Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Tecnologia

Como fazer um bom networking e potencializar sua carreira

22 julho, 2021

O mercado de trabalho vem sofrendo mudanças estruturais ao longo dos anos, tanto com relação aos ambientes de trabalho quanto aos modelos de contratação. Sem dúvida, a pandemia do coronavírus trouxe novas formas de trabalhar e também alterou as relações de trabalho; entretanto, alguns hábitos permanecem os mesmos, como o networking.

Como bem sabemos, para se destacar em qualquer área de atuação, não basta uma graduação, por exemplo. Outros tipos de qualificação no currículo são necessários, além de características emocionais que demonstrem como um indivíduo realmente é. E um dos requisitos primordiais atualmente para se conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho é um bom networking.

Um bom networking auxilia na construção de uma carreira profissional de sucesso em qualquer área, seja para quem está iniciando uma profissão ou para quem já está há algum tempo no mercado. Mas, para que o networking traga os resultados desejados, é preciso entender o que é e saber como aplicá-lo corretamente.

Não sabe por onde começar a fazer seu networking ou não está seguro se está fazendo da forma correta? Então siga a leitura até o final e entenda como construir um bom networking para alavancar a sua carreira e conseguir se destacar no mercado de trabalho. Acompanhe-nos!

O que é networking?

Networking nada mais é do que a atividade de criar e manter uma rede de contatos profissionais de uma mesma área de atuação, com o objetivo de gerar oportunidades de trabalho. O propósito do networking é trocar experiências e compartilhar interesses em comum com pessoas que irão auxiliar exatamente no que você almeja em sua carreira profissional. Sabendo disso, é importante dominar e desenvolver o poder de um bom networking.

“Networking” é um termo que vem do inglês – “net” significa rede e “work”, trabalho. Então, traduzindo: é uma rede de relacionamentos de trabalho ou de contatos profissionais. Com isso, fica mais fácil entender o conceito de networking, que, resumidamente, trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, com objetivos comuns que podem gerar vantagens profissionais. Um bom networking é a ação de cuidar da sua rede de contatos e manter um relacionamento com essas pessoas, estabelecendo uma troca constante de experiências e conhecimentos relevantes para ambas as partes.

Qual a importância de fazer networking

O maior benefício que o networking pode trazer é aumentar as chances de sucesso profissional, pois, quando ele é bem alimentado, é possível aproveitar as oportunidades do mercado para conseguir empregos melhores e promoções na carreira, além de obter insights valiosíssimos, negociações comerciais e parcerias em projetos, entre outras vantagens.

O networking ajuda a criar conexões com pessoas que tenham, de certa forma, alguma ligação com o seu objetivo profissional, possibilitando gerar oportunidades de crescimento. Essas conexões são essenciais para que você seja reconhecido e lembrado em momentos profissionais decisivos durante a sua carreira.

Outro fator importante para o networking fluir é ser ativo nele, pois não basta ter uma rede com vários contatos e deixá-los lá, “de enfeite”; é preciso manter uma relação frequente com eles. Compartilhar informações e conhecimentos com os seus contatos, participar de eventos comuns, fazer sugestões e se mostrar “disponível” para novas oportunidades são algumas dicas.

Dessa forma, podemos observar que quem procura ser ativo em uma rede de contatos consegue se destacar, obtendo êxito em seus objetivos profissionais. E, para o networking ser bom, de fato, é preciso estabelecer uma troca mútua de interesses e não procurar se beneficiar isoladamente, oferecendo experiências úteis que ajudarão, também, no crescimento de outras pessoas.

Vantagens em estabelecer um networking

Um bom networking traz uma série de vantagens, como visibilidade, autoridade e credibilidade em seu mercado de atuação, além de elementos positivos para a vida pessoal. O ser humano é, naturalmente, um ser sociável, que gosta de compartilhar experiências com pessoas que tenham os mesmos ideais, criando laços de relacionamento memoráveis e motivação para alcançar objetivos pessoais.

