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Como melhorar os resultados usando o storytelling

21 maio, 2020

Sabe aquela história que você sabe de cor mas que fica muito melhor contada por uma pessoa específica? Aquela história de família sobre algo hilário mas que quando contada por um tio específico faz todo mundo prestar atenção? 

Essa é a diferença que as marcas procuram na hora de contar uma história e manter a sua audiência.

A técnica utilizada para estes fins chamamos de Storytelling. Este termo vem do inglês e em tradução literal quer dizer contar história. Não basta apenas ter uma narrativa dos fatos, mas, sim, contar uma história como uma verdadeira arte, para que a transmissão de tais fatos se tornem inesquecíveis. 

Esse tipo de conhecimento é muito utilizado por escritores e até mesmo roteiristas. 

Quer entender como utilizar o storytelling para passar suas ideias para o seu público de forma com que ele fique encantado com a sua marca? Continue lendo este post!

O que é storytelling?

O grande pilar do storytelling está na arte de cativar os ouvintes. Esta técnica pode ser definida como a arte de contar e desenvolver histórias que tenham a capacidade de encantar o público.

Para isso, o storytelling utiliza elementos específicos, como personagens, ambientes, cria um clima de desejo e até mesmo um de conflito durante a história. Por isso, ele conta com as etapas de começo, meio e fim da mensagem, que elaborada da forma correta terá o poder de atrair o leitor ou ouvinte.

Mas por que as pessoas se apegam tanto a uma boa história? Já percebeu atualmente o quanto consumimos de livros, filmes, séries e até mesmo novelas? Esses produtos culturais são envolvidos pelo storytelling. 

E ele será tão bom quanto a capacidade que tiver de fazer com que as pessoas se alegrem, sofram ou até mesmo comemorem junto com os personagens. 

No marketing, especialmente no marketing digital, é possível aplicar os conhecimentos dessa técnica. 

Elementos do storytelling

É claro que não podemos passar uma única receita de bolo para contar boas histórias, mas todas essas narrativas têm elementos em comum. Conheça abaixo os elementos mais importantes:

Mensagem

A mensagem é aquilo que você deseja passar. E quando falamos de storytelling, ela pode ser dividida em duas partes: a) story, esta fala da história em si; e b) telling, aqui vamos tratar de como a mensagem será apresentada. 

Esta é uma etapa muito importante do desenvolvimento, pois antes de mais nada, é preciso ter bem definido qual será a mensagem escolhida. O que você quer dizer para o mundo? A partir dessa reflexão, é que vamos pensar de que maneira, iremos contar essa história. 

Ambiente

Para que a sua história seja mais fácil de imaginar, ela precisa acontecer em um lugar. Por isso, é preciso descrevê-lo. Assim, fica mais fácil para o público conseguir imaginar e embarcar com você. 

Personagem

Se você lembra o nome e como são os seus personagens favoritos das suas história preferidas, então você sabe o que é um personagem forte. 

Para que você consiga fazer com que as pessoas que estão sendo impactadas com a sua história se identifiquem com ela, você precisa contar com um personagem carismático e que seja interessante. 

Por isso, lembre-se que ele deve durante a sua jornada também sofrer uma transformação que traga ou facilite a transmissão da mensagem. 

Conflito

Um dos principais fatores de audiência é o que chamamos de conflito. Este surge como um desafio que o personagem enfrenta durante a jornada. 

É importante saber que conflitos fáceis de serem resolvidos também podem resultar em pouco interesse pela história. Uma vez que conquistas muito fáceis tendem a não ser valorizadas. 

Por que utilizar o storytelling?

As histórias levam o público a uma jornada e por isso elas trazem consigo o poder de despertar e prender a atenção do mesmo até o fim. Assim, além de conseguir cativar o público, você também consegue passar a sua mensagem. 

Além disso, as histórias também são capazes de gerar identificação. Dessa forma, uma boa narrativa é capaz de fazer com que o leitor ou ouvinte sinta na pele aquilo que o personagem principal está vivendo. 

Com isso, as histórias trazem emoções. Então, as pessoas são capazes de ativar seus sentimentos, torcendo, sofrendo e até mesmo se alegrando pelos acontecimentos. 

Assim, as histórias são capazes de seduzir e encantar. 

Marketing e storytelling

Cada vez mais empregado como estratégia de Marketing Digital, o storytelling pode ser utilizado tanto para lançamento de novos produtos como também para fidelizar clientes mais antigos. O leque de possibilidades é infinito. 

Por isso, quando falamos de marketing, é importante lembrar que esta técnica precisa ser aplicada de forma que traga apelos visuais, diálogos reais, um personagem forte com o qual o público se identifique e grande emoções. 

Se nesse momento, você estiver se perguntando como você encontrará esses elementos, a resposta é bem simples: conheça muito bem as suas buyer personas e o que elas anseiam. 

Conteúdo e storytelling

Uma tática que vem sendo cada vez mais utilizada e difundida é a utilização de conteúdos que estejam ligados a histórias. Assim, sua narrativa precisa ser completa, além de um ambiente, deve contar com personagens, conflito, transformação e o desfecho. 

Para um exercício prático pense no seu filme favorito e encontre cada um desses elementos. 

Agora pra trazer isso para o marketing e o dia a dia do seu público-alvo, reflita quais são as dores que você pode ajudá-lo a solucionar.

Você pode tanto utilizar o storytelling para montar um conteúdo inteiro como para exemplificar a parte de um.

Agora que você já sabe que o grande segredo do storytelling é de fato conseguir chegar ao coração do seu público, está na hora de colocar em prática!



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