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Promoção de Filmes: conheça 3 ideias criativas para promover o seu filme

10 janeiro, 2018

Os filmes são excelentes recursos para aumentar a audiência de um canal de TV. Porém, muitas vezes é difícil encontrar um público-alvo que desperte sua curiosidade sobre a produção.

Pensando nisso, trouxemos um post com dicas e 3 maneiras criativas para você fazer a promoção de filmes! Acompanhe!

A importância das ações criativas na promoção de filmes

Os canais de TV estão em constante disputa pela atenção dos telespectadores. Mesmo oferecendo conteúdos interessantes, muitos deles acabam ficando com baixo IBOPE em relação aos seus concorrentes.

Nesse cenário, entra a importância de se investir em ações criativas para promover filmes. Conseguir alcançar e, principalmente, impactar o espectador é fundamental para aumentar a audiência e a fidelização do seu canal de TV.

3 maneiras criativas de promover filmes

A seleção das melhores estratégias para a promoção de filmes tem impacto direto no sucesso da indústria cinematográfica. Veja abaixo como usar a criatividade nesse trabalho:

1. Faça teasers diferenciados

O termo inglês “tease” significa “provocar” e é justamente isso que o seu vídeo deve fazer: atrair o consumidor com pontos positivos, criando expectativa por algo interessante para os espectadores e ainda gerar divulgação boca a boca para o seu filme. Para criar um teaser, você pode optar por utilizar formatos diferenciados — como o 360° que chama visualmente a atenção do espectador — ou aproveitar datas específicas e notícias para fazer chamadas relacionadas a seu vídeo.

Hoje, para que nossa atenção seja despertada por algum conteúdo, ele precisa nos impactar durante os primeiros segundos, passando uma imagem instigante sobre o produto final. Veja, por exemplo a Perdigão, que lançou um teaser de Natal com imagens do chester e a frase “com ou sem uva passa”. Ou então o teaser da Netflix, lançado com o objetivo de promover a estreia da segunda temporada de “La Casa de Papel”, fazendo um trocadilho com a frase “Eu escolhi esperar”, comparando os espectadores “fiéis” ao serviço de streaming com quem recorreu a pirataria.

O teaser é um passo muito importante porque dá a oportunidade de ter um gancho para o conteúdo principal. Os benefícios que essa estratégia traz são muitos satisfatórios, especialmente quando bem executada.

2. Conceda entrevistas

As entrevistas são fundamentais para uma boa promoção de filmes. Vivemos  numa era digital movida a produção e inovação. O consumidor está buscando cada vez mais informação e usa a internet para se atualizar.

Conceder entrevista ajuda a dar maior visibilidade para o filme, especialmente se for divulgada em vários canais, como Tiktok, Youtube, canais de televisão, etc. 

Liderando este mercado em ascensão, o Tiktok ganhou destaque, uma vez que alcançou a marca de 16 bilhões de visualizações de vídeo.  Em média, os brasileiros dedicam 132.574 minutos mensais às plataformas digitais, conforme mostram dados da Comscore de julho de 2023.

Já o Youtube, registra 23 bilhões de visualizações e é o líder de preferência para o consumo de anúncios. Isso mostra que, através dessas plataformas digitais, é possível dar maior visibilidade para o seu filme e atingir diretamente o público que deseja.

Além disso, faça entrevistas curtas e divertidas com pessoas que já assistiram ao filme. Você pode, por exemplo, transformar emojis em plaquinhas, para que as pessoas escolham as que mais representam o filme, ou então um quiz de perguntas e respostas sobre o filme.

É importante divulgar nas redes sociais, lembrando que cada entrevista concedida tem o propósito de despertar credibilidade e aumentar a audiência do filme.

3. Use o melhor das redes sociais

Aproveite as redes sociais para divulgar o filme de forma criativa. Publique as entrevistas e os teasers, lance imagens com contagem regressiva e crie enquetes — pense em tudo que possa instigar o interesse pelo seu filme.

Hoje, o Facebook e o Instagram têm a função “Stories”, na qual você pode inserir imagens dos bastidores da produção, cenas de eventos de divulgação do filme e imagens de festas do elenco para comemorar as gravações. Estas imagens podem vir acompanhadas de um link para o canal ou site do filme. Além dessas duas plataformas citadas, é interessante investir no Youtube, procurar investir em vídeos com teasers, entrevistas com o elenco/diretores do filme em um canal exclusivo para o mesmo e em trailers que instiguem e criem expectativas nos consumidores para assistir o filme.

Ações mais usadas por diretores brasileiros

Além das ideias citadas, procure se inspirar em diretores brasileiros, que brigam por espaços nos cinemas com os lançamentos hollywoodianos. Um exemplo foi a divulgação do filme do Selton Mello, intitulado “O filme da minha vida”. O ator rodou por diversas cidades concedendo entrevistas e participando de pré-estreias.

Outro exemplo está no filme “Divinas divas”, que conta a história da primeira geração de artistas travestis no Brasil. Dias antes da estreia, a atriz Leandra Leal participou da Parada Gay em um carro que trazia o nome de seu filme.

Cabe destacar, ainda, a importância de contar com uma boa equipe de parceiros para montar uma estratégia sólida e que gere resultados com a divulgação. Quem fez e ainda faz isso é o ator Paulo Gustavo, do famoso filme “Minha mãe é uma peça”.

Ele mantém um site integrado com as redes sociais para promover seus filmes e conta com a ajuda de diversos profissionais em cada trabalho. Por isso, quando você for desenvolver suas próprias estratégias de promoção de filmes, procure sempre boas parcerias para ter sucesso nessa missão.

O que você achou dessas maneiras de promover filme? Se gostou, aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a conhecerem mais sobre o assunto!

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