O indivíduo que se relaciona bem com seus colegas de profissão, que está sempre participando de fóruns e palestras e que possui conhecimento aprofundado em seu meio de atuação é bem visto, respeitado e lembrado por profissionais da área. Dessa forma, sua imagem profissional é fortalecida diante do mercado, sendo possível detectar oportunidades inovadoras para a sua carreira.

Quando começar a fazer networking?

Já pensou que aquele colega tímido com quem você fez amizade nos primeiros períodos da faculdade pode se tornar seu futuro chefe ou alguém superior a você na sua carreira profissional? Pois isso é possível e é fundamental começar a fazer networking ainda na faculdade; isso poderá render frutos lá na frente…

Um jovem, em início de carreira, deve ser orientado a fazer networking para o seu desenvolvimento profissional e para encontrar boas oportunidades, mas ele não deve esperar até se formar para começar a montar a sua rede de contatos. Ele pode começar a fazer isso ainda na faculdade, com os colegas e professores com quem mais simpatizar. Pode ser bastante proveitoso manter contato com essas pessoas, adicionando-as nas redes sociais e em grupos de debates e palestras e acompanhando seus trabalhos e portfólios.

Afinal, como fazer um bom networking?

Agora que você já entendeu o conceito e também a importância de aplicar essa estratégia em sua vida profissional, chegou o momento de aprender como fazer um bom networking. Existem diversas técnicas interessantes; confira algumas de nossas dicas:

1.       Participe de eventos profissionais

Uma das formas mais eficientes de fazer networking é participar de eventos relacionados à sua área, como palestras, webinars, lives e cursos, entre outras atividades. Buscar contato com pessoas que participam desses eventos, fazer comentários em fóruns de debates, publicar conteúdos, fazer perguntas e dar opiniões são atitudes que atrairão pessoas influentes para a sua rede de contatos.

2.       Não seja ansioso

Quando conhecer alguém em algum desses eventos, não peça logo de cara o contato da pessoa ou suas redes sociais. Deixe a conversa fluir e ambos perceberem o quanto têm em comum. Dessa forma, o networking acontecerá naturalmente e, com certeza, o contato entre vocês será fixado.

3.       Cuide das suas redes sociais

Hoje, as redes sociais podem ser consideradas cartões de visitas ou currículos virtuais ​​– um bom exemplo é a rede social LinkedIn. Isso porque elas dão fácil acesso a informações diversas sobre pessoas e empresas. Por isso, é importante manter uma boa postura nas redes, pois elas são o melhor ambiente para se fazer networking atualmente.

E as redes sociais não servem apenas para desenvolver uma relação com pessoas do seu nicho; elas também servem para mostrar a essas pessoas o seu potencial. Uma boa dica é investir em conteúdo próprio e compartilhar itens relacionados a temas inerentes à sua área. Publicar conquistas e realizações profissionais também reforçam suas habilidades e experiências e chamam a atenção de recrutadores em sua rede de contatos.

4.       Seja você mesmo

Um fator importantíssimo: não mentir. Um dos grandes segredos para se fazer um bom networking é ser você mesmo. Troque informações verdadeiras com a sua rede de contatos, seja nas redes sociais, por e-mail ou através de qualquer outra forma de comunicação. Seja sincero e só exponha experiências e conhecimentos reais.

5.       Mantenha seu networking ativo

Algumas atitudes básicas ajudam a ter um bom networking: manter sua lista de contatos atualizada, interagir com eles, ser ativo nas suas redes sociais e agir naturalmente com as pessoas. São práticas simples e que lhe trarão benefícios duradouros.

Agora que você já sabe o que é networking, a sua importância e as vantagens que ele traz em uma carreira profissional, que tal começar a fazer o seu? Seguindo nossas dicas, você conseguirá fazer um networking incrível e prosperará em sua área de atuação! Não sabe como começar? Entre em contato com a gente, que te ajudamos com isso.


Newsletter VX Comunicação

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Qual seu interesse por marketing?

Aumente seus resultados agora