer bastava o usuário entrar no site da promoção e enviar sua foto. Além disso, o usuário também tinha a opção de compartilhar a foto nas redes sociais com as hashtags #voceenossoconvidado e #belaetelecine e acompanhar as demais fotos enviadas.

Exemplo Telecine - Bela e a Fera

Para promover a animação “Sing – Quem canta seus males espanta”, a promoção consistia em acessar o hotsite divulgado pela rede Telecine, preencher corretamente um formulário e completar um teste de personalidade que indicava que personagem você seria no filme. O vencedor do concurso seria premiado com uma viagem com até 3 acompanhantes por 6 dias para visitar o Universal Orlando Resort em Orlando, Flórida nos Estados Unidos.

Sing - Telecine: Promoção

Redes Sociais e Aplicativos

Trabalhar campanhas criativas em uma era onde o marketing é voltado para resultados é um grande desafio. É preciso compreender os pensamentos, instintos e comportamento do público. Alinhar a criação e a performance dentro de um projeto de campanha – e tudo isso ainda se preocupando com as métricas – requer muita pesquisa de mercado e um planejamento voltado para as mídias digitais. Quanto mais você conhece o perfil do público, o que o motiva e o atrai, melhor para fidelizar.

Uma empresa que busca promover uma campanha de resultados deve otimizar a presença deste filme na internet. Mas cada rede social já tem suas regras prévias e não devem ser encaradas da mesma forma que as mídias tradicionais. Além dos formatos das peças, a linguagem e a narrativa da campanha devem mudar conforme cada rede social. Se uma mesma pessoa pode ter um comportamento diferente em cada rede social, sua empresa e o filme a ser promovido deve agir da mesma maneira.

Cases de sucesso

Para o filme “Minha mãe é uma peça 2” foi criada uma página exclusiva no Facebook. O objetivo não era somente divulgar o filme mas também trazer a essência da personagem principal, Dona Hermínia, através de memes com frases que a caracterizam em seu cotidiano. Nossa ideia era gerar identificação e simpatia entre os usuários.

Exemplo Minha Mãe é uma Peça

Também na página do facebook “Minha Mãe é uma peça 2” foi realizado um jogo: “Quem é você em minha mãe é uma peça 2?” O quiz continha 10 perguntas de temas referentes ao cotidiano dos personagens do filme e o usuário tinha a opção de marcar apenas uma resposta para cada pergunta. A ideia era que a comunidade pudesse interagir e se identificar um pouco mais com os personagens.

Exemplo Minha Mãe é uma Peça

Após descobrir a personagem, a pessoa poderia compartilhar e twittar seu resultado nas suas redes sociais, gerando assim, um maior engajamento, visibilidade para o jogo e para página.

Exemplo- Minha Mãe é Uma Peça

Já deu para perceber que quanto mais criativa e interativa for sua campanha, mais memorável será para o espectador né? Tá precisando de uma ajuda para planejar uma estreia? Entre em contato com o nosso time!

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