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Marketing Pessoal: aprenda a valorizar a sua imagem

11 março, 2021

Você já ouviu falar em Marketing Pessoal? Se o que vem à sua mente quando você escuta este termo é promover a si mesmo ou a um indivíduo, de certa forma, é isso sim. Mas é muito mais: envolve uma série de estratégias focadas em fortalecer a imagem de alguém para que este alguém seja visto como referência.

Do mesmo modo que profissionais de marketing trabalham dedicadamente para promover uma empresa e seus produtos e serviços, como conhecemos bem, o marketing pessoal faz tudo isso com foco na promoção pessoal, utilizando as mesmas ferramentas e conceitos do marketing tradicional para alcançar resultados similares.

Já pensou em fazer marketing pessoal para você mesmo? Seja para divulgar o seu perfil pessoal ou profissional, é uma estratégia para ser usada para toda a vida. Mas para usar adequadamente, é preciso entender de fato o que é marketing pessoal, por que ele é importante e como funciona na prática. Para saber tudo sobre isso, continue lendo este post até o final e conheça as dicas para fazer um ótimo marketing pessoal!

O conceito de Marketing Pessoal

Como dito, o Marketing Pessoal é uma estratégia focada para promover um indivíduo em vez de promover uma empresa, fortalecendo o nome e a imagem de um profissional e sua reputação no mercado em que atua. Desta forma, quem utiliza esta ferramenta se transforma em referência ou autoridade na sua área de atuação, influenciando outras pessoas do seu meio.

Utilizando esta técnica para promover a imagem pessoal de um indivíduo, é possível trabalhar com diversos conceitos já conhecidos por profissionais de marketing, como marketing de conteúdo, planejamento, posicionamento e mídias sociais, entre outros. O objetivo é apresentar as características e habilidades de uma pessoa, promovendo sua atuação, tanto em mídias online como offline.

Em outras palavras, é como “estar vendendo a si próprio”, oferecendo seus conhecimentos e experiências para conseguir algo em troca, seja clientes para um negócio próprio ou uma vaga de emprego. O marketing pessoal é muito usado por profissionais que estão à procura de oportunidades de trabalho, freelancers e autônomos, que se reinventam no mercado diante das dificuldades que nosso país enfrenta atualmente para se conseguir um emprego formal.

Qual a importância de fazer marketing pessoal?

No Brasil, cada vez mais profissionais estão se qualificando e adquirindo habilidades para exercer uma profissão e isso impacta diretamente nas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, tornando-o muito mais competitivo. Como o principal objetivo do marketing pessoal é se autopromover individualmente, esta técnica acaba sendo de interesse de pessoas que querem crescer profissionalmente e se destacar perante as empresas, que estão cada vez mais exigentes.

Com isso, além dos profissionais terem que se especializar para conseguir um emprego, também precisam saber como destacarem-se diante de vários outros profissionais, tão bons quanto, e o marketing pessoal, neste caso, torna-se indispensável. Esta estratégia pode trazer oportunidades nunca vistas e fazer com que o indivíduo mude sua maneira de pensar e agir, adquirindo ideias criativas e o seu próprio meio de sustento.

Para que serve o Marketing Pessoal?

São muitos os benefícios que o marketing pessoal traz a quem investe nele e sabe utilizá-lo adequadamente. Para explicar para que serve, vamos citar alguns resultados que outros profissionais já alcançaram e como você pode conseguir empregos melhores, novos clientes para o seu negócio ou até mesmo tornar-se um influenciador no seu ramo de atuação.

1.       Visibilidade para o seu trabalho

Com as diversas possibilidades existentes hoje em dia, torna-se fácil ser visto e reconhecido pelo que você sabe fazer. Assim, um benefício do marketing pessoal é conseguir visibilidade para o seu trabalho e atrair a atenção de pessoas importantes no seu meio, como recrutadores, parceiros e pessoas que o admiram, que podem tornar-se seus grandes defensores.

Uma maneira eficaz de ser visto é estabelecer presença nas redes sociais, o melhor lugar para você inserir o seu perfil, onde todos podem visualizá-lo e encontrá-lo facilmente. Grande parte da população está nas redes sociais e as utiliza para fazer diversas coisas, como procurar emprego, recrutar candidatos, comprar produtos e serviços de empresas e seguir pessoas influentes.

