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Marketing

10 livros de marketing imperdíveis para a sua carreira

7 novembro, 2019

Quer alavancar a sua carreira no marketing? Então não perca a leitura de 10 livros que farão toda a diferença na criação de projetos e implementação de novas ideias para a sua empresa.

Os desejos e ambições das pessoas são inúmeros e diferentes, pois cada indivíduo tem seus objetivos, gostos e preferências. E para atingi-los nada melhor do realizar um bom planejamento, que inclui pesquisas, estudos e conversas para descobrir as melhores maneiras de realizar essa projeção.

Esse preceito não é diferente para quem trabalha com o marketing ou precisa dessa estratégia para promover algum projeto. Caso você queira saber mais sobre a área, o ideal é procurar se instruir através de aulas, vídeos, podcasts, e claro, livros.

Por isso, separamos algumas dicas de leitura para inspirar novos aprendizados. Confira agora!

1- Marketing 4.0 

Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya , Iwan Setiawan

O livro “Marketing 4.0” já chega com uma das melhores chamadas, ao contar com Kotler, considerado o pai do marketing, como um dos autores. Além disso, o livro se diferencia de tudo o que já foi visto na área até agora, pois ele mostra como estão as estratégias do mercado, atualizando conceitos e outras análises.

A mensagem principal do “Marketing 4.0” é sobre as transformações digitais nas empresas, mostrando como a sociedade está mais conectada. Ou seja, para criar uma boa comunicação deve-se buscar formas mais inclusiva, como o marketing de rede.

Fora isso, também é feita uma abordagem sobre a convergência entre o ambiente online e offline que está sendo cada vez mais frequente. Caso queira saber mais sobre essa questão não deixe de explorar o conteúdo.

2- Palavras que funcionam

Autor: Frank Luntz

No livro, o autor mostra como fazer um discurso que não passe só a mensagem pretendida, mas que também faça com que as pessoas se convençam a tomar decisões, e concordem com certas ideias.

Então, a parte da retórica é a que se torna mais trabalhada nesse contexto. Em um ambiente de mercado, por exemplo, caso o objetivo seja vendas pela internet, todo o discurso será trabalhado em torno dos benefícios de realizar compras sem sair de casa e outras facilidades.

Por isso, se você deseja se aprimorar nesse assunto, aprenda essas estratégias para conseguir mais resultados.

3- Contágio – por que as coisas pegam?

Autor: Jonah Berger

O autor retrata a relação do compartilhamento online e os interesses sociais. Assim, por meio de uma abordagem dinâmica, revela os 6 segredos para o sucesso em criação de conteúdo, que são: gatilhos mentais, valor prático, moeda social, emoção, histórias e público.

Estabelecida essa “fórmula”, ao utilizar com empenho em seus projetos, as suas ações geram bons retornos e acabam sendo mais assertivas.

4- A estratégia do oceano azul

Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

É criado um contexto onde existem dois tipos de cenários: o oceano azul, que representa os novos espaços no mercado e o oceano vermelho, ilustrando a concorrência.

Com base em estudos de cenários vencedores e perdedores, concluíram que os meios mais estratégicos são a procura de novos ambientes no mercado para empreender, pois assim você obtém mais chances para deslanchar e não se preocupa com a concorrência.

5- O ponto de virada

Autor: Malcolm Gladwell

Neste livro, Malcolm explica os pontos de virada, que são aqueles casos de marketing que viralizam na internet, com o público em geral de uma hora para a outra. 

Para quem for empreendedor, o conteúdo se encaixa perfeitamente em seus negócios, pois é possível entender que o que vender para ganhar dinheiro, é definido pelo que se passa no momento, mercado e necessidades das pessoas.

6- As armas da persuasão

Autor: Robert B. Cialdini

O livro mostra como é possível influenciar outras pessoas. Para quem trabalha com vendas é um ótimo guia para conseguir captar o “sim” do seu público.

De acordo com o seu público-alvo é possível ainda usar formas diferentes para conseguir captar, ainda mais, a atenção desse consumidor, abordando temas que sejam do seu interesse. Dessa forma o livro reúne meios estratégicos de como elaborar um plano de marketing.

7- Marketing de Permissão

Autor: Seth Godin

O marketing de permissão não bombardeia os leitores (nas redes sociais e propagandas, por exemplo) com informações que eles não desejam ver. Como o próprio nome diz, na verdade nessa estratégia, o público é quem permite ou anseia por mais informações.

O conceito baseia-se nas pessoas procurarem o que desejam. A partir disso que é possível mostrar soluções de como elas podem resolver seus problemas.

8- As 22 Consagradas Leis do Marketing

Autor: Al Ries & Jack Trout

O livro aborda as ações de marketing que devem ser seguidas para as empresas terem um bom desenvolvimento. Entre elas estão: liderança, percepção, perspectiva, exclusividade, entre outras.

No livro é possível conhecer um pouco mais de cada uma delas e saber como aplicar em seus negócios. Por isso a leitura é interessante para ampliar os seus conhecimentos acerca do assunto.

9- A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson

O conceito de cauda longa, ou seja, os pequenos nichos, chega no mercado para mostrar que o público está mais segmentado. Isso porque as pessoas buscam agora coisas mais específicas de acordo com as suas necessidades e interesses.

Portanto, é importante os empresários entenderem esse tipo de concepção, pois isso torna os projetos mais assertivos e você consegue captar a audiência de uma melhor forma.

10-  Confissões de um publicitário

Autor: David Ogilvy

Essa é uma ótima leitura, pois conseguimos conhecer as experiências do publicitário, David Ogilvy, que conseguiu uma das melhores posições no mercado americano com suas estratégias. Ao longo do livro, descobrimos também comportamentos e ações dos consumidores, o que é excelente para promover as vendas.

Inicie as suas leituras!

Agora que você já conheceu um pouco dos melhores livros de marketing, comece as leituras para ficar por dentro da área e otimizar o seu projetos. Então, defina os seus objetivos para o que precisa, e a partir disso, agregue os conhecimentos adquiridos.

Conteúdo produzido por: Rafaela Diniz

Assessora de imprensa e redatora | Meu Ideal

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