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Como melhorar a entregabilidade de e-mails das suas campanhas

16 setembro, 2022

Uma das principais estratégias de marketing digital, muito eficiente e bastante usada pelas empresas atualmente, são as campanhas de e-mail marketing. Um canal de comunicação direto com o público-alvo, muito útil para estreitar relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, além de melhorar a taxa de ROI. Há quem diga que os e-mails já não são mais vistos “com os mesmos olhos” pelos profissionais de marketing, que utilizam estratégias consideradas mais inovadoras e com resultados mais rápidos.

Mas o e-mail marketing, ao contrário do que muitos dizem, está longe de acabar. Ele é uma das ferramentas mais eficazes e mais bem-sucedidas para fazer marketing de conteúdo e ajuda a marca a se conectar com leads, convertê-los em vendas e, mais do que isso: a fidelizá-los no pós-venda. E, para que campanhas de e-mail marketing tragam o resultado esperado, um fator importantíssimo é fazer com que suas mensagens sejam realmente entregues aos seus destinatários.

A entregabilidade de e-mails é uma das métricas mais importantes a serem analisadas em uma campanha de e-mail marketing e o ideal é fazer ações constantes para que ela melhore com o tempo. É preciso estar atento a essa métrica, pois garantir que os e-mails cheguem à caixa de entrada dos destinatários é o primeiro passo para atingir melhores resultados.

E como garantir que seus e-mails, nos quais você trabalhou tanto, planejou o conteúdo e o formato, separou as listagens para envio e tudo mais, serão entregues de fato aos seus leads e clientes? Quer saber como? Continue a leitura deste texto até o final e descubra o que é entregabilidade de e-mails, como funciona, práticas para melhorá-la e muito mais!

O que é entregabilidade de e-mails?

O nome, autoexplicativo, significa o processo de entrega de um e-mail à caixa de entrada do destinatário para quem o envio foi feito, mas vários fatores influenciam para que uma pessoa receba um e-mail em sua caixa de entrada com sucesso, sem nenhum erro ou bloqueio por parte do provedor do destinatário.

É comum uma mensagem não chegar à caixa de entrada da pessoa a quem ela se destina, e isso pode acontecer por diversos motivos. Os mais comuns são chamados de hard bounce e soft bounce. Hard bounce são os erros permanentes, quando um e-mail não existe mais ou está inválido, e o soft bounce são os erros temporários, como quando o servidor está fora do ar ou a caixa de entrada do usuário está cheia.

E, mesmo que o provedor de e-mail diga que o e-mail foi entregue, ainda assim, não há como ter certeza de que ele foi mesmo para a caixa de entrada do destinatário, pois o envio pode ter sido bloqueado pelo seu filtro anti-spam ou ter caído na caixa de spam mesmo. Sabendo disso, é preciso analisar e entender por que isso acontece e evitar que ocorra. 

A importância de ter uma boa entregabilidade de e-mail

Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida, além de ter uma boa entregabilidade, o destinatário precisa abrir o e-mail e clicar em algum link, ou se cadastrar em algum formulário, ou fazer download, ou simplesmente entrar em contato. Feito isso, o objetivo de conversão é alcançado, e isso é muito bom para a empresa. Mas, para que tudo isso ocorra, é preciso ter uma boa entregabilidade dos e-mails, e algumas estratégias podem ser utilizadas para fazer com que seus e-mails cheguem até os destinatários com sucesso.

Quanto melhor for sua entregabilidade, maiores serão suas chances de fazer seus e-mails chegarem à caixa de entrada de seus leads. Este é o primeiro passo para fazer com que suas campanhas de e-mail marketing tenham êxito, pois, quanto mais e-mails chegarem à caixa de entrada, maiores serão as chances de eles serem lidos.

Como funciona a entregabilidade de e-mails

Como falamos, vários fatores influenciam na entregabilidade de e-mails. Quando um e-mail é enviado de um remetente para um destinatário, ele passa por uma série de análises pelo servidor do destinatário, que recebe o pedido de entrega da mensagem e realiza verificações quanto à autenticidade do remetente e sua reputação. Se tudo estiver ok, o e-mail é entregue, seja na caixa de entrada ou na de spam.

Podemos dizer que a entregabilidade avalia quantas das mensagens disparadas foram entregues e passaram por todas essas etapas de avaliação para chegarem ao destino final, ou seja, fazer com que o destinatário receba a mensagem.