Desta forma, manter seu perfil acessível nas redes sociais, atualizado com suas qualificações e com publicação de conteúdos, atrai a atenção de pessoas do seu interesse, podendo surgir novas oportunidades de negócio e de trabalho.

2.       Construir autoridade e ganhar confiança

Outra vantagem que o marketing pessoal traz para um indivíduo é a possibilidade de ele construir sua própria carreira e sua própria imagem, gerando autoridade e ganhando a confiança de quem o admira pelas suas qualificações e experiências.

Mostrar que você conhece o assunto e sabe o que faz, como um especialista, irá educar o mercado e atrair boas chances e oportunidades, como entrevistas com recrutadores, e fidelizar clientes em um negócio próprio, além de incentivar relacionamentos com parceiros, para, assim, conquistar cada vez mais uma audiência fiel e admiradora.

3.       Melhorar seu autoconhecimento e habilidades

Quando uma pessoa resolve se promover, depois de estudar bastante sua área de atuação, ela acaba testando tudo o que aprendeu nela mesma, acelerando o seu desenvolvimento profissional e apresentando o seu trabalho para quem quer que seja, atraindo maior visibilidade.

Portanto, utilizar habilidades e conhecimentos para se autopromover fortalece a imagem pessoal de um indivíduo, mostrando para todos como ele é autoridade no assunto, e também mostra seu poder de influenciar cada vez mais quem o acompanha.

Como fazer um bom marketing pessoal

Sabendo como pode ajudar a promover qualquer pessoa, vamos ensiná-lo a fazer um bom marketing pessoal e, com isso, alavancar sua carreira. Mas antes de colocarmos a regra em prática, você precisa identificar quais são as suas qualificações e saber como divulgá-las a seu favor. Confira a seguir algumas dicas para começar a fazer o seu marketing pessoal corretamente.

Foque nos seus objetivos

Parece óbvio, mas, antes de começar a fazer o seu marketing pessoal, você precisa entender e ter bem claro quais são os seus objetivos, para, com isso, fazer um planejamento de como você vai agir. Afinal, você quer conseguir o emprego dos sonhos, influenciar pessoas ou se reinventar totalmente e começar um negócio próprio? São vários os caminhos que você pode seguir e, sabendo exatamente o que você quer, fica mais fácil saber que rumo tomar.

Descubra no que você é bom

Para começar a fazer o seu marketing pessoal, você deve conhecer bem o seu perfil, quais são os seus pontos fortes e fracos, além de identificar como você utiliza os fortes a seu favor e como faz para melhorar os fracos, tanto para as aptidões técnicas como para as comportamentais.

Descubra no que você é bom e exalte isso de todas as formas possíveis. Quem ganha, no final, não é apenas você mesmo, mas também quem trabalha à sua volta: seus conhecidos, recrutadores que estão te observando e seus admiradores, os quais você conquistará ao longo de sua trajetória.

Estude seu mercado de atuação e seus concorrentes

Outra forma de fazer um bom marketing de conteúdo é estudar e entender bem o seu mercado de atuação. Pesquise os assuntos mais comentados do momento de seu segmento e mostre que você é autoridade no assunto. Busque interagir com quem te acompanha; desta forma, você mostrará que é a melhor pessoa para fazer algo ou falar sobre determinado tema.

Acompanhe de perto o que está acontecendo com a sua concorrência e saia na frente deles, vendo o que estão fazendo, e use isso para obter ideias de como se promover. E quem são seus concorrentes? Quem compete diretamente com você por uma vaga de emprego ou na divulgação de um negócio próprio ou que possui o poder de influenciar tanto quanto você!

Estude as redes sociais e suas ferramentas

Um fator muito importante e acessível a todos os profissionais é utilizar as redes sociais para fazer o seu marketing pessoal. Basta analisar em quais redes estabelecer presença e entender como funcionam, para, assim, fazer um bom trabalho nelas e ganhar destaque.

Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e fazem muito sucesso entre todos, sendo perfeitas para se autopromover, para fazer conteúdo atraente e ficar por dentro das novidades relacionadas ao seu meio de atuação.

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e como se promover destacando suas qualificações e conhecimentos, que tal começar a planejar esta divulgação de si próprio? Se precisar de ajuda para fazer o seu marketing pessoal, nós da VX, podemos te ajudar! Entre em contato com a gente agora mesmo!


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