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O que é pesquisa de mercado, sua importância e como fazer a sua

8 agosto, 2023

Vivemos na era do marketing digital e hoje temos à nossa disposição ferramentas capazes de fazer análises mais precisas, prever resultados e ajudar a orientar nas tomadas de decisões.

Fazer pesquisas e avaliações prévias são maneiras de entender como atuar em um nicho de mercado, adquirir informações interessantes sobre a audiência e ter uma visão ampla sobre que estratégias seguir. Assim, é possível identificar oportunidades e tendências, focar a atenção no comportamento do consumidor e da concorrência, fazer melhores escolhas para o negócio e corrigir possíveis erros.

Que tal entender melhor o que é pesquisa de mercado, qual a sua importância para um negócio e como você pode fazer a sua? Continue acompanhando este post para saber!

O que é pesquisa de mercado e para que ela serve?

Para que uma empresa obtenha sucesso em seu ramo de atuação, é necessário conhecer bem o seu público-alvo e a percepção dele em relação à sua marca. Uma pesquisa de mercado serve para coletar informações importantes sobre os consumidores, que podem ajudar na tomada de decisões e na definição de objetivos e estratégias.

Os dados na coleta podem incluir características comportamentais e demográficas e hábitos de consumo, por exemplo. A pesquisa de mercado é utilizada, principalmente, quando uma empresa faz o lançamento de um produto, uma nova campanha de marketing ou qualquer mudança de estratégia.

Que tipos de pesquisa de mercado existem?

Entender que tipos de dados você pode usar no seu planejamento de marketing ou negócio e como pode coletá-los é essencial, já que eles geram diferentes informações e podem se complementar para pautar insights e estratégias.

Se você precisa de dados específicos e atualizados, pode obter dados primários, o que envolve buscar informações originais, coletadas diretamente pelo pesquisador.

Mas também é possível usar dados secundários, que fornecem informações relevantes de fontes já existentes, como relatórios, reportagens, trabalhos acadêmicos, estudos e bancos de dados públicos.

Além disso, vale conhecer as maneiras existentes para realizar uma pesquisa de mercado. Assim, você pode compreender melhor as informações que está apreendendo e decidir de forma mais assertiva que dados são mais relevantes para embasar suas decisões e estratégias.

As pesquisas de mercado podem ser feitas por meio de questionários on-line, estudos acadêmicos e entrevistas presenciais, entre outros. A seguir listamos alguns tipos:

1.       Pesquisa Quantitativa

Essa pesquisa é baseada em números e estatísticas. Geralmente envolve a coleta de dados através de questionários estruturados aplicados a uma amostra representativa da população-alvo. Essa pesquisa é útil para obter informações sobre preferências, comportamentos e opiniões quantificáveis dos consumidores.

2.       Pesquisa Qualitativa

Essa é a pesquisa mais exploratória e que busca compreender as motivações, percepções e atitudes dos consumidores. Geralmente é realizada através de entrevistas e permite uma análise mais detalhada e insights mais profundos sobre o comportamento do consumidor.

3.       Pesquisa de Satisfação do Cliente

Tem como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes em relação a um produto ou serviço. Pode ser realizada através de questionários ou entrevistas para coletar feedbacks sobre qualidade, atendimento, preço e pós-venda, entre outros aspectos.

4.       Pesquisa de Segmentação de Mercado

Essa pesquisa identifica os diferentes segmentos de mercado e suas características para direcionar estratégias de marketing mais eficazes, ajudando a compreender as necessidades, preferências e comportamentos dos consumidores.

5.       Pesquisa Competitiva

Analisa a concorrência direta e indireta, identificando seus pontos fortes e fracos, estratégias de marketing e posicionamento no mercado. Essa pesquisa ajuda as empresas a entenderem como se destacar e se diferenciar dos concorrentes.

Esses são apenas alguns tipos de pesquisa de mercado. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do método adequado depende dos objetivos e recursos disponíveis. É importante definir claramente os objetivos da pesquisa antes de fazer sua escolha.

Como fazer sua própria pesquisa de mercado

Fazer sua própria pesquisa de mercado pode ser uma excelente maneira para obter insights valiosos sobre o seu público-alvo e para ajudar a tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Confira a seguir um passo a passo para que você possa elaborar a sua:

1.       Defina os objetivos da pesquisa

Comece definindo claramente os objetivos da sua pesquisa. Você quer entender melhor as necessidades e preferências dos seus clientes? Ou avaliar o lançamento de um novo produto ou serviço? Ter objetivos claros ajudará a guiar todo o processo de pesquisa.

2.       Determine o seu público-alvo

Para fazer a pesquisa, você precisa saber com quem você vai falar, não é? Identifique quem são seus potenciais clientes e quem você deseja incluir na sua pesquisa. Isso ajudará a direcionar suas perguntas e garantir que você esteja falando com a audiência certa, para obter um feedback relevante.

3.       Escolha o método de pesquisa

Agora é o momento de decidir que método utilizar para coletar os dados. Pode ser através de questionários on-line, entrevistas telefônicas ou presenciais ou até mesmo por observação direta. Considere também se você deseja utilizar uma abordagem quantitativa, qualitativa ou uma combinação de ambas.

4.       Realize a pesquisa

Com tudo pronto – perguntas objetivas elaboradas e revisadas –, está na hora de realizar a sua pesquisa. Seja através do envio dos questionários ou da realização de entrevistas telefônicas ou presenciais, certifique-se de seguir um plano e registrar todas as informações necessárias.

5.       Analise os resultados

Após coletar os dados da pesquisa, é importante analisá-los de forma cuidadosa. Identifique padrões, tendências e insights relevantes que possam ser utilizados em seu negócio para orientar sobre tomadas de decisões futuras.

Lembre-se de que fazer sua própria pesquisa de mercado requer tempo, esforço e recursos adequados. Agora que você já sabe sobre a importância da pesquisa de mercado para um negócio, que tal começar a planejar e executar a sua? Caso precise de auxílio profissional para elaborá-la ou para usá-la em suas estratégias de marketing, conte conosco!

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