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O que é UGC Creators e por que é interessante utilizar essa estratégia em seu negócio

22 agosto, 2023

Sabemos que, para uma marca alcançar seus objetivos e ter um bom relacionamento com sua audiência, é preciso estabelecer um bom planejamento e executar adequadamente as estratégias de marketing digital para atrair clientes. Em uma era em que temos várias possibilidades surgindo a todo momento no meio digital, saber aproveitar as oportunidades é essencial.

Podemos usar em nosso favor as estratégias de marketing de conteúdo, ações com influenciadores digitais e também aproveitar quando os próprios consumidores resolvem produzir conteúdo em nome das empresas. Mas o que significa isso?

Considerada uma das tendências de marketing digital atualmente, a expressão UGC Creator nada mais é do que o conteúdo produzido pelos usuários, ou seja, pelo consumidor final. Quer saber mais sobre esse assunto e como ele pode ser interessante para seu negócio? Então continue a leitura deste artigo.

O que é UGC Creators e por que as marcas se interessam por eles?

A sigla UGC significa “User Generated Content” que, em português, traduzimos como o conteúdo gerado pelo usuário de forma espontânea. É basicamente quando, por vontade própria, uma pessoa cria um conteúdo falando de determinada marca sem esperar nada em troca e sem receber por isso. Essa pessoa geralmente é alguém que utiliza o produto ou o serviço da marca e se sente satisfeita com seu uso, promovendo-o voluntariamente.

Os UGCs podem ser textos, fotos, vídeos, comentários nas publicações de outros usuários ou da própria marca nas redes sociais, avaliações em sites ou em aplicativos de vendas, entre outras formas. Quando UGC Creators falam de marcas, eles acabam influenciando pessoas espontaneamente, como amigos, familiares ou até mesmo desconhecidos, de forma positiva ou negativa a depender da maneira que tal conteúdo é apresentado.

Quem nunca se interessou por algo divulgado por outros consumidores na internet e optou por comprar ou até mesmo desistiu da aquisição? As marcas perceberam o poder dos usuários nessa oportunidade de influenciar a tomada de decisão de outras pessoas. Nesse sentido, por que não aproveitar para usar essa estratégia a favor do seu negócio? Diante dessa possibilidade, as empresas estão contando cada vez mais com os conteúdos feitos por esses usuários para promover seus produtos e serviços.

Quais são os benefícios de se utilizar essa estratégia?

Existem diversas formas de explorar UGC Creators em um negócio, e essa estratégia pode trazer alguns benefícios para as marcas. É importante ter conhecimento sobre eles para saber como agir. Apresentamos a seguir algumas das vantagens:

– Conteúdo original criado de forma simples e objetiva;

– As pessoas confiam mais nas indicações desses usuários;

– As marcas ganham mais credibilidade;

– Aumento do engajamento com o público;

– Crescimento do alcance orgânico;

– Demonstração real do uso de produtos e serviços;

– Investimento de baixo custo e com bons retornos.

Os conteúdos criados pelos usuários podem falar dos benefícios de um produto ou serviço, das facilidades em seu uso ou apenas gerar awareness. É importante que as marcas coloquem em seus planejamentos estratégicos de marketing ações que estimulem essa produção de conteúdo, dando os incentivos certos e explorando os canais de comunicação.

Como aproveitar o conteúdo gerado por usuários?

As empresas sabem que os consumidores são o centro da atenção, e avaliar como eles se comportam na internet em relação às suas marcas é fundamental. Além disso, UGC Creators é uma tendência que mostra a autonomia do público em opinar e compartilhar suas experiências para ajudar outras pessoas a escolher bem antes de adquirir algo.

Para aproveitar o conteúdo gerado pelos usuários, as marcas podem repostar, compartilhar e marcar os criadores de conteúdo em suas publicações nas redes sociais, incentivar a criação de conteúdo com campanhas e sorteios e, até mesmo, usar o conteúdo gerado pelo usuário em ações de mídia paga, por exemplo.

Investir em UGC Creators pode ajudar a aumentar o engajamento e a visibilidade da marca, além de criar uma conexão mais autêntica com os consumidores, pois eles geralmente possuem um público fiel e engajado que é capaz de criar conteúdo autêntico e relevante para a marca.

Dicas para encontrar UGC Creators

Para encontrar UGC Creators, as empresas podem pesquisar em hashtags relevantes nas redes sociais, explorar grupos e comunidades online relacionadas ao seu nicho, realizar parcerias com influenciadores digitais ou realizar buscas por menções às suas marcas ou produtos nas plataformas de mídia social.

Agora que você já sabe o que são UGC Creators, seus benefícios, como aproveitar o conteúdo gerado por usuários e por que é interessante investir nessa estratégia para seu negócio, que tal começar a ativá-los? Se precisar de auxílio profissional para explorar mais as estratégias de marketing de conteúdo com UGC Creators, conte conosco!

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