Dicas sobre como usar o LinkedIn para empresas
29 julho, 2021Vamos falar um pouco sobre o LinkedIn para empresas e, a respeito dessa importante comunidade profissional, a primeira coisa que você precisa saber é que ela está longe de ser um catálogo de currículos. Na verdade, ela é uma rede de conteúdo e é nisso que você deve focar ao pensar em incluir o LinkedIn na estratégia de marketing da sua empresa.
Mas, afinal, como funciona o LinkedIn para empresas?
As páginas corporativas dentro da rede chamam-se Company Pages. Nesses espaços, as empresas podem compartilhar seu conteúdo e falar do seu produto ou serviço. Entretanto, é bom salientar: o que você publica precisa criar valor para o usuário, ou seja, precisa mostrar que benefício trará para a vida dele. Afinal, não estamos no LinkedIn apenas para “vender o nosso peixe”, mas para criar conexões profissionais reais e valiosas e aumentar a autoridade da nossa marca.
Outro aspecto muito importante de se considerar é o fato do LinkedIn ser uma rede de relacionamento profissional, perfeita para fazer um bom networking e fortalecer conexões com o seu público-alvo.
Quer saber como usar o LinkedIn na estratégia de marketing da sua empresa? Vem cá, que a gente explica! Continue lendo este texto e descubra a importância de ter uma página no LinkedIn.
Por que usar o LinkedIn na minha estratégia de marketing?
Ter uma Company Page é uma ótima oportunidade para aumentar a autoridade da sua empresa na área em que atua. No LinkedIn, você também pode encontrar parceiros de negócios e prospectar candidatos a processos seletivos. E o que mais? Acredite, existem muitas razões para a sua empresa estar no LinkedIn de forma estratégica:
- É possível alcançar um grande número de pessoas, afinal, já são mais de 40 milhões de brasileiros nesta rede social;
- É ótimo para a aquisição de leads qualificados;
- Você pode construir uma base de networking sólida;
- Permite que você divulgue seus produtos ou serviços para pessoas engajadas e que realmente têm interesse no seu negócio;
- É possível interagir com profissionais da sua área para trocar experiências;
- Oferece conexões para futuros negócios;
- Fortalece o seu brand awareness;
- Colabora com a sua estratégia de SEO, já que as Company Pages também são indexadas pelos mecanismos de busca (como o Google); e
- E você ainda pode divulgar vagas e descobrir novos talentos.
Estar no LinkedIn com uma Company Page e, principalmente, saber como usar a rede social de forma estratégica para o seu negócio significa estar em um patamar diferenciado, tornando-se referência no seu nicho, tanto para quem vai consumir seus produtos ou serviços quanto para profissionais e outras empresas.
Já conseguimos te mostrar o quanto é importante o LinkedIn para os negócios, não é mesmo? Agora vamos lá construir a sua Company Page!
Criando uma página corporativa no Linkedln
A primeira coisa: é preciso ter um perfil pessoal ativo no LinkedIn. Você também vai precisar de um e-mail corporativo e declarar que se responsabiliza pelo conteúdo que for postado na página.
Mas, antes de começar a criar a sua página, pesquise na rede social se já existe alguma companhia/empresa com o mesmo nome que a sua. Também é interessante já ter reunidas todas as informações e detalhes da empresa. Isso porque as pages com informações completas recebem 30% mais visualizações por semana! Então, descrever seu negócio com precisão e completar todos os espaços disponíveis é muito importante.
Para criar a sua página corporativa:
- Clique em ‘Soluções’, no canto superior direito da página inicial do seu LinkedIn;
- Com o menu aberto, role até o final e clique em ‘criar uma LinkedIn Page’;
- Escolha o tipo de página que deseja criar – ‘Pequena Empresa’, ‘Média a Grande Empresa’, ‘Showcase Page’ ou ‘Instituição de Ensino’;
- Complete os campos pré-definidos com informações e detalhes sobre a sua empresa;
- Atenção: crie uma URL personalizada, estratégica e fácil de ser localizada;
- Defina os administradores da página (até 10 perfis);
- Defina uma imagem de capa para a sua página;
- Escolha palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio e que tenham chance de ser pesquisadas pelo seu público-alvo;
- Confirme que você tem o direito de criar a página em nome da empresa; e
- Clique em ‘Criar página’.
Se ainda ficou com alguma dúvida, acesse aqui para um passo a passo ainda mais detalhado do próprio LinkedIn.
Pronto! Agora que você já sabe como criar uma página para sua empresa no LinkedIn, é hora de pensar na estratégia. Listamos a seguir algumas dicas valiosas para você aproveitar ao máximo a rede social.
Dicas para uma boa estratégia de marketing no Linkedln
A regra é clara: para aumentar a visibilidade do seu negócio no LinkedIn, você precisa participar das conversas e gerar conteúdo de valor. A própria rede social informa que as pages que publicam semanalmente tem duas vezes mais engajamento no seu conteúdo.
Então, fique atento às boas práticas abaixo para você ter sucesso com a sua página no LinkedIn.
Crie conteúdo de valor para o seu público
“Conteúdo é rei” é a máxima desta rede social. No LinkedIn, você pode – e deve – se aprofundar nos assuntos. Aproveite o público segmentado e ávido por conhecimento e busque ser referência no tema que vai abordar, trazendo novidades e informação pertinente. Agregue valor auxiliando a sua audiência a resolver questões às quais ela esteja enfrentando. Uma boa ideia é aproveitar os tópicos e artigos em alta na rede social.
Varie os formatos e valorize os assuntos
É importante lançar mão dos recursos que o LinkedIn oferece, por isso, pense além do post de texto. Inclua imagens personalizadas e atraentes nas suas publicações. Faça artigos para mostrar a autoridade da sua marca, crie vídeos e podcasts e realize lives para se conectar com a sua audiência. Carregue documentos trazendo insights e tendências e compartilhe links que gerem discussões interessantes. Ou seja: dinamize o seu conteúdo!
Mantenha-se ativo em grupos
Uma boa maneira de aumentar seu networking e gerar leads no LinkedIn é participando de grupos. Nesses espaços, há fóruns de discussão onde os profissionais podem trocar experiências, tecer comentários e fazer sugestões. São, portanto, uma excelente oportunidade para a sua empresa se relacionar e interagir com a audiência, além de ajudar você a entender melhor o que ela está buscando. E você também pode criar o seu próprio grupo no LinkedIn. Quando você gerencia um espaço como esse, fortalece sua comunidade e consegue avaliar ainda melhor o que o seu público-alvo e os seus parceiros pensam sobre suas ideias.
Destaque e envolva os seus colaboradores
Quem é a cara da empresa se não os seus colaboradores, não é mesmo? Trazê-los para a sua Company Page não só humaniza a sua marca como mostra o clima organizacional do seu negócio. E, para diversas pessoas, a impressão dos funcionários conta – e muito – na hora de formar opinião sobre uma empresa. Destaque seus colaboradores em publicações, dê a eles a oportunidade de criar conteúdo para a rede social e incentive as interações, como comentários e compartilhamentos.
Cuide da imagem da sua Company Page
Como as outras redes sociais, o LinkedIn também é bastante dinâmico. Manter a sua página com conteúdo atualizado é imprescindível. Além disso, cuide da imagem da sua page: use cores, imagens e design coerentes com a sua marca e escolha conteúdos consistentes com o seu negócio. Faça isso de forma organizada e cuidadosa, mostrando ao seu público que você está interessado em gerar valor para ele.
Anuncie no LinkedIn Ads
Por fim, mas não menos importante: anuncie no LinkedIn Ads. A ações patrocinadas na rede social fazem com que o seu conteúdo chegue a um número maior de pessoas. E o melhor é que esse alcance será para um grupo mais próximo do seu público ideal. Existem alguns tipos de LinkedIn Ads. Os principais são: Sponsored Content, Display Ads, Sponsored InMail, Video Ads e Dynamics Ads.
Agora que você já entendeu o quanto o LinkedIn é importante para os negócios, é hora de colocar a mão na massa! Tenha em mente as nossas dicas para usar o LinkedIn na estratégia de marketing da sua empresa, faça sua Company Page e comece a gerar ainda mais valor para o seu público. E se ainda ficou alguma dúvida sobre qual a melhor estratégia a seguir, entre em contato com a gente, que te daremos uma ajuda.