Como avaliar se minha entregabilidade de e-mails está boa

Para saber como está a sua entregabilidade de e-mails, é interessante fazer comparações do seu histórico de envios ao longo do tempo e avaliar as taxas de entrega na sua plataforma de disparo, assim como as quantidades de envios e de leads adquiridos em um determinado período.

Também é preciso saber como está a reputação do seu domínio – que é constantemente avaliada pelos provedores de e-mail –, seus padrões de envio e o engajamento dos destinatários com os e-mails. Eles também atribuem uma pontuação para o seu domínio, chamada “score”, ou seja, uma nota. Quanto mais alto for seu score, mais saudável será sua reputação, e quanto mais saudável for sua pontuação, mais chances de os e-mails chegarem às caixas de entrada.

O que pode afetar a entregabilidade de e-mails

Apesar do conhecimento que podemos adquirir e das possibilidades disponíveis, muitos profissionais ainda têm dúvidas e acabam cometendo erros em suas campanhas de e-mail marketing, afetando drasticamente sua entregabilidade e reputação. Por isso, seguir boas práticas é importante e essencial para colher bons frutos.

Citamos alguns motivos que podem afetar negativamente a reputação e a entregabilidade de e-mails:

– Muitas denúncias por spam;

– Uma lista de contatos com e-mails inválidos;

– Baixa taxa de engajamento com os e-mails, como aberturas e cliques;

– Uma frequência de envio muito alta;

– Altas taxas de hard e soft bounces;

– Não ter um domínio confiável; e

– Muitos pedidos de descadastros.

Dicas para melhorar sua entregabilidade de e-mails

Agora que você já sabe o que é a entregabilidade de e-mails e como ela é vital para sua estratégia de e-mail marketing, apresentamos algumas dicas que ajudarão a manter sua reputação alta, a garantir boas chances de seus e-mails chegarem às caixas de entrada dos seus destinatários e a evitar a caixa de spam.

1.       Mantenha sua lista de contatos atualizada

Um dos principais motivos para que sua entregabilidade e reputação sejam afetadas é enviar e-mails para contatos inativos, inválidos ou inexistentes, ou até mesmo por um e-mail digitado errado. Isso acontece com frequência. É comum um usuário trocar de e-mail ou deixar de utilizá-lo por algum motivo específico, como desligamento da empresa. Deixar esses contatos em sua listagem vai afetar muito as chances de e-mails realmente ativos e funcionando receberem seus disparos.

Por isso, recomendamos que, sempre que possível – uma vez ao mês pelo menos –, você faça uma varredura e atualize suas listas de e-mails para descobrir e excluir contatos inativos que, certamente, estão atrapalhando sua entregabilidade e reputação.

2.       Cuidado com os filtros anti-spam

É comum mensagens de e-mails irem direto para a caixa de spam pela classificação dos provedores, que não consideram as mensagens seguras. Isso pode acontecer porque você pode ter incluído algum conteúdo ou palavras que ativam os filtros anti-spam, como “promoção”, “oferta imperdível”, “desconto”, entre outras expressões apelativas. Bem como imagens pesadas, muitos links, links quebrados, e-mails mal formatados e com erros gramaticais, por exemplo.

3.       Utilize um domínio personalizado

Outro fator importante é ter um domínio de e-mail personalizado, que represente sua empresa ou negócio. Dessa forma, seu remetente e o conteúdo das mensagens serão vistos com mais autoridade e profissionalismo pelos provedores de e-mail, além de provar que você é um remetente legítimo.

4.       Realize testes A/B com frequência

Uma estratégia interessante é realizar testes A/B para avaliar com duas versões diferentes do mesmo e-mail, dividindo o envio para pequenas porções diferentes de sua lista de contatos. Assim, você entenderá como cada grupo recebeu seu e-mail e reagiu ao conteúdo e conseguirá identificar qual teve melhores resultados para aprimorar sua entregabilidade e reputação.

Seguindo boas práticas para manter uma boa entregabilidade de e-mails e também de reputação, suas campanhas de e-mail marketing terão ótimas chances de serem entregues aos seus destinatários com sucesso!

Ainda tem dúvidas de como melhorar a entrega dos seus e-mails aos seus contatos? Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco e deixe com a gente. Somos especialistas no assunto!